Verão protegido: cápsulas de protetor solar e fórmulas capilares UV são aliadas contra o sol
Celebrado como mês da conscientização sobre o câncer de pele, dezembro dá as boas vindas a estação de sol e calor enquanto traz um alerta para saúde do maior órgão do corpo humano
Com início marcado para o próximo sábado, 21 de dezembro, o verão já começou a dar seus primeiros sinais. Apesar das chuvas, também muito características da estação, chega a hora de intensificar os cuidados com a pele e preparar o corpo para uma dose reforçada de sol e calor. Por marcar o início do verão em todo o hemisfério sul, o mês de dezembro foi o escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para instituir a campanha do ‘Dezembro Laranja’, estimulando a prevenção e detecção precoce do câncer de pele. Então, até que as águas de março fechem o verão, o alerta geral é de prudência com a alta exposição solar e, é claro, zelos que vão muito além do protetor.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o tumor maligno mais comum no Brasil, representando cerca de 30% dos casos. A principal causa da doença é a exposição prolongada e repetida ao sol, não deixando dúvidas de que não dá para relaxar com o protetor solar. Para a farmacêutica do Grupo Farmácia Artesanal, Lorena Maciel, o uso de fórmulas personalizadas e produtos inovadores na proteção solar, promovem uma abordagem mais eficaz e segura para os cuidados durante a estação mais quente do ano. “Na farmácia de manipulação há uma variedade de ativos indicados para o cuidado com a pele e ainda é possível personalizar as fórmulas de acordo com as necessidades específicas de cada cliente”, explica a especialista.
Protetor solar em cápsulas, produtos capilares com proteção UV e suplementação vitamínica para a pele são algumas das opções para quem vai curtir o calor em praias e piscinas, por exemplo. Todas inovações no contexto da manipulação que garantem o cuidado com a pele e o cabelo de dentro para fora. Confira algumas dicas para não errar a mão com o sol nesse verão:
Protetor solar em cápsulas? Como isso funciona?
Em linhas gerais, os raios solares promovem a degradação das fibras de colágeno e elastina que dão sustentação e firmeza para a nossa pele, e é aí que atua o protetor solar oral: ele é rico em ativos com ação anti-inflamatória e antioxidante, garantindo a integridade dessas fibras. Isso quer dizer que não preciso passar protetor solar?
Não! A farmacêutica Lorena Maciel explica que apesar de protegerem a pele de dentro para fora, do envelhecimento precoce causado pelo sol, as cápsulas têm ação complementar ao protetor solar de uso tópico, ou seja, elas não substituem aquele que aplicamos sobre a pele. “O protetor solar tópico protege nossa pele dos efeitos danosos dos raios UVA e UVB, além da luz visível proveniente de lâmpadas, computadores e celulares. Seu uso é fundamental para prevenir a formação de rugas, manchas e o câncer de pele”, reforça Lorena.
Para quem não é fã de ficar com o rosto esbranquiçado pelo protetor em creme, a farmacêutica destaca a diversidade de opções proporcionadas pela manipulação, lembrando que o importante é não deixar a pele desprotegida. “Hoje em dia, temos à disposição uma variedade de fator de proteção solar (FPS) em creme, pó, líquido e até em bastão, com cor e toque seco”, comenta.
Além disso, a suplementação com vitaminas e minerais essenciais também desempenha um papel fundamental no bom funcionamento do organismo, refletindo diretamente na saúde e aparência da pele. De acordo com a farmacêutica Lorena Maciel, é possível incluir na fórmula ativos conhecidos como nutricosméticos, suplementos alimentares com ação antioxidante que estimulam a produção de colágeno e elastina.
Nesse contexto, o protetor solar em cápsulas surge como bom aliado. “Graças à associação de nutricosméticos e fitoterápicos com alto teor antioxidante, ele ajuda a proteger a pele contra os danos oxidativos e a manter sua estrutura”, explica Lorena. Para um cuidado completo, a especialista recomenda combinar as cápsulas com o protetor solar em stick ou creme, formando uma dupla eficaz para manter a pele protegida e saudável durante a estação mais quente do ano.
Proteção em cada fio
No topo de nossas cabeças, os cabelos também merecem atenção especial. A exposição aos raios ultravioletas (UV) do sol pode comprometer a saúde dos fios, provocando ressecamento, quebra, desbotamento da cor e alterações na textura. Segundo Lorena, é possível manipular produtos como condicionadores, máscaras capilares, leave-ins e óleos, tanto para proteger os fios antes da exposição ao sol quanto para recuperá-los após praia ou piscina.”Para proteção solar dos cabelos, é possível incluir FPS na fórmula e adicionar ainda ativos com ação antioxidante, para potencializar a ação contra a radiação UV, como por exemplo a vitamina E”, destaca a farmacêutica.
Outros ativos como D-pantenol, queratina, aminoácidos e componentes base de silício também são essenciais na recuperação dos fios danificados, por atuarem diretamente na síntese do colágeno e da queratina. A especialista cita também a importância de óleos vegetais com ação hidratante como óleo de coco, óleo de argan, óleo de jojoba e óleo de abacate.
Exagerei no bronze, e agora?
Para quem ama os dias de sol na busca do bronze perfeito, queimaduras leves e até mesmo o ressecamento extremo podem ser resultados comuns. E, quando a conta chega, não há outra opção senão os produtos para a recuperação e hidratação da pele. Segundo a especialista do Grupo Farmácia Artesanal, o extrato glicólico de Aloe vera, D-pantenol e óleo de andiroba são algumas das substâncias que podem auxiliar na recuperação da pele. Já para promover a hidratação da pele ressecada podem ser utilizadas ureia, vitamina E, vitamina A e óleos de amêndoas e de semente de uva, por exemplo.
A farmacêutica Lorena Maciel destaca ainda a importância de cuidados especiais para peles sensíveis e com alergias, ressaltando a busca crescente por produtos mais naturais e seguros. “Hoje, muitas pessoas procuram fórmulas livres de parabenos, essências, corantes artificiais, glúten ou lactose. Na farmácia de manipulação, conseguimos atender essa demanda, garantindo a ausência dessas substâncias”, explica.
Ela acrescenta que, no caso de pacientes com pele sensível, alergias ou rosácea, é fundamental usar bases dermatologicamente testadas e livres de componentes potencialmente alergênicos. “Para essas condições, que costumam causar ressecamento, ardência e coceira, conseguimos associar ativos que protegem e aliviam a irritação, oferecendo um tratamento mais seguro e eficaz”, completa Lorena.
O verão é uma das estações mais celebradas do ano e seguindo as dicas acima é possível aproveitar o tempo ao ar livre mantendo a pele e os cabelos saudáveis e protegidos dos danos causados pelo sol.