O Centro Universitário UniBH acredita na importância da cultura como base da democracia e transformação da sociedade. Uma prova disso é que, atualmente, a instituição figura entre os 5 maiores incentivadores da capital, fomentando produções culturais em todas as suas formas de comunicação e demonstrando o valor que a cultura tem para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura o UniBH apoiou, no último ano, 16 projetos que vão desde produções audiovisuais e literárias até lançamentos musicais e festivais. De acordo com o diretor do Centro Universitário, Pedro Coutinho, esse investimento está diretamente ligado aos pilares de desenvolvimento humano que acompanham a instituição: “Neste especial marco de 60 anos do UniBH, reforçamos nosso compromisso com a comunidade ao direcionar nosso foco, para o apoio a eventos culturais, no intervalo entre 2023 e 2024. O UniBH se preocupa com uma emancipação que tange não apenas à formação acadêmica, mas à formação humana e social, bem como à oferta de ferramentas para que as pessoas se desenvolvam plenamente. A cultura é uma dessas ferramentas, e apoiar eventos e produções que enriquecem o panorama cultural da nossa região é ajudar a abastecer essa fonte perene de transformação social”, destaca.
Conheça abaixo cada um dos projetos apoiados no último ano:
- Fórumdoc.BH – Entre os dias 23 de novembro e 3 de dezembro de 2023, Belo Horizonte recebeu a 27ª edição do forumdoc.bh (Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema).Com acesso totalmente gratuito, o evento contou com a exibição de 68 filmes, distribuídos em 4 mostras.
- Lançamento do “Dicionário Kaiowá-Português” – No dia 25 de outubro de 2023, a Editora Javali lançou a edição impressa do primeiro “Dicionário Kaiowá-Português” (704 páginas), projeto que faz um inventário de quase 6 mil palavras, além de notas culturais e linguísticas.
- Filme “Estranho Tempo” – Obra esculpida ao longo de cinco anos com início marcado em 28 de outubro de 2018, o filme segue o movimento de suas protagonistas, retratando personagens da vida real e contando a história de artistas lançados ao vento.
- Arcomusical Brasil – Música de câmara, canção popular, capoeira, poesia, dança, artes visuais e audiovisual: no dia 24 de agosto de 2023, o Cine Santa Tereza foi
palco deste entrelace de linguagens artísticas capitaneado pelo Arcomusical Brasil. - Lançamento do álbum “História do Mundo”, de Sérgio Pererê – No dia 16 de setembro de 2023 o ator, compositor e multinstrumentista mineiro Sérgio Pererê apresentou seu novo disco ao público de Belo Horizonte: História do Mundo. O álbum dançante reúne releituras de sucessos e faixas inéditas que marcam os 25 anos de sua prolífica carreira.
- Lançamento do álbum “Baby blue”, de Julia Branco – Julia Branco lançou no dia 4 de agosto de 2023 o seu segundo disco, “Baby blue”. O álbum, definido como futurista e nostálgico, foi criado enquanto a artista se tornava mãe, mas vai além, extrapolando a temática materna e fazendo uma reflexão sobre o tempo em camadas estéticas retro futuristas.
- Show de lançamento do álbum “Clara viva”, de Aline Calixto – “Clara Viva” é o novo projeto da cantora e compositora Aline Calixto, em que a artista celebra a obra imortal da mineira Clara Nunes. O álbum foi lançado em todas as plataformas digitais no dia 4 de agosto de 2023. Para celebrar o lançamento, no dia 17 de agosto, a cantora realizou um show especial no Grande Teatro do SESC Palladium, em que apresentou o disco na íntegra, além de outras músicas que marcaram a trajetória de Clara.
- Festejo Do Tambor Mineiro – Criado em 2002 pelo cantor, compositor, multinstrumentista e congadeiro Mauricio Tizumba, o festejo retomou suas ações abertas para o público e ocupou, no dia 20 de agosto, a Funarte MG.
- 15º Verão Arte Contemporânea – O Verão Arte Contemporânea (VAC) voltou e reuniu artistas locais e nacionais em 12 atividades, durante 21 dias, em 7 espaços culturais de Belo Horizonte.
- SegundaPreta 11ª temporada – O projeto apoiado pelo UniBH via lei de incentivo à cultura, reúne semanalmente em uma programação os trabalhos de artes cênicas feitos por artistas pretos e pretas. Além disso, realiza apresentações e debates que podem ser conferidos no formato online, pelo YouTube.
- Lançamento do livro “Sobre o rio” – Artista mineira Isabela Prado lança o livro Sobre o rio e amplia a discussão promovida por sua obra mais recente: a intervenção urbana que sinalizou com placas os córregos invisibilizados no perímetro central de Belo Horizonte.
- Filme “Kevin” – Dirigido e estrelado por Joana Oliveira, filme retrata a primeira visita de uma brasileira a Uganda, na África. Ela vai ao encontro de Kevin, uma amiga que conheceu há 20 anos, quando estudaram juntas na Alemanha, e faz muito tempo que não se veem. A partir desse encontro, o filme tece sua fina trama.
- Podcast ‘Bem Antes da Palavra’ – O projeto “Antes da Palavra”, de Clara Delgado, lança podcast contando sobre o processo de criação das canções do disco. Nesta peça sonora, a artista recolhe fragmentos de áudios, poemas e músicas e compõe um corpo que escreve um capítulo anterior ao seu primeiro álbum, lançado no fim de 2021.
- Embaúba Play – Com uma proposta inédita no país, a Embaúba Play traz acessibilidade a produção nacional recente e obras inéditas a partir de um recorte curatorial. Nessa plataforma a aquisição de filmes será avulsa, não sendo necessário uma assinatura fixa como nos serviços de streaming.
- Caderno de Leituras – A coleção Caderno de Leituras publica ensaios breves inéditos ou de rara circulação de diversos autores. Não há unidade temática ou formal – o que os reúne é talvez o desejo de estar atento ao que inquieta, ao incerto, ao dissonante. O acesso aos textos é gratuito, no site do projeto.
- Disco “A Pagossa” de Lucas Fainblat e Vini Ribeiro – São 12 canções autorais, compostas pelo duo e os parceiros Djonga, Ederson Melão, Felipe Bastos, Gustavo Maguá, Pedro Flores e Zé Mauro. O repertório inaugura o gênero “pagossa”, de grande apelo popular, que concilia elementos do Pagode e da Bossa Nova em letras bem-humoradas, ritmos sincopados e estruturas harmônicas inovadoras.
Para 2024, o Centro Universitário já selecionou novos projetos a serem apoiados ao longo do ano. Dentre eles, está o circuito de artes “Cura”, o “4º Festival Camelo”, o espaço cultural “Arte no Centro”, a mostra “Cinema dos Quilombos”, o evento “As vozes e o Violão” e a produção do filme de curta-metragem “Madorna”.
Sobre o UniBH
Prestes a completar 60 anos de sua fundação, o UniBH alia tradição e inovação acadêmica, fazendo parte do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Reconhecido pelo MEC como o melhor centro universitário privado de Belo Horizonte, a instituição oferece mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação e investe constantemente em melhorias no ensino, reforçando a educação transdisciplinar, focada no desenvolvimento de profissionais do futuro.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.