EntretenimentoTeatro

Sucesso de público: “Mundo Zira” atrai 12 mil pessoas em sua 1ª semana no CCBB BH

Mostra que celebra o talento e a imaginação do multiartista fica em cartaz até 9 de setembro

12 mil pessoas: esse foi o público que visitou a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo, em sua primeira semana (de 26/06 a 03/07) no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte. A obra do chargista, caricaturista, escritor e jornalista mineiro de Caratinga vem encantando crianças, jovens e adultos que vão se divertir na Mostra e brincar com os personagens e as histórias criadas por ele, como o Menino Maluquinho, a Turma do Pererê e Flicts, entre outros.

Em cartaz até 9 de setembro de 2024, nas Galerias do Térreo e Área Externa do CCBB BH, o projeto estreou no CCBB Brasília em 2022, atraindo mais de 65 mil visitantes, e depois esteve no CCBB Rio, sendo visto por mais de 185 mil pessoas. Promove uma celebração ao talento e à imaginação de Ziraldo, que nos deixou aos 91 anos, dia 06 de abril de 2024. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso pelo site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH. Semanalmente, às quartas-feiras, novos ingressos são disponibilizados para a semana seguinte, tanto no site, quanto na bilheteria. Ao selecionar o ingresso, o visitante escolhe a data e o horário. Crianças menores de 5 anos não precisam apresentá-lo.

Realizada pela Lumen Produções e pelo Instituto Ziraldo, com patrocínio da BB Consórcios, a exposição é um tributo à trajetória multifacetada de Ziraldo como quadrinista, multiartista e escritor. Sob a direção artística e curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista respectivamente, “Mundo Zira” promete uma experiência sensorial e interativa, mergulhando os visitantes no universo inspirador de Ziraldo.

Quem visitar a mostra, verá uma jornada imersiva pelas criações mais celebradas de Ziraldo, com áreas temáticas dedicadas a clássicos como ‘Flicts’, ‘O Menino Quadradinho’ e ‘A Turma do Pererê’. A exposição se destaca por unir interatividade e tecnologia com a arte tradicional, proporcionando uma nova leitura das obras icônicas do artista. “Quando pensamos na obra do Ziraldo, pensamos no prazer, no fascínio e na alegria que ele consegue transmitir com sua arte. Agora, nessa exposição, queremos ir além das páginas, sair do papel, recriando uma conversa com o seu acervo. Em ‘Mundo Zira’, livros, quadrinhos e personagens saem das páginas e ganham novas dinâmicas pelas mãos dos visitantes”, afirma Daniela Thomas.

A filha de Ziraldo e curadora artística do Instituto complementa: “Toda a exposição é uma festa, e com as possibilidades interativas, essa será uma festa ainda maior, com as pessoas se relacionando com as obras. Eu acho que a nossa vida, dentro desse universo ligado aos games, às telas, vem fazendo com que as pessoas, principalmente as crianças, sintam necessidade desse engajamento para terem uma relação. É como se a visão pura já não desse mais conta da ansiedade com a experiência estética de uma obra”.

A realização da exposição em Belo Horizonte tem um significado especial: “Costumamos dizer que Ziraldo era um mineiro-carioca-cidadão do mundo, mas ele sempre disse, sem o menor pudor, o quanto ele era amado na sua cidade natal, Caratinga… O quanto ele se sentia em casa! Como era referência para ele em vários dos seus livros e como o que ele viveu lá, tanto na primeira infância quanto depois, no final da adolescência, foram determinantes para o afeto e o pensamento dele como artista e na vida toda. Então, levar Ziraldo para Minas resgata muito esse afeto! Tivemos a oportunidade de fazer uma exposição em Ipatinga, que fica a poucas horas de Caratinga, em 2023, e foi muito bonito ver de perto a reação das pessoas… Isso é gostoso porque aproxima o artista dos fãs, do seu público”, finaliza Adriana.

Projetada para fascinar públicos de todas as idades, o roteiro da mostra permite a interação direta com os personagens de Ziraldo. Os visitantes são convidados a cocriar e personalizar a arte de Ziraldo, adicionando seu toque individual às composições digitais. De acordo com Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo, “essa é uma exposição para ser imersiva, divertida, dinâmica, indo além da contemplação, convidando o visitante a atuar e fazer parte da brincadeira. Pensando nessa interatividade, voltamos ao vastíssimo acervo do Ziraldo com essa ideia de dar vida ao papel, como estamos fazendo com Flicts, seu primeiro livro infantil, quando o visitante se transforma em um maestro da ‘orquestra das cores’ que compõe a história. Em ‘Mundo Zira’, o público é ao mesmo tempo personagem e coautor desse universo ziraldiano”.

A exposição em BH traz duas áreas que enriquecem a experiência do visitante: a primeira, um mini estúdio, onde os visitantes têm a chance de se verem dentro dos desenhos do cartunista. A segunda, um caça palavras cromático que convida a uma busca por frases emblemáticas do escritor, envolvendo os participantes em uma jornada lúdica pela literatura de Ziraldo.

O percurso da exposição incentiva a criatividade e a imaginação, com um design que mescla painéis projetados e artes gráficas, criando uma imersão total no “Mundo Zira”. Adultos e crianças poderão interagir com o universo fascinante dos personagens, vivenciando de perto histórias inspiradoras da literatura infantojuvenil brasileira. “Mundo Zira – Ziraldo Interativo” é, portanto, mais que uma exposição visualmente deslumbrante; é um convite ao estímulo da criatividade e da reflexão. A interação com as obras oferece uma experiência educativa, unindo arte, tecnologia e mensagens sociais e ambientais. Esses temas, tratados pioneiramente por Ziraldo desde os anos 60, permanecem não apenas contemporâneos, mas também urgentes.

“A BB Consórcios reconhece o imenso legado de Ziraldo como um ícone cultural que transcende gerações. O trabalho de Ziraldo, repleto de humor, criatividade e crítica social, reflete valores que se conectam com a missão da BB Consórcios de promover a educação, a cultura e o desenvolvimento social. O patrocínio à exposição ‘Mundo Zira’ é um tributo à contribuição inestimável de Ziraldo para a literatura e as artes brasileiras, destacando seu papel fundamental na formação de leitores e na construção de uma identidade cultural rica e diversificada. Ziraldo, com seu talento único, inspirou e continua a inspirar várias gerações, e a BB Consórcios vê nessa parceria uma oportunidade de fomentar o acesso à cultura e à educação. Acreditamos que apoiar a arte e a literatura é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva”, define Pablo Favoretto – Diretor Comercial da BB Consórcios.

Sobre Ziraldo
Ziraldo já nasceu artista. Foi em Caratinga, interior de Minas Gerais, em 1932. Depois dele, vieram mais 6 irmãos. Desde o início, ele teve público para a sua arte! Observador das fraquezas e grandezas humanas, Ziraldo era um comunicador ávido por informação. Artista autodidata, atuante nos mais variados campos da cultura, Ziraldo foi um desbravador, pioneiro no design brasileiro e revolucionário na literatura infantojuvenil, com ideias inovadoras e traços vigorosos. Dono de um olhar apurado e um enorme talento para dar formas aparentemente simples a temas complexos, Ziraldo abriu caminhos para toda uma geração de artistas e intelectuais, sendo um verdadeiro ativista cultural em constante diálogo com a sociedade. Sua marca inconfundível na imprensa brasileira e o humor como forma de resistência foram marcantes em momentos importantes de nossa história. Zira

Sobre o Instituto Ziraldo     
Instituição cultural que preserva e disponibiliza o acervo visual e intelectual do multiartista Ziraldo. Responsável pelo desenvolvimento de projetos a partir deste acervo relevante e representativo de sete décadas de nossa recente história, o Instituto Ziraldo possui até o momento mais de 15 mil itens digitalizados e catalogados que incluem ilustrações, esboços e ideias. Também preserva e cataloga objetos e materiais de trabalho do artista, além da vasta coleção de coletes, uma das marcas registradas de Ziraldo. O acervo inclui ainda inúmeros troféus, encadernações das publicações da Revista Pererê, do periódico O Pasquim, miniaturas/bonecos de seus personagens, edições do livro “O Menino Maluquinho” em todos os idiomas publicados, a biblioteca de consulta do artista, a biblioteca de suas obras, sendo ainda o organizador de um imenso material biográfico com fatos e curiosidades sobre o artista. Dentro da política de difusão do Instituto Ziraldo, juntamente das recentes realizações com exposições, projetos editoriais, audiovisuais, ações educativas e sociais de incentivo à leitura, está previsto o intercâmbio cultural e artístico entre instituições, escolas e pesquisadores em âmbito nacional e internacional.

Sobre a BB Consórcios
A BB Consórcios, uma das principais administradoras de consórcios do Brasil, tem um compromisso sólido com a promoção da educação e da cultura como pilares para o desenvolvimento social. Com uma trajetória marcada pela confiança e transparência, a BB Consórcios oferece soluções acessíveis e seguras para a realização dos sonhos de seus clientes, contribuindo para a construção de um futuro melhor e mais inclusivo. Patrocinando a exposição “Mundo Zira”, a BB Consórcios reafirma seu apoio à arte e à literatura brasileiras, celebrando o legado de Ziraldo e incentivando o acesso à cultura para todos.

Circuito Liberdade     

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.  

  

SERVIÇO
“MUNDO ZIRA – ZIRALDO INTERATIVO”

Datas: de 26 de junho a 9 de setembro
Local: Galerias do Térreo e Área Externa – CCBB BH
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG 

Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h

Entrada gratuita, com retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do Centro Cultural. Semanalmente, às quartas-feiras, novos ingressos serão disponibilizados para a semana seguinte, tanto no site, quanto na bilheteria. Ao selecionar o ingresso, o visitante escolhe a data e o horário. Crianças menores de 5 anos não precisam apresentar ingresso.

Ficha técnica

Coordenação Geral: Nina Luz e Marcela Sá

Curadoria e Direção de Arte: Daniela Thomas e Adriana Lins

Design: Guto Lins, Manifesto

Tecnologia: Daniel Morena, Samambaia Digital

Cenografia: T+T e Cenografia.net

Produção: Lumen Produções

Patrocínio: BB Consórcios

Realização:

Ministério da Cultura

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo