EstadoNoticias

Senac promove último encontro do grupo de estudos sobre cultura alimentar

Evento vai abordar a importância do milho e da mandioca como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas

O Sistema Fecomércio, por meio da Faculdade de Gastronomia do Senac, promove, na sexta-feira, dia 29 de novembro, às 16h30, o quinto e último encontro de 2024 do Grupo de Estudos sobre Cultura Alimentar (Geca). A atividade será realizada no Auditório da Faculdade Senac (Rua dos Goitacazes, 1159 – 10º andar – Barro Preto) e a entrada é gratuita, mediante inscrição na plataforma Doity.
O encontro terá como tema os “Sistemas culinários mineiros: a importância do milho e da mandioca como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais” e contará com a participação de José Newton Meneses – doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor do Departamento de História da UFMG.
De acordo com Carolina Figueira, docente da Faculdade Senac de Gastronomia e coordenadora do Geca, “a proposta do evento é explorar os sistemas culinários tradicionais de Minas Gerais, examinando o milho e a mandioca não apenas como ingredientes, mas como elementos fundamentais de nossa identidade gastronômica regional, que expressam saberes, modos de fazer e significados na cultura alimentar mineira”.
Carol explica que não é necessário ter participado dos encontros anteriores para aproveitar o evento. “A dinâmica do encontro envolve discussões e uma roda de conversa, o que permite a participação tanto de quem tem conhecimento prévio quanto de quem está descobrindo o tema pela primeira vez.”
Grupo de Estudos sobre Cultura Alimentar

Grupo de Estudos sobre Cultura Alimentar (Geca) promove pesquisas sobre cultura alimentar, enfatizando a gastronomia tradicional como um elemento essencial do patrimônio cultural imaterial. O grupo estuda a gastronomia tradicional mineira, identificando pratos, ingredientes locais e métodos de preparo característicos, de modo a elaborar uma compreensão das práticas culturais alimentares dessa região. O objetivo é fortalecer os setores, como elementos essenciais do patrimônio imaterial do Estado.
Carol Figueira ressalta que o Geca propõe uma análise das diversas expressões da gastronomia tradicional. “Pensamos em tudo que está inserido dentro da cozinha mineira, como pratos, ingredientes, questões de gênero, métodos de preparo característicos, de modo a elaborarmos uma compreensão das práticas culturais alimentares dessa região. Buscamos examinar como as tradições referentes à gastronomia expressam a identidade, a história e os valores das comunidades locais. E avaliar os desafios e as oportunidades para a preservação da nossa gastronomia, considerando fatores como modernização, urbanização e interesse turístico.”

 

Senac em Belo Horizonte – Barro Preto

O Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, está em atuação em Belo Horizonte desde 1949.
Na unidade são ofertados cursos livres, de Aprendizagem Comercial e técnicos. Os alunos podem escolher cursos nas áreas de Artes, Beleza, Gestão e Comércio, Comunicação, Conservação e Zeladoria, Design, Educacional, Gestão, Hospitalidade, Idiomas, Informática, Meio Ambiente, Moda, Produção de Alimentos, Saúde, Segurança, Turismo e Gastronomia. Nesta unidade também funciona a Faculdade Senac, que oferta o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.
Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Serviço

5º Encontro do Grupo de Estudos sobre Cultura Alimentar (Geca)

Data: 29 de novembro, às 16h30

Local: Auditório da Faculdade Senac – Rua dos Goitacazes, 1159 – 10º andar – Barro Preto.

Inscrições: Entrada gratuita mediante inscrição na plataforma Doity

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo