CulturaNoticias

Festival internacional de videoarte e cinema experimental

O TIMELINE:BH - Festival este ano abre inscrições para oficinas e rodas de conversas.

Nos dias 05 a 22 de setembro de 2024 acontece em vários espaços culturais da capital mineira a 9ª edição do Festival internacional de videoarte e cinema experimental TIMELINE BH. Em 11 dias o festival mostrará  perspectivas e abordagens artísticas no campo da videoarte e do cinema experimental.

E este ano o projeto abre inscrições para duas oficinas: Sobre Imagens, com o Duo Strangloscope (SC) e  Música Visual- Tocando Imagens, com Henrique Roscoe – HOL (MG) . As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de Agosto, acesso o formulário on line: linktr.ee/timelinebh .As oficinas são oferecidas gratuitamente.

Conheça as oficinas:

SOBRE IMAGENS, com o Duo Strangloscope (SC):

Oficina de criação de rayogramas botânicos em loops e posterior montagem de uma performance coletiva com um ou dois projetores 16mm.

Trata-se de conceber o campo audiovisual como um território aberto à multiplicidade de experiências de descobertas de possibilidades de imprimir imagens através de uma partilha com a natureza.

O método que é ao mesmo tempo um conceito e uma prática estética experimental visa combater toda a regra e norma para buscar, em aliança com elementos botânicos, modos eco-processuais de realização fílmica em consonância com o devir natureza em busca de uma cosmovisão audiovisual compreendendo também os ritmos corpóreos da performance de cinema expandido coletiva.

Rayograma é uma técnica de impressão sobre película 16mm de objetos, no nosso caso, plantas, com luz. Após a criação dos loops em rayogramas botânicos procederemos à revelação botânica  dos materiais fílmicos com revelador composto de ervas.

Projetaremos os filmes realizados e em grupo realizamos montagem do material para criação de uma performance de projeção. Todos aprenderão sobre o funcionamento dos projetores 16mm e sobre rítmo em ação performática de projeção de cinema expandido.

 

  • Duração: 12 horas

Vagas: 10 pessoas.

Período: 09, 10 e 11 de Setembro –

Horário: 14h às 18h30 (mostra final da oficina em 12 de Setembro no Cine Santa Tereza)

Local:  Campus UFMG Pampulha – Escola de Belas Artes

 

MÚSICA VISUAL – TOCANDO IMAGENS, com Henrique Roscoe – HOL (MG)

 

A oficina aborda as diversas formas de interação entre som e imagem, desde as primeiras experiências no século XVIII onde artistas construíram instrumentos chamados ‘color organs’, passando pela pintura e cinema abstrato do início do século XX, experiências dos anos 60, VJs e performances audiovisuais contemporâneas. Serão mostrados exemplos em imagens e vídeos de trabalhos realizados e analisadas as relações criadas pelos artistas em cada trabalho. Também serão abordados alguns instrumentos que foram construídos para performar imagens de forma similar à da música. De forma esquemática serão listadas características usadas neste tipo de arte e que podem inclusive servir para pessoas que trabalham em outras áreas das artes visuais como música, cinema, vídeo e design.

 

  • Duração: 3 horas

Vagas: 30 pessoas

Período: 07 de Setembro – de 14h às 17h

Local:  Sesc Palladium

 

Festival internacional de videoarte e cinema experimental TIMELINE BH.

 

A mostra busca divulgar autores nacionais e internacionais do cinema experimental, cinema expandido e arte eletrônica, que criam em diálogo com manifestações populares e acadêmicas de apropriação do aparato tecnológico do moderno ao contemporâneo.

Idealizado pelos cineastas e videoartistas, Joacélio Batista e Sávio Leite, o TIMELINE:BH surgiu como mostra não competitiva no Museu Mineiro em 2015. Em 2016, contou com o apoio do Sesc Palladium, que abrigou o evento anualmente até 2019. Nesse percurso, o festival abriu-se à livre inscrição de autores brasileiros e estrangeiros, seguindo sem caráter competitivo.

Em sua trajetória o TIMELINE:BH contou com o apoio de instituições culturais internacionais, como o Festival Fonlad Festival de Portugal (2016), o The New Museum of Networked Art da Alemanha (2017), o Goethe-Institut e o AG Kurzfilm, ambos da Alemanha (2018), o Medrar do Egito (2019), além de instituições culturais brasileiras, autores convidados e uma forte presença de autores emergentes. A cada edição o TIMELINE:BH busca exibir artistas de relevância internacional em sessão especial.

 

TIMELINE:BH#9 FESTIVAL DE ARTE ELETRÔNICA E CINEMA EXPERIMENTAL – É REALIZADO COM RECURSOS DO EDITAL PÚBLICO Nº 03/2023 – BH NAS TELAS EDIÇÃO PAULO GUSTAVO – CATEGORIA – 5. APOIO, DIFUSÃO E FORMAÇÃO . Projeto 91315/2023 –

Serviço:

ABERTAS AS INSCRIÇÕES DAS OFICINAS DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE VIDEOARTE E CINEMA EXPERIMENTAL TIMELINE BH

Gratuito.

Inscrições: linktr.ee/timelinebh

Programação completa:

http://www.timelinebh.com/

Informações para a imprensa: Paula Granja Assessoria de Imprensa (31) 99649-2968

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo