EmpresaNotícias

Um Dia de Piquenique: livro infantil explora os “quase opostos” da vida e encanta leitores de todas as idades

Livro de Thaíne Belissa e Bruna Lubambo será lançado no dia 7 de março, em Belo Horizonte, com piquenique e contação de histórias na livraria Aluá

Um piquenique com toalha na grama, crianças e quitutes deliciosos. Mas, não só. Em “Um Dia de Piquenique”, o mais novo lançamento da Leiturinha, a divertida e tradicional refeição posta sob a toalha no chão, se transforma em um espetáculo de significados, com uma brincadeira divertida de “quase opostos”, um texto cheio de cadência para a leitura com a criança e uma ilustração que esconde narrativas secundárias. A autoria é de Thaíne Belissa e Bruna Lubambo, que lançam o livro no dia 7 de março, às 10h, na Aluá – livraria especializada em literatura infantil, localizada em Belo Horizonte. As autoras convidam os leitores para um piquenique e uma contação de histórias cantada e brincante.
A obra chegou primeiro, em janeiro, aos leitores de 3 anos que fazem parte do clube do livro Leiturinha, e agora será lançada ao público em geral. O texto, que surgiu a partir de uma poesia, fala sobre o que há em um piquenique, mostrando os “quase opostos” que podem morar dentro de um mesmo dia: doce e salgado; sol e sombra; barulho e silêncio. A narrativa encanta tanto os pequenos, que se divertem com o cenário do piquenique e a brincadeira com as palavras, quanto os adultos que acessam outras camadas da leitura.
“Eu sempre achei que piqueniques eram uma linda dualidade: um evento para apreciar e relaxar, mas que, por vezes, também pode resultar em picadas de formigas, dores nas costas e um pouco de bagunça. Foi quando pensei: a vida não é exatamente assim?”, conta a autora e jornalista, Thaíne Belissa. Ela compartilhou o texto com a ilustradora Bruna Lubambo, premiada nacionalmente por seus livros infantis, e juntas transformaram a poesia em um livro, que logo chamou a atenção da Leiturinha.
“Quando escrevemos esse livro fizemos uma aproximação intencional dos piqueniques em parques urbanos, inclusive com as dualidades desses espaços, que é onde as crianças que moram nas cidades fazem seus piqueniques”, frisa Bruna Lubambo, que se inspirou em parques de Belo Horizonte para criar as ilustrações, feitas com tinta acrílica e canetinha.
A narrativa também traz elementos típicos das cidades brasileiras, como o pipoqueiro, a formiga lava-pés, o sabiá laranjeira e o pão de queijo. Ao final, o texto também faz uma brincadeira sobre como um piquenique pode se tornar um “grande evento” com pais carregando o mundo em mochilas e sacolas que acabam pesando demais ou, ainda, ser um passeio despretensioso e leve que não precisa de quase nada. As autoras, avisam: qualquer semelhança com a vida, não é coincidência.

 

Sobre as autoras

 

Thaíne Belissa é pernambucana de nascimento e mineira de coração. Tornou-se jornalista por amor às histórias: as de bicho, as de fadas, mas também aquelas escondidas nas miudezas da vida real. Trabalhou por 10 anos nos principais jornais de Belo Horizonte e ganhou quatro prêmios por suas matérias. Deixou a redação para viver outras narrativas, criou um podcast sobre literatura infantil (Conto Reconto) e agora estreia como autora com seu primeiro livro, que nasceu como um poema sobre as delícias e as desordens de um piquenique.

Bruna Lubambo é filha de pai e mãe pernambucanos, foi criada no interior mineiro e mora em Belo Horizonte desde 2007. Bruna é autora de livros infantis e já teve seu trabalho reconhecido em importantes premiações nacionais. Recebeu o Prêmio FNLIJ na categoria “Melhor Livro” e “Melhor Ilustração”. Foi finalista do Prêmio Jabuti quatro vezes e ganhou o selo Cátedra Unesco Puc-Rio em quatro edições. Foi também terceiro lugar no Prêmio da Biblioteca Nacional na categoria Livro Infantil e vencedora do prêmio AELIJ. Bruna já expôs seu trabalho em mostra coletivas e individuais, com destaque para as exposições individuais “Dentro e Fora” na Galeria Página (SP) e “Queria contar histórias” na Galeria da Biblioteca Estadual de MG.
Serviço
Lançamento: Um Dia de Piquenique

Dia: 7 de março (sábado), às 10h

Local: Livraria Aluá – R. Mármore, 654 – loja 06 – Santa Tereza, Belo Horizonte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo