Único bloco oficial da sexta de pós-Carnaval, Coisas da Rita homenageia Elza Soares junto a Rita Lee
Bloco é o único cadastrado na Belotur a desfilar na data

O bloco em homenagem a Rita Lee, Coisas da Rita, chega ao seu terceiro ano no Carnaval de Belo Horizonte com o tema “Mulheres do Fim do Mundo”. Após homenagear a atriz Leila Diniz, em 2025, segue sua trilha de celebrar mulheres que marcaram a música e a sociedade brasileira, desta vez dando destaque a Elza Soares.
Esta edição tem o patrocínio master do Governo do Estado de Minas Gerais e da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
“O último disco de Elza Soares conta com a música Rainha Africana, de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Essa união no bloco levanta nossas vozes contra todas as formas de preconceito e também de violência, especialmente contra as mulheres. Rita Lee e Elza Soares, duas rainhas no céu… e todos nós, súditos, na avenida”, comenta Ana Rodrigues, fundadora e vocalista do bloco.
Único oficial (cadastrado na Belotur) a desfilar no dia 20 de fevereiro, sexta-feira pós-Carnaval, o bloco se concentra a partir das 19h, na Avenida Bernardo Monteiro, esquina com a Avenida Afonso Pena. A Bateria FavoRita, composta por pessoas de todas as idades e majoritariamente feminina, traz ritmo carnavalesco para verdadeiros hinos da carreira de Rita Lee, além da obra de Elza.
Os ensaios começaram em setembro de 2025 sob a regência de Nara Torres, que passou o bastão para Rodrigo Carioca e agora ocupa o lugar de instrumentista na banda do bloco. O grupo ainda conta com os músicos Vla, na guitarra e vocais; Aloízio Horta, no baixo; Lucas de Moro, no teclado, e Marcos Frederico, na guitarrinha. Nos momentos de descanso da Bateria FavoRita, Rodrigo Carioca assume a bateria no trio tornando a apresentação ainda mais dinâmica. O bloco ainda recebe os convidados Gabriel Guedes, Elisa de Sena, Elisa Paraíso e André Miglio.
HISTÓRICO DO BLOCO
Em 2022, Ana Rodrigues criou o show “Coisas da Rita”. Após uma série de shows realizados, a homenagem à Rita Lee virou bloco de carnaval em 2024, quando coloriu a Avenida Bernardo Monteiro em quatro horas de cortejo.
Em 2025, o bloco foi à avenida com o tema “Toda Mulher é Meio Leila Diniz”, homenageando mais um ícone feminino que marcou a cultura brasileira. Inspirado na canção “Todas as Mulheres do Mundo”, em que Rita Lee exalta a atriz que marcou os anos 1960 no Brasil, o bloco celebrou mulheres que foram símbolo na luta pela liberdade feminina.
ENERGIA DO CARNAVAL
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig está presente em todas as edições do Carnaval da Liberdade, desde a primeira, patrocinando iniciativas em diversas cidades mineiras de diferentes regiões do estado. Ao longo dos últimos anos, a companhia já destinou, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, mais de R$22 milhões, beneficiando mais de 120 atrações culturais ligadas ao carnaval.
Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
BLOCO COISAS DA RITA
Sexta, 20 de fevereiro
A partir das 19h
Concentração: Avenida Bernardo Monteiro, esquina com a Avenida Afonso Pena




