DiversãoEntretenimento

Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, será parceiro Cultural Oficial do Carnaval de Belo Horizonte 2026

O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, será Parceiro Cultural Oficial do Carnaval de Belo Horizonte 2026, reforçando seu compromisso com a valorização da cultura, do bem-estar e da qualidade de vida. A iniciativa está alinhada à missão institucional do Sesc de promover ações voltadas aos trabalhadores e às trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo, além do público em geral.

Dentro da programação oficial, o Sesc em Minas marca presença no Kandandu – Encontro de Blocos Afro, evento que abre oficialmente o feriado de Carnaval na cidade, e terá a apresentação de dois grandes artistas:  Akatu, no dia 13, sexta-feira; e Rodriguinho, no sábado, dia 14. Ao longo dos dias de folia, de 13 a 17 de fevereiro, o Sesc também estará nas ruas com ativações voltadas ao cuidado e ao bem-estar das pessoas, contribuindo para uma experiência mais acolhedora durante a festa.

De acordo com Nadim Donato, Presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas, apoiar o Carnaval de Belo Horizonte é reconhecer a força cultural, social e econômica do evento.

“O Carnaval de Belo Horizonte é uma manifestação cultural que dialoga diretamente com os valores do Sesc em Minas: inclusão, fomento a economia, bem-estar e acesso à cultura. Estar como Parceiro Cultural Oficial dessa festa é reafirmar nosso compromisso com a cidade, com os trabalhadores e as trabalhadoras do comércio e com a população em geral, promovendo cuidado e qualidade de vida em um dos momentos mais simbólicos do calendário cultural brasileiro”, afirma Donato.

Ele também faz questão de destacar que o Carnaval de BH tem sido reconhecido nacionalmente e, por consequência, incrementado a economia local, gerando renda e emprego, além de consolidar a capital mineira como um destino turístico relevante.

É o que mostra a pesquisa Expectativa do Folião para o Carnaval 2026, realizada pelo Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG em parceria com a Belotur. Dados mostram que 91,4% dos entrevistados pretendem permanecer na capital durante o período, reforçando a atratividade da folia para permanência e consumo. O impacto econômico também se reflete no padrão de consumo. Mais de 41% dos foliões planejam gastar acima de R$ 400 com alimentação, bebidas e fantasias.

A festa, que se espalha por todas as regiões da cidade, atrai milhões de turistas todos os anos, além da população local. Dados da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) mostram que, em 2025, foram estimadas cerca de 6 milhões de pessoas nas ruas da capital mineira durante os cinco dias. Neste ano, o Carnaval de BH acontece entre 13 e 17 de fevereiro.

Sobre a Fecomércio MG e o Sesc em Minas

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo cerca de 750 mil empresas e respondendo por mais de 50 sindicatos. Hoje sob a presidência de Nadim Donato, a Fecomércio MG atua há 87 anos como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o poder público e a sociedade.

Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários e comerciárias, empresários e empresárias e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Há quase 80 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio.  Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 38 unidades fixas e 13 unidades móveis.

A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), hoje presidida por José Roberto Tadros, e atua ativamente na defesa dos interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Seu papel é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo