Última edição da Feirinha Aproxima em 2025 celebra a gastronomia mineira no próximo sábado, 01 de novembro
Evento gratuito acontecerá no pátio interno da UniArnaldo com cozinha show do chef Felipe Rameh, novidades entre os expositores, feira de adoção de cães, espaço kids e atrações musicais.

A Feirinha Aproxima encerra o calendário de 2025 em grande estilo, com uma edição especial que reúne gastronomia, música, solidariedade, adoção de cães e diversão para toda a família. A programação foi cuidadosamente pensada para celebrar o sabor, o afeto e o espírito mineiro, em um encontro que simboliza tudo o que o projeto representa: valorização dos produtores locais, convivência e orgulho da nossa cultura.
Com patrocínio master da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, patrocínio do Sebrae e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e apoio da Faculdade UniArnaldo e Patrimar, a Feirinha Aproxima reforça sua posição como um dos eventos mais relevantes do calendário cultural e gastronômico da capital mineira.
Uma grande novidade desta edição é a Feira de Adoção de Cães, realizada em parceria com o Curso de Medicina Veterinária da UniArnaldo, que promoverá a adoção responsável e ações educativas sobre cuidados com os animais. Os frequentadores também poderão levar seus animais, pois o evento segue sendo pet friendly.
Idealizado pelo chef Eduardo Maya, a Feirinha Aproxima chega à última edição do ano celebrando mais de uma década de história, reunindo pessoas em torno da boa comida, da cultura e da solidariedade. “Encerrar o ano com uma edição que une gastronomia, música, solidariedade e a causa animal é extremamente simbólico. A Feirinha Aproxima nasceu para reunir pessoas em torno da boa comida e do orgulho de ser mineiro. Terminar 2025 dessa maneira é ampliar esse afeto celebrando o que Minas tem de melhor”, destaca o idealizador.
A curadoria gastronômica, assinada por Maya, reúne nomes conhecidos do público e novidades que representam a diversidade de sabores e estilos mineiros. Estão confirmados a tradicional Wurscha, com linguiças artesanais, a Pastelaria do Curso de Gastronomia UniArnaldo, Classe A, O Glorioso Defumados Artesanais, Leopoldo Butiquim, Restaurante do Porto, Judite Cozinha de Vó, e o Sítio Juranda, que retorna nesta edição. Completam o time Che Cocina, com empanadas argentinas, e Donna Darti, com massas artesanais, além de produtores de várias regiões do estado, selecionados pelo Sebrae Origem Minas. Para quem não dispensa uma bebida para acompanhar tantas delícias, os Drinks Vanfall, a Adega Supernosso e a estreante Adega Winee, que participa pela primeira vez com uma seleção especial de vinhos mineiros, brasileiros e internacionais, garantem opções de coquetéis perfeitos para brindar a última feirinha do ano, harmonizando com os sabores disponíveis.
Para os amantes de cervejas também não faltam opções. Entre as participantes estão as cervejarias Pedrosa, Albanos, Krug, Grotter e Slod, levando ao público uma variedade de rótulos e estilos para quem não dispensa a bebida. A solidariedade também marca presença com a barraquinha do Lar Tereza de Jesus, que promove a campanha Cesto do Bem, arrecadando doações de roupas e artigos de higiene pessoal.
Shows de música e de culinária mineira
No comando da Cozinha Show, o chef Felipe Rameh irá preparar um delicioso Arroz de Quintal, símbolo da culinária compartilhada e do espírito coletivo que move a Feirinha. A trilha sonora do evento fica por conta do DJ Aloysio do Vale, com um set que mistura brasilidades e hits atemporais. A Charanga Pop, que se apresentou em diversas edições, chega com suas versões animadas de sucessos da música pop tocadas em instrumentos de sopro, e o músico Serginho Olly com seu grupo leva o melhor do chorinho para o público, completando a programação musical e garantindo o clima animado do dia.
Para as crianças, uma área kids gratuita garante a diversão da garotada, com brinquedos, oficinas e monitores, em um espaço seguro e acolhedor pensado especialmente para os pequenos.
Quer saber mais sobre o que rola em Belo Horizonte, a Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco? Confira em www.portalbelohorizonte.com.br .
Realização: Centro Culinário Eduardo Maya, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.
Cemig: energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em patrocinar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar e acolher a cultura mineira em toda a sua diversidade. Os projetos e atrações patrocinados pela Cemig têm o objetivo de beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Ao investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais, a Cemig contribui para dar vida à arte, refletindo o posicionamento da Companhia em ser uma indutora do desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais.
SERVIÇO:
FEIRINHA APROXIMA DE NOVEMBRO – ÚLTIMA DO ANO
Local: UniArnaldo Centro Universitário (Acesso pela Rua Timbiras, 560 – Funcionários)
Data: Sábado, 01/11 – de 10h às 17h
Entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos
Instagram: @projetoaproxima
Evento Pet Friendly
Saiba mais sobre BH: www.portalbelohorizonte.com.br



