EmpresasNoticias

Schneider Electric lança solução de microrrede que fornece energia limpa para comunidades remotas 

Villaya Flex faz parte do plano da companhia de conectar 50 milhões de pessoas à energia limpa e confiável em todo o mundo até 2025

Schneider Electric, líder na transformação digital da gestão de energia e automação, anuncia o lançamento da Villaya Flex, solução de microrrede empacotada que maximiza o uso de energia limpa e reduz a poluição causada pelos geradores.

Projetada para comunidades desconectadas da rede elétrica, a nova solução da Schneider Electric facilita a transição para uma eletricidade independente e descarbonizada, com alta escalabilidade no armazenamento de baterias. Estão incluídos na Villaya Flex os seguintes componentes:

  • Unidade de conversão de energia híbrida bidirecional de 50/100 kVA all-in-one;
  • Armazenamento de baterias: captura e armazenamento de geração no local para promover resiliência, sustentabilidade e eficiência;
  • Centro de controle de energia: painel centralizado para gerenciar múltiplas fontes energéticas em um sistema inteligente de gestão de energia;
  • Plataforma de monitoramento digital avançada e segura com:
    • EcoStruxure™ Microgrid Advisor – para gestão da produção de energia;
    • EcoStruxure™ Energy Access Expert – para gestão da demanda;
    • EcoStruxure™ Microgrid Build – para simplificação do design do sistema.

“A Villaya Flex é uma solução de energia renovável que fornece acesso à energia de forma mais sustentável e acessível para comunidades que estão fora da rede e de vilarejos remotos que enfrentam escassez de energia, acesso limitado à eletricidade e altos custos de combustível”, afirma Leandro Bertoni, vice-presidente da divisão de Power Systems para a América do Sul da Schneider Electric

Nova solução Villaya Flex auxilia comunidades não conectadas à rede elétrica e vilarejos remotos que enfrentam escassez de energia (Foto: Divulgação)

A Agência Internacional de Energia (IEA) estima que 756 milhões de pessoas no mundo vivem sem eletricidade, dificultando o desenvolvimento econômico e humano. Garantir o acesso à energia limpa e acessível é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente relevante para a África Subsaariana, onde cerca de 80% das pessoas não têm acesso à eletricidade. 

Nesse sentido, a Schneider Electric está expandindo o seu portfólio de produtos e soluções que visam ajudar a alcançar a meta de acesso universal à energia da ONU até 2030. Comprometida em unir progresso e sustentabilidade para todos, a companhia também estabeleceu, em 2009, o programa Access to Energy com o objetivo de conectar 50 milhões de pessoas globalmente à energia limpa e confiável até 2025.

“A Schneider Electric quer avançar seus investimentos em eletrificação renovável, acesso sustentável à eletricidade, ação climática e enfrentamento dos desafios de habilidades energéticas”, explica Bertoni. “A companhia pretende explorar oportunidades de colaboração com os setores privado e público para impulsionar uma transição energética sustentável e inclusiva, desbloqueando um acesso sustentável ao futuro para todos.”

Sobre a Schneider Electric

Nosso propósito é criar impactocapacitando todos para que aproveitem ao máximo nossa energia e recursos, unindo progresso e sustentabilidade. Na Schneider Electric, chamamos isso de “Life Is On”.

Nossa missão é sermos o seu parceiro de confiança em sustentabilidade e eficiência.

Somos líderes globais em tecnologia industrial, levando expertise e know-how em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, além de infraestruturas resilientes, data centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e residências intuitivas. Com base em nossa ampla experiência no mercado, fornecemos soluções integradas de internet das coisas (IoT) industrial com inteligência artificial (IA), cobrindo todo o ciclo de vida, assim como automação, software e serviços conectados, entregando gêmeos digitais (digital twins) para permitir o crescimento lucrativo para nossos clientes.

Somos uma empresa de pessoas com um ecossistema de 150 mil colaboradores e mais de um milhão de parceiros que operam em mais de 100 países para garantir a proximidade com os nossos clientes e partes interessadas. Abraçamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo