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Vendas do Varejo em MG recuam 0,2% em outubro

As vendas no varejo ampliado, que inclui itens como veículos, materiais de construção e atacado de alimentos, recuaram 0,2% em Minas Gerais na passagem de setembro para outubro. Em relação ao mesmo mês de 2023, houve crescimento de 5,4%, segundo números da Pesquisa Mensal de Comércio publicados hoje pelo IBGE.

 

Os números em Minas estão bem abaixo da média nacional. No Brasil, o varejo ampliado avançou 0,9% em outubro, registrando alta de 8,8% em relação ao mesmo mês de 2023.

 

“O que ajuda a explicar esse resultado – não só em outubro, mas ao longo do ano – é o fraco desempenho dos combustíveis e do atacado de alimentos. Estes setores têm sido impactados pela inflação alta no estado”, diz Heliezer Jacob, economista do C6 Bank.

 

Em Minas, as vendas de combustíveis e lubrificantes tiveram redução de 2,1% em outubro ante o mesmo mês de 2023. Em todo o país, este mesmo segmento teve alta de 2,2% no período. No atacado de alimentos, o recuo foi de 8,8% – retração maior do que a média nacional (-5,8%).

 

Móveis e eletrodomésticos (12,4%) e tecidos, vestuário e calçados (11,2%) foram os únicos setores que cresceram mais em Minas do que na média brasileira (9,9% e 7,9%, respectivamente).

 

Projeções para o PIB brasileiro

 

De modo geral, o varejo brasileiro tem mostrado resiliência e, assim como a indústria e o setor de serviços, deve contribuir positivamente para o crescimento do PIB no 4º trimestre.

A expectativa do C6 Bank é de que o setor feche o ano com expansão de 5%.

 

O resultado do varejo nacional em outubro não muda as projeções do banco para o PIB brasileiro, que deve crescer 3,4% em 2024 e 2% em 2025.

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

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