EmpresasNoticias

RHI Magnesita participa de debate sobre ações climáticas e sustentabilidade 

Empresa destaca compromissos e inovações para descarbonização e práticas ambientais no “Café da Manhã Consciente” em Belo Horizonte

A RHI Magnesita, líder global em refratários, participou, na quarta-feira (19/06), de um evento para debater a urgência de Ações Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13). O “Café da Manhã Consciente”, organizado pelo movimento Instituto Capitalismo Consciente – Belo Horizonte, com o apoio de entidades sociais e do Diário do Comércio, ocorreu na capital mineira. A multinacional explicou os compromissos adotados pela empresa para o processo de descarbonização das operações através de práticas sustentáveis.

Entre as ações, estão investir no desenvolvimento de novas tecnologias para evitar emissões de CO2; oferecer aos clientes soluções com total transparência de pegada de carbono; e trabalhar com parceiros da indústria para desenvolver novas soluções de energia renovável.

“A RHI Magnesita está trilhando o caminho para a descarbonização, desde a mineração até a produção do refratário. Atitudes sustentáveis e que respeitem o meio ambiente são observadas em toda nossa cadeia de produção. Isto tem gerado um ‘Ciclo do Bem’, inclusive entre nossos fornecedores”, explica Pedro Henrique Apipe, especialista do setor de Engenharia de Processos e Qualidade da RHI Magnesita.

Desenvolvimento sustentável

O crescimento sustentável é um elemento essencial da estratégia global da RHI Magnesita até 2025. Como signatária do Pacto Global, a empresa está dedicada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A multinacional estabeleceu metas, até 2025, em prol da sustentabilidade. Entre elas estão: reduzir as emissões de CO2 em 15% por tonelada de produto; diminuir em 5% o uso de energia por tonelada de produto; aumentar o uso de matéria-prima secundária em 15%; e reduzir em 30% as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) e óxido de enxofre (SOx). O fortalecimento de ações de segurança com meta de zero acidente e o aumento para 33% da presença feminina no Conselho e nos cargos de liderança sênior também estão na pauta.

“Estamos trabalhando para substituir, em nossa matriz energética, combustíveis pesados (mais poluentes) para mais limpos e sustentáveis. Na unidade de Uberaba, mudamos o petrol coke por carvão vegetal de origem renovável. Com a chegada de gás natural em Brumado (BA), até 2026, a gente espera reduzir em 30% a emissão de CO2 dos combustíveis na unidade local. Também estamos trabalhando em um projeto para mineralizar o CO2 para uso futuro nos refratários”, afirma Thalis Silva, especialista Ambiental e de Sustentabilidade na RHI Magnesita.

A reciclagem de refratários, realizada pela RHI Magnesita, também contribui diretamente para a redução das emissões de CO2 em suas operações. Em 2023, a empresa coletou aproximadamente 30 mil toneladas de resíduos refratários no Brasil, destinando-os para reaproveitamento. A utilização de minerais reciclados resultou em quase 47 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) que deixaram de ser emitidas na atmosfera.

Sobre a RHI Magnesita

A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com cerca de 16.000 funcionários em 47 unidades de produção, 8 instalações de reciclados e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende expandir ainda mais em mercados de alto crescimento, aproveitando sua liderança em receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada.

O Grupo mantém uma listagem premium na Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária no segmento principal da Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para mais informações, visite: www.rhimagnesita.com.

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo