
A Santa Casa BH realizará um simulado geral de incêndio no dia 10 de outubro, sexta-feira, como parte das ações de prevenção e segurança adotadas pela instituição e em conformidade com o que exige o corpo de bombeiros. A iniciativa busca proteger os cerca de 7 mil colaboradores e as mais de 15 mil pessoas que circulam diariamente pelas unidades do maior hospital 100% SUS de Minas Gerais.
O exercício está previsto para começar às 15h com duração aproximada de 1h. Estarão envolvidos na ação os colaboradores do Hospital de Alta Complexidade 100% SUS. Os pacientes e visitantes não serão afetados por esse simulado e o atendimento será mantido normalmente. Contudo, devido ao grande volume de pessoas que se deslocará para o ponto de encontro na Praça Hugo Werneck, mesmo com o apoio da BH Trans é possível que o trânsito de automóveis e o fluxo de visitantes sejam temporariamente afetados.
A simulação contará com colaboradores se passando por pessoas feridas e fumaça cenográfica em locais não informados. O objetivo é testar o plano de Contingência de Incêndio e a atuação dos brigadistas no combate ao incêndio e evacuação segura, além de testar nossos equipamentos de prevenção de incêndio como alarme, mangueiras, extintores e rotas de fuga. A fim de garantir que se trata de somente uma simulação, haverá profissionais em todos os andares para orientar os pacientes e acompanhantes.
A comunidade do entorno da Santa Casa BH também está sendo previamente informada para, além de terem ciência do simulado, também contribuírem para informar outras pessoas que estejam próximas à instituição no dia da ação. “Por ser um simulado em um hospital de grande porte, com esse volume altíssimo de pessoas circulando, como é o caso da Santa Casa BH, temos que garantir que todos fiquem muito bem informados, por isso a gente conta também com o apoio dos moradores e comerciantes da região e da imprensa”, é o pedido da Teodolina Magalhães, coordenadora de segurança do trabalho da Santa Casa BH
O simulado de incêndio da Santa Casa BH cumpre as normas de segurança IT-12 do Corpo de Bombeiros e NR-23 no Ministério do Trabalho. Ambas trazem diretrizes e protocolos que deverão ser seguidos em princípios de incêndio. Além dos simulados realizados nos setores, a Santa Casa BH realiza regularmente treinamentos de brigadas de incêndio para capacitar os colaboradores.
“Na Santa Casa BH, investimos em medidas preventivas que fazem a diferença na segurança de todos, como simulados periódicos nas áreas e ações educativas, incluindo a semana de prevenção de acidentes de trabalho. Agora, vamos realizar um simulado que envolverá todo o hospital, reforçando nossa capacidade de resposta a situações críticas, como incêndios. É uma iniciativa essencial para proteger colaboradores, pacientes e visitantes”, destaca Bruno Araújo, técnico de segurança do trabalho da instituição.”
A ação é organizada pela equipe de Segurança do Trabalho da Santa Casa BH e contará com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Belo Horizonte,
Santa Casa BH possui auto de vistoria
A Santa Casa BH conquistou em 2024 o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), um marco que demonstra seu compromisso com a segurança de pacientes, colaboradores e visitantes, ao atestar que a instituição atende aos rigorosos requisitos contra incêndios e pânico. Em um período de três anos, entre o planejamento e a execução do projeto, foram investidos mais de R$ 3,7 milhões em melhorias estruturais e capacitação de 1.740 brigadistas.
Serviço
-
Simulado de Incêndio da Santa Casa BH
-
Quando: Dia 10 de outubro, a partir das 15h
-
Ponto de encontro: Praça Hugo Werneck 333