Samba Belô celebra o Dia Nacional do Samba com roda feminina, Vila Gastronômica e atrações para crianças
A 3ª edição do evento acontece neste domingo, 8 de dezembro, no Centro Cultural Padre Eustáquio, com programação especial que combina a chegada do Papai Noel, roda de samba feminina, Vila Gastronômica, atrações infantis e campanha solidária em prol de creches comunitárias da capital.
Crédito: Divulgação
O protagonismo das mulheres no samba será a grande estrela da 3ª edição do Samba Belô – Especial de Natal, que acontece neste domingo, 8 de dezembro, de 10h às 20h, no Centro Cultural Padre Eustáquio. Em celebração à Semana Nacional do Samba, o evento gratuito terá uma roda 360º comandada por Luciene Gomes, Dóris do Samba, Ana Proença e Selminha BH, que prometem contagiar o público com energia, representatividade e muito talento. Além da celebração musical, a chegada oficial do Papai Noel trará a magia natalina para o evento, que une cultura e solidariedade ao arrecadar brinquedos, fraldas e caixas de leite longa vida para creches comunitárias da capital, em parceria com o Instituto A Força do Bem.
Segundo o idealizador do festival, o empreendedor cultural Christiano Rocco, esta edição celebra mais que o samba. “Queremos destacar o papel transformador da nossa música, dando visibilidade às mulheres sambistas e fortalecendo a corrente do bem. O Samba Belô é um convite para que toda população celebre a cultura brasileira e espalhe esperança neste Natal.”
Mulheres no protagonismo do samba
Neste domingo, dia 8 de dezembro, os destaques ficam por conta da roda de samba feminina e da chegada do Papai Noel, um momento mágico que dará início à programação, trazendo alegria e encantamento para o público. A festa seguirá com o Encontro de Músicos Especial MPB/Samba, apresentações do Bloco Unidos da Vila, da Escola de Samba Raio de Sol e show de pandeiros com o Mestre Linguinha, mulatas e passistas, que prometem dar um toque especial ao evento.
Um dos pontos altos, a roda de samba feminina será formada por nomes consagrados como Luciene Gomes, Dóris do Samba e Ana Proença que estarão juntas no palco, celebrando a riqueza do samba com interpretações emocionantes e marcantes, reafirmando o espaço e a força das mulheres no cenário musical de Belo Horizonte.
O festival também contara com Roda 360º, com participação do Grupo Samba de Raiz Popular comandado por Fabinho do Terreiro e Luciene Gomes com participação especial de Henrique Fubba (RJ), Eliane de Minas, Selminha BH, Guilherme Mocidade da Imperavi de Ouros, Edsaxx & Landin, Waltinho e Walmir do Grupo Tradicionalmente. Além de apresentações de Aline Caldeira, Rainha do Carnaval de BH 2024, e Rafael Eduardo, Rei Momo do Carnaval de BH em 2012, 2017, 2019 e 2023. Além disso, a Monarquia do Samba, formada pela Rainha Sandra Veneno, Rei Paizinho do Cavaco, e o príncipe Marcão do Pandeiro, estará presentes para abrilhantar ainda mais o evento junto com a Velha Guarda do Samba de BH, representada pelo seu presidente Carlinhos Visual. Além do Encontro de Músicos Especial Samba & MPB com Fernando Barbosa, Daniel Hernández, Rogério Freitas, Júlio Lopes, Zé Ricardo, João III, Márcio di Lucca e Erick Praxedes.
O Samba Belô será também um espaço de homenagens a grandes nomes que ajudaram a construir a história do samba em Belo Horizonte, como Gilberto Santos, Inês Pereira, Baluartes do Samba, e Felipe Diniz, pesquisador, enredista e carnavalesco, que serão reconhecidos por sua dedicação à perpetuação dessa tradição tão rica e significativa. “Essas homenagens vão além do simbólico, elas são um reconhecimento a quem dedicou sua vida para manter viva a nossa cultura”, afirma a organização do festival.
Diversidade gastronômica, diversão para as crianças e solidariedade
A proposta do Samba Belô é oferecer uma experiência completa, unindo boa música, gastronomia diversificada e solidariedade. Sob a curadoria do Chef Christiano Rocco, o festival sediará uma Vila Gastronômica que contará com deliciosas quitandas mineiras, hambúrgueres artesanais, tropeirão caipira, galinhada, arroz de porco, paella mineira e outras diversas opções veganas e vegetarianas. “Para as crianças, a Vila Infantil será o o espaço perfeito para celebrar o domingo em família, curtindo brinquedos e atividades lúdicas”, explica Rocco. Reforçando o espírito natalino, o público é convidado a doar brinquedos, fraldas e caixas de leite longa vida, que beneficiarão creches comunitárias em parceria com o Instituto A Força do Bem.
SERVIÇO:
SAMBA BELÔ
8 de dezembro l Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 550, padre Eustáquio)
De 10h às 20h
Evento Gratuito
Retirada de ingressos: Sympla.com/FestivalSambaBelo
Programação de Domingo (08/12):
– Encontro de Músicos Especial Samba & MPB
– Bloco Unidos da Vila
– Apresentação da Escola de Samba Raio de Sol
– Show de Pandeiros com Mestre Linguinha acompanhado de mulatas e passistas do Carnaval de BH
– Chegada Oficial do Papai Noel
– Apresentação de passistas e destaques do Carnaval de BH: Katia e Suely passistas da Canto da Alvorada, Juliana Santos Miss e Musa da Canto da Alvorada, Jeferson Rei da Kizomba Cultural e Léo de Jesus Rei do Carnaval de BH em duas ocasiões
– Roda 360º com o Grupo Samba de Raiz Popular acompanhado de Fabinho do Terreiro e um bloco inteiro dedicado às vozes femininas do Samba de BH, com apresentação de Luciene Gomes, Dóris do Samba, Ana Proença, Letícia Reis, Mariana Martins e Mônica Negona
– Apresentação de Aline Caldeira, Rainha do Carnaval de BH 2024 e Rafael Eduardo, Rei Momo do Carnaval de BH em 2012, 2017, 2019 e 2023
– Presença da Monarquia do Samba formada pela Rainha Sandra Veneno, Rei Paizinho do Cavaco e os príncipes Marcão do Pandeiro e Fabinho do Terreiro
– Presença da Velha Guarda do Samba de BH representada pelo seu presidente Carlinhos Visual