Startup de Belo Horizonte ajuda pessoas a realizarem seus últimos desejos
Parte do portfólio da Triângulo Ventures, a LastWish foi anunciada durante o Minas Summit 2024 A empresa quer conquistar o mercado brasileiro e aposta no crescimento nos mercados B2B e B2C para os segmentos de planos funerários e seguro de vida
A única certeza que temos na vida é a morte, mesmo assim muitas pessoas não se planejam para esse momento. Para ajudar aqueles que desejam organizar as ações a serem tomadas após seu falecimento e, além disso, deixar mensagens, conselhos e um legado de histórias para família e amigos, surge a LastWish.
A startup de Minas Gerais, teve seu projeto anunciado durante a última edição do Minas Summit 2024, organizado pelo FCJ Group. Seu objetivo é inovar o mercado de serviços de pós-morte no país e aposta no crescimento nos mercados B2B e B2C para os segmentos de planos funerários e seguro de vida. A empresa armazena discurso e pedidos que podem ser em formato de vídeos, áudios ou documentos, enviados aos destinatários escolhidos após o óbito do usuário. Além disso, pode auxiliar também em processos delicados, como gestão de redes sociais e legado digital, finanças, seguros e previdência, testamento e pertences, e doação de órgãos.
Como funciona?
Em vida, o usuário realiza seu cadastro no site da LW, validando suas informações pessoais, criando e personalizando discursos e vontades, além de definir datas ou eventos para seu envio. Importante ressaltar que a lista de desejos pode ser atualizada a qualquer momento, sem limite de alterações. É necessário cadastrar no mínimo dois contatos. Após o óbito, esses contatos enviam o atestado de óbito para validação imediata no sistema, seguida de validação manual pela equipe da empresa. Em seguida, são iniciadas as ações contratadas pelo cliente, incluindo a entrega segura das mensagens e a realização das ações estabelecidas.
Os vídeos, áudios e documentos podem ser enviados imediatamente por e-mail ou telegrama, ou programados para até dez anos no futuro. Também é possível enviá-los pelas redes sociais do falecido, como Instagram, Facebook e LinkedIn, imediatamente ou até seis meses após o falecimento. Para garantir a privacidade, a empresa utiliza senhas robustas para acesso à plataforma e conta com autenticação em dois fatores, aumentando a segurança dos dados sensíveis dos clientes.
“Conectar-se além da vida é transformar as últimas palavras em um legado eterno, esse é o nosso propósito. Oferecemos uma plataforma que permite deixar mensagens, conselhos e expressões de carinho, perpetuando memórias e valores para família e amigos. Proporcionamos a oportunidade de expressar pensamentos finais, evitando conflitos familiares e assegurando a privacidade e segurança das informações. Com flexibilidade para atualizações ao longo do tempo, nosso serviço transforma desejos em uma herança eterna, proporcionando paz e conforto”, compartilha Fabiano Carrijo, idealizador da LastWish.
Gigantesco mercado do pós-morte
Segundo dados atualizados do IBGE, o país registrou, em 2022, 1,50 milhão de óbitos. O mercado que envolve o falecimento está atraindo um número cada vez maior de empresas de tecnologia, batizadas de death techs. A atuação delas vai desde a facilitação de processos burocráticos, como o inventário, até propostas para o ritual de despedida e mensagens finais. O setor do luto e benefícios em vida movimenta cerca de R$ 7 bilhões por ano no Brasil. Em 2014, a Associação Brasileira do Setor de Informações Funerárias (ABRASIF) já contabilizava R$ 3,95 bilhões em faturamento, apenas dentro do setor funerário.
“Estamos entusiasmados em apoiar a LastWish, uma inovadora startup mineira que transforma o planejamento de últimos pedidos em um legado significativo. Com perspectivas de crescimento expressivas para os próximos meses, a empresa está pronta para revolucionar o setor brasileiro de serviços após o falecimento”, finaliza Afranio de Almeida Jr., CEO da Triângulo Ventures.
Sobre o FCJ Group
Criada em 2013, em Belo Horizonte (MG), o FCJ Group, o maior grupo de venture builder da América Latina, é uma multinacional que conecta investidores, startups, corporações e universidades para desenvolver negócios inovadores que impactam a vida das pessoas. Com o objetivo de favorecer o ecossistema de inovação do Brasil, hoje é líder do segmento e possui venture builders espalhadas pelo mundo. Para mais informações, acesse: https://fcjventurebuilder.com/.