As ruas de Porto Alegre serão palco para centenas de corredores que participarão da POA Plast RUN, no próximo dia 10 de março. Promovida pelo Sinplast, o evento conta com o apoio do Instituto SustenPlást, que estará presente com os programas socioambientais e de caráter educativo, o Tampinha Legal e o Copinho Legal.
Além de promover a prática esportiva, a POA Plast RUN promoverá o correto gerenciamento dos resíduos gerados durante a prova. Idealizado para a inclusão de todos, a corrida contemplará várias modalidades (3Km e 5Km), prova Kids (600m) e ainda, acessibilidade através do Pr.A.I.A. – Protótipo de Andador Infantil de Areia em PVC utilizados por pessoas com deficiência.
“A POA Plast RUN tem o desafio de promover o triple bottom line, ou seja, o tripé da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Os copos utilizados pelos corredores serão depositados em coletores apropriados e encaminhados para entidades assistenciais participantes do Copinho Legal. Esta é uma maneira de apresentarmos soluções simples e fáceis em prol da economia circular” destacou Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást.
Paralelo ao evento, o Instituto SustenPlást promoverá gratuitamente o Encontro de Multiplicadores Tampinha Legal com uma oficina gratuita para a confecção do Pr.A.I.A, os andadores confeccionados com tubos de PVC.
Informações a respeito da POA Plast RUN podem ser obtidas através das mídias sociais e site do Tampinha Legal e Sinplast.
SOBRE O POA PLAST RUN:
DOMINGO – 10 DE MARÇO
HORÁRIO:7H
LOCAL: AV. EDVALDO PEREIRA PAIVA
O Tampinha Legal
O Tampinha Legal é uma realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, proporcionando que a economia circular ocorra na prática.
Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes, sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. No primeiro semestre de 2023 ultrapassou R$3 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes.
Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.
Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde se pode localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.