Tyler Ballgame anuncia álbum de estreia For the First Time, Again

Escute a nova música “I Believe in Love” + Assista o videoclipe
Foto: El Hardwick
Escute “I Believe in Love” aqui.
Assista o clipe aqui.
“Hipnotizante… o tipo de performance fácil e confiante que parece alquimia” – The Guardian
A Rough Trade Records está entusiasmada em anunciar o deslumbrante álbum de estreia de Tyler Ballgame, For the First Time, Again, que será lançado no dia 30 de janeiro de 2026. Um lembrete impactante de como grandes músicas, entregues por um vocalista talentoso, podem mover, cativar e inspirar. O álbum traz 12 faixas cuidadosamente elaboradas, com raízes no rock clássico, indie e americana. As melodias cativantes de Ballgame envolvem o ouvinte em uma história, e sua mensagem de acreditar no verdadeiro eu ressoa profundamente.
O single de destaque do álbum, a rapsódica “I Believe In Love” (uma mistura de Lennon e Orbison), já está disponível com um vídeo dirigido pelos amigos e colegas de casa de Ballgame, Joey Casale e Victoria Gagnaire Stein. Gravada ao vivo, a música é a primeira que Ballgame escreveu com a certeza de que haveria um álbum e que isso mudaria sua vida. “Eu conheci [o produtor] Jonathan Rado, e ele me disse para escrever a maior música do mundo, então eu me sentei na mesa da cozinha por dois dias e montei o quebra-cabeça da composição. Ela virou um hino sobre o amor – ao amor e aos tolos que ele faz”, explica ele.
For the First Time, Again foi gravado com os aclamados produtores-multi-instrumentistas Jonathan Rado (Foxygen, Miley Cyrus, Weyes Blood) e Ryan Pollie (Los Angeles Police Department). Conhecidos como “fetichistas analógicos” sem desculpas, Rado e Pollie moldam os sons do trabalho de Ballgame com guitarras acústicas pulsantes, ritmos cheios de alma, teclados coloridos, ocasionalmente com metais, e harmonias exuberantes, tudo registrado com a mesma tecnologia de gravação dos álbuns clássicos dos anos 60 e 70. A baterista Amy Aileen Wood (Fiona Apple) e o baixista Wayne Whitaker contribuem significativamente para o pulso e caráter do álbum.
Ballgame traça a gênese de For the First Time, Again a um momento crucial que quase não aconteceu. Preso em sua Nova Inglaterra natal, deprimido e isolado durante a pandemia, morando no porão dos pais, Ballgame sabia em seu coração que estava destinado a uma vida na música. Ele sabia disso desde criança, quando cresceu com uma mãe professora de música, formada em piano clássico, que o incentivava a se apresentar alegremente a qualquer hora e em qualquer lugar – o que ele fez com grande efeito. Ele sabia disso quando baixava obsessivamente clássicos do rock no Napster, e quando mais de um professor da prestigiada Berklee College of Music lhe disse que ele tinha o talento, tanto como compositor quanto como vocalista. Como Ballgame diz, “Eu acho que fui feito para cantar para as pessoas.”
As tentativas musicais após a Berklee foram divertidas, mas nada pegou fogo. Demônios da dúvida começaram a aparecer. No seu ponto mais baixo, Ballgame passou a tocar em bandas cover, fazendo três shows por semana em bares de Rhode Island. Sentindo que não tinha muito a perder, ele se inscreveu online para um emprego de escritório em Los Angeles, cidade onde nunca havia pisado, e conseguiu a vaga. Com o incentivo de um conselheiro que mudou sua vida e focava em um estilo de vida positivo em relação ao corpo, e o apoio de sua família, Ballgame deixou a Costa Leste e, como ele mesmo diz, “foi uma fuga para me encontrar.” Como companheiros de viagem, ele levou livros dos filósofos Eckhart Tolle (O Poder do Agora) e Alan Watts (O Caminho do Zen).
Logo, Ballgame estava alugando um quarto na Venice Beach e arrasando em um open mic semanal, tocando suas próprias músicas. Esses pequenos passos, de baixo risco, diz ele, “espiralizaram para uma comunidade. A mudança foi a melhor coisa que já me aconteceu. Abriu meus olhos para a natureza do risco, e a natureza de apostar em si mesmo. Todo o meu álbum fala sobre essa experiência.”
Após um ano crescendo uma audiência cada vez maior, impressionada por sua voz extraordinária, presença de palco carismática e repertório cativante, Ballgame conheceu os influentes Pollie e Rado, do lado leste de Los Angeles. A dupla, profundamente impressionada, lhe disse: “Vamos fazer um álbum – agora!” Em um mês, Ballgame já havia escrito uma quantidade impressionante de novas músicas, incluindo o single autossuficiente “Got A New Car”, que aparece no álbum.
Em For the First Time, Again, Tyler Ballgame e seu talentoso círculo de colaboradores oferecem com entusiasmo aos ouvintes músicas para preenchê-los de esperança, aceitação, felicidade delirante e apoio para os caminhos difíceis que virão. Para a cura ocorrer, Ballgame sugere: “Precisamos nos dissolver na experiência.” Com suas melodias deslumbrantes, invocações sábias, generosidade de espírito irreprimível – e, às vezes, travessa – e AQUELA VOZ, For the First Time Again é, em si mesmo, uma experiência incrível.
For the First Time, Again
Track Listing:
01) For the First Time, Again
02) I Believe in Love
03) You’re Not My Baby Tonight
04) Matter of Taste
05) Got a New Car
06) Down So Bad
07) Goodbye, My Love
08) Ooh
09) Sing How I Feel
10) I Know
11) Deepest Blue
12) Waiting So Long
Acompanhe Tyler Ballgame:
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
ForMusic nas redes: