Residência Mútua propõe criação coletiva e política entre mulheres artistas em Belo Horizonte

Mais do que um espaço de produção artística, o projeto Mútua se firma como um território de escuta, partilha e fortalecimento entre mulheres das artes visuais. Com inscrições abertas até o dia 13 de julho, a residência artística gratuita acontece entre setembro e outubro, em Belo Horizonte, e irá selecionar três artistas mulheres por meio de edital. A proposta é articular processos individuais e coletivos em torno da criação, do acompanhamento artístico e da formação continuada.
Em sua terceira edição, o Mútua consolida-se como um laboratório dedicado à arte produzida por mulheres, com atenção especial àquelas em início de trajetória ou em situação de vulnerabilidade. O projeto é idealizado pela artista Lina Mintz, que também atua como anfitriã da residência, e conta com a participação das artistas convidadas Catarina Maruaia e Renata Delgado, além de orientação da artista e educadora Fabíola Martins.
A residência envolve encontros semanais, acesso a materiais para desenvolvimento dos trabalhos, imersão criativa, aulas abertas ao público e a produção de uma publicação digital ao fim do processo. As artistas interessadas podem se inscrever gratuitamente até 13 de julho, por meio do formulário disponível nas redes sociais do projeto.
Uma proposta construída a muitas mãos
O Mútua nasceu em 2021 como grupo de estudos on-line, no auge do isolamento social. A primeira edição reuniu mulheres de diferentes estados em encontros virtuais e ciclos de lives com artistas convidadas. Em 2023, o projeto cresceu e se transformou em residência artística híbrida, com imersão, produção compartilhada e orientação especializada.
Para 2025, a proposta se mantém ancorada em princípios como escuta, coletividade e formação, ampliando o acesso à criação artística por meio de ferramentas práticas e espaços de elaboração teórica e sensível. Também participam da equipe as artistas Maria Vaz e Yanaki Herrera, responsáveis pelas aulas abertas ao público durante a residência.
Cronograma
- Lançamento do edital: 16/06
• Inscrições: 16/06 a 13/07
• Divulgação das selecionadas: 05/08
• Residência: 01/09 a 01/11
• Ateliê aberto: 01/11
• Publicação digital: 24/11
Todas as atividades são gratuitas. A residência é voltada exclusivamente a mulheres artistas visuais, com atuação em Belo Horizonte ou possibilidade de deslocamento para a cidade durante o período da imersão.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Mais informações:
https://drive.google.com/file/d/11kS5JRe8NfZay9PbL5F0_rSD1GgqMouG/view
link para o edital:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIKMvi64mRLebimi8vAaZsWNLdTQ1sADj4pORc0V-gmmmgUQ/viewform
@mutua.arte
Foto: Artista Aziza Eduarda, artista selecionada em edições anteriores
Lina Mintz