DiversãoEntretenimento

Tchanzinho Zona Norte desfila por uma BH do amanhã no Carnaval 2026

Tchanzinho Zona Norte leva pauta da mobilidade urbana e axé para a Via das Artes da Avenida dos Andradas na manhã de sábado do Carnaval de Rua de Belo Horizonte

O Bloco Tchanzinho da Zona Norte (TZN) desfila no Carnaval de Belo Horizonte em 2026, no sábado, dia 14 de fevereiro, com concentração a partir das 8h e cortejo das 9h às 14h, na Avenida dos Andradas, 3560, na Via das Artes, também conhecida como a Avenida Sonorizada da Andradas. Para este ano, o bloco apresenta o tema “O Tchanzinho vai de 1508”, combinando crítica bem-humorada, memória urbana e uma reflexão direta sobre o direito à cidade.

A inspiração do tema deste ano é a uma linha de ônibus extinta de Belo Horizonte, Nova Gameleira / Santa Cruz, criada em 1983 e encerrada em 1998, citada em uma entrevista recente de um agente público ao comentar o debate sobre tarifa zero. Na ocasião, o gestor disse conhecer bem o transporte público, mas citou o ônibus extinto há mais de 20 anos. O Tchanzinho Zona Norte propõe um desfile que olha para o passado para projetar a cidade que deseja viver. A partir dessa provocação, o bloco pauta temas como transporte público gratuito e de qualidade, mobilidade noturna, preservação ambiental, acesso aos espaços públicos, cultura como direito e políticas urbanas que dialoguem com quem vive e circula pela cidade.

Tema do desfile 2026: “O Tchanzinho vai de 1508”

Com o tema “O Tchanzinho vai de 1508”, o Tchanzinho Zona Norte utiliza o humor, a música e o carnaval como ferramentas de reflexão política. A ideia é transformar uma linha de ônibus do passado em símbolo de deslocamento rumo a uma Belo Horizonte que virá: com metrô de verdade, Lagoa da Pampulha revitalizada, Serra do Curral protegida da mineração, espaços públicos para ensaios dos blocos, parques acessíveis e abertos 24h, além de transporte público gratuito, inclusive no período noturno e em todos os dias da semana.

“O transporte público aparece como eixo central porque ele organiza a vida na cidade. Falar de ônibus, metrô e mobilidade é falar de acesso, de trabalho, de lazer e de permanência”, explica Laila Heringer, fundadora e produtora do bloco. O bloco convida os foliões a saírem às ruas com as cores dos antigos ônibus da cidade: azul, vermelho e verde neon.

Novidades musicais e artísticas para o desfile

O público pode esperar um cortejo marcado por muita diversão, qualidade musical e, claro, um tantinho de “fuleiragem”, marcas registradas do Tchanzinho Zona Norte. Em 2026, o bloco leva para a avenida o NewZam, ritmo autoral criado a partir das experiências musicais do grupo, presente tanto em releituras de músicas consagradas quanto em composições próprias.

Duas músicas autorais estreiam no desfile: “Na ZN Tem”, de Rodrigo Picolé, é um funk chiclete de exaltação à cultura periférica da Zona Norte e integra a playlist oficial do Carnaval de Belo Horizonte, com curadoria de Henrique Portugal (ex-Skank). Já “Mina de Rolê”, de Thanya Canela, aposta em um balanço malemolente no ritmo NewZam e chega acompanhada de coreografia autoral.

Outra novidade é a estreia da Ala de Frente, posicionada à frente do trio elétrico, responsável por evoluções artísticas, interações com o público e diálogos diretos com a bateria e o Balezinho do Tchanzinho. Em 2026, o bloco conta com o patrocínio da Belotur e da PBH.

Formação do bloco

A bateria do Tchanzinho Zona Norte contará com cerca de 120 percussionistas, formados majoritariamente a partir da oficina percussiva Pra-tu-Batê!. O bloco também conta com o Balezinho do Tchanzinho, ala de dança comandada pelas bailarinas Naline Ferraz e Vânia Cristina, além da nova Ala de Frente.

A banda do TZN será composta por 14 músicos no carnaval, além de convidados, com a inclusão de sopros e percussões. A vocalista do grupo é Thanya Canela. A regência geral e a direção musical são de Rodrigo Picolé, um dos fundadores do bloco.

Um clássico do carnaval de Belo Horizonte

Criado em 2012, em meio à retomada das ruas no carnaval de Belo Horizonte, o Tchanzinho Zona Norte se tornou um dos blocos mais emblemáticos da cidade. Com um repertório que inicialmente dialogava com o que tinha de mais popular na axé music das décadas de 1990 e 2000 — passando por É o Tchan, Terra Samba, Gera Samba, Companhia do Pagode, Tchakabum e Asa de Águia — o bloco adquiriu identidade própria, apostando alto nas músicas autorais e na performance de outros gêneros da música pop contemporânea, mesclando, assim, a nostalgia despertada pela memória afetiva dos foliões com tecnologias musicais próprias.

Desde sua criação, o TZN aposta em um carnaval periférico e democrático, questionando desigualdades territoriais e a concentração das políticas culturais na região centro-sul da cidade. A bateria e a ala de dança reúnem profissionais e pessoas que aprenderam a tocar e dançar nos próprios ensaios do bloco, realizados majoritariamente em espaços públicos e com acesso gratuito.

Ao longo dos anos, o Tchanzinho Zona Norte consolidou uma forte relação com o grupo É o Tchan, promovendo encontros históricos, como ensaios com Cumpadre Washington (2024) e Beto Jamaica (2025), além de participação no trio do grupo baiano no pós-carnaval de 2024. Essa ponte mineiro-baiana reforça o diálogo do bloco com manifestações musicais afro-diaspóricas e com pedagogias inclusivas e decoloniais.

O bloco se destaca pela produção autoral. São nove músicas próprias, das quais sete já estão disponíveis em todas as plataformas de streaming musical. A qualidade musical do bloco, reafirmada nas produções autorais, culminou com a indicação do Tchanzinho Zona Norte e da vocalista Thanya Canela ao Prêmio Claro de Música 2025, na categoria melhor música de axé, concorrendo com nomes consagrados da cena brasileira.

Serviço

Bloco Tchanzinho Zona Norte – Carnaval 2026

Data: Sábado, 14 de fevereiro de 2026

Concentração: 8h | Desfile: 9h às 14h

Local: Av.

dos Andradas, 3560 – Via das Artes (Avenida Sonorizada da Andradas)

Patrocínio: Belotur e PBH

Instagram: @tchanzinhozn

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo