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Três tendências para shopping centers em 2024 

Serviços e entretenimento tendem a serem destaques para os shoppings no próximo ano

O ano de 2023 foi positivo para o setor de shopping centers, os quais atingiram patamares altos de vendas. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor registrou um crescimento de vendas de 6,8% no primeiro trimestre de 2023. 

O cenário traz a necessidade de mudanças, principalmente para atrair os consumidores. Dentro e fora do setor de shoppings, é necessário estar atento aos movimentos do mercado, aos comportamentos de consumo das pessoas, além de focar na integração avançada de tecnologias e uma ênfase ainda maior em práticas de responsabilidade social, para ter a capacidade de entregar o que o público precisa e deseja de forma rápida.

Um relatório publicado em dezembro de 2023 pela Fitch apontou que o setor de shopping centers deve continuar crescendo em 2024, com projeção de crescimento de vendas de até 5% e taxa de ocupação em cerca de 95%, sendo que já em 2023 a Shoppings Sá Cavalcante conta com o portfólio atingindo de mais de 94% em taxa de ocupação de uma ABL com mais de 243 mil m².

“Um exemplo disso é o entendimento de que já há alguns anos os shoppings deixaram de ser apenas centros comerciais de consumo e passaram a ser espaços onde as pessoas buscam viver experiências”, comenta Marcelo Rennó, diretor de operações & digital na Shoppings Sá Cavalcante, empresa que administra seis shoppings centers em quatro estados (Espírito Santo, Maranhão, Pará e Piauí).

Os empreendimentos passaram a realizar investimentos constantes em criação de espaços de convivência e trabalho, lazer e comodidade, espaços Pet Friendly, eventos culturais com maiores recorrências e abrangência, entre outras atividades que unem as pessoas. Nesse cenário, Rennó comenta três tendências que serão destaques em 2024.

Adaptação de mix: consolidação da presença de serviços

Os shopping centers já são vistos como espaços de convivência. Agora, também estão se consolidando como espaços de troca de experiências e a oferta de serviços ganha tração com isso, especialmente supermercados, academias e até mesmo faculdades, como é o caso da unidade da Faculdade São Leopoldo Mandic que atua  no Shopping Mestre Álvaro (ES) e os Supermercados Carvalho, recém inaugurado no Shopping Rio Poty, dentre outros serviços. 

Para implantar um campus de faculdade, um supermercado ou academia, fatores como segurança e fácil acesso são fundamentais, por isso, os shoppings tornam-se pontos estratégicos para operações como estas citadas e demais. 

Outro exemplo é a presença de serviços de saúde também, como o posto de vacinação da prefeitura de Cariacica no Shopping Moxuara (ES) e do Instituto dos Olhos da Amazônia no Shopping Metrópole Ananindeua (PA).

Entretenimento: experiências são e estão se tornando mais importantes

Com o foco em proporcionar momentos marcantes, as idas ao shoppings estão cada vez mais voltadas à experiências e entretenimento. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em 2023, 21% do público visita os shoppings devido à alimentação.

Além da gastronomia, dos cinemas e das ações culturais feitas pelos shoppings, que já são mais populares e que, juntamente com o crescimento e diversidade do mix, trouxeram 40 milhões de pessoas visitando os seis empreendimentos da companhia no ano de 2023. outras opções de entretenimento estão crescendo, sendo uma delas os parques infantis, como é o caso do Playtoy e Take Kids no Shopping Moxuara (ES).

Gestão Data Driven: método para guiar decisões estratégicas

O gerenciamento de projetos tendo o uso de dados como a principal base para tomada de decisão é conhecido como gestão data driven. Aliado à metodologia ágil — um conjunto de ferramentas que implementa uma forma rápida, prática e interativa de gerir projetos – pode trazer novas possibilidades para as administradoras de shopping centers.

De acordo com uma pesquisa realizada pela TOTVS em 2022, somente 5% das empresas creem que utilizam bem os dados coletados no processo de tomada de decisão dos negócios. 

“Utilizar essas ferramentas para fortalecer o projeto de uma administração mais prática e guiada por dados, a fim de ter tomadas de decisão assertivas e com alto potencial de resultados positivos, é uma tendência para o mercado. Neste cenário, a metodologia ágil de OKR também é uma forma de planejar e aplicar a cultura data driven”, finaliza Rennó.

Sobre a Shoppings Sá Cavalcante:

A Shoppings Sá Cavalcante ajuda a promover a conexão entre as pessoas com o desenvolvimento e a administração de Shopping Centers desde 1996. Nas últimas décadas a empresa tem colecionado histórias de sucesso e de superação de desafios e hoje, com um portfólio composto por 07 (sete) shoppings, é uma das grandes administradoras do país, atuando com empreendimentos em quatro estados brasileiros: Espírito Santo, Maranhão, Piauí e Pará. A empresa entende que seus empreendimentos vão além da estrutura física, eles têm um importante papel social, econômico e cultural, pois oferecem lugares que trazem consigo lazer, comodidade, maior qualidade de vida à população e espaços onde os nossos visitantes p

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

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