Restaurantes Populares de Belo Horizonte recebem treinamento sobre receitas à base de vegetais
Parceria entre o Programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), da ONG Mercy For Animals, Humane Society International e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania trará novas receitas 100% vegetais
Belo Horizonte, julho de 2024 – Entre os dias 22 e 25 de julho, as equipes responsáveis pela cozinha dos quatro Restaurantes Populares de Belo Horizonte irão participar de treinamentos práticos com receitas 100% vegetais, desenvolvidas com novos ingredientes que vão incrementar as opções do cardápio. A iniciativa, que existe desde 2022, é fruto da parceria entre o Programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), operado pela ONG internacional Mercy For Animals, a Humane Society International (HSI), a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte (SMASAC) e a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN).
Os treinamentos serão realizados em cada um dos quatro Restaurantes Populares da cidade e terão a presença de uma chefe de cozinha profissional e o acompanhamento de duas profissionais de nutrição para ensinar as novas receitas. Entre elas estão hambúrguer de soja temperado com ervas frescas; torta de lentilha assada com recheio cremoso de couve-flor; quibe de forno com berinjela, proteína de soja e temperos frescos; torta de legumes salteados com massa proteica de grão-de-bico e moqueca capixaba de feijão branco com toque cítrico e ervas frescas.
Os Restaurantes Populares de Belo Horizonte já ofertam uma opção de proteína vegetal no cardápio de segunda a sexta, mas passam a oferecer agora maior diversidade de pratos. O incentivo ao consumo de proteínas vegetais é pautado em referências internacionais e nacionais, como a Organização Mundial da Saúde e o Guia Alimentar para População Brasileira, do Ministério da Saúde. O baixo consumo de frutas, grãos, hortaliças e legumes junto à elevada ingestão de alimentos de origem animal aumentam o risco de problemas de saúde pública, como obesidade, diabetes e câncer.
Com um time de nutricionistas e profissionais especializados, a equipe do ACB e HSI oferece gratuitamente consultoria completa para a implantação de cardápios sustentáveis, que inclui desenvolvimento de menus, capacitação presencial de profissionais da cozinha, materiais educativos e acompanhamento contínuo. As preparações são desenvolvidas em conjunto com as nutricionistas da prefeitura, considerando a cultura local e os ingredientes disponíveis na região, sempre buscando uma boa aceitação pelas pessoas usuárias.
A opção por proteínas vegetais tem um potencial de impacto ambiental enorme, além dos benefícios para a saúde. A metodologia científica utilizada pelo ACB e pela HSI estima que a substituição por uma opção vegetal uma vez por semana tem o potencial de preservar ao longo de um ano mais de 435 mil m2 de terras, o equivalente a mais de 43 campos de futebol; com economia de 690 mil litros de água azul, deixando de emitir mais de 150 toneladas de CO2(eq), que corresponde a mais de 1 milhão de quilômetros rodados em um carro popular.
Para saber mais sobre o ACB e a HSI e conhecer os recursos oferecidos gratuitamente para as instituições públicas, acesse alimentacaoconsciente.org.
Sobre a HSI
Com presença em mais de 50 países, a Humane Society International (HSI) trabalha em todo o mundo para promover o vínculo humano-animal, resgatar e proteger cães e gatos, melhorar o bem-estar dos animais de fazenda, proteger a vida selvagem, promover testes e pesquisas livres de animais, responder a desastres e enfrentar a crueldade com os animais em todas as suas formas. Em 10 países, trabalha com o programa de políticas alimentares à base de vegetais, apoiando empresas e governos locais na implantação de sistemas alimentares resilientes e sustentáveis. Saiba mais sobre nosso trabalho em hsi.org. Siga a HSI no Twitter, Facebook e Instagram.
Sobre a MFA
A Mercy For Animals é uma das maiores organizações sem fins lucrativos do mundo dedicada ao fim da exploração animal em fazendas industriais e na indústria da pesca. Fundada há 21 anos nos EUA e presente no Brasil desde 2015, a MFA atua em outros países da América Latina, no Canadá, na Índia e está expandindo operações no leste e sudeste asiático, para construir um sistema alimentar mais justo e sustentável. Para mais informações sobre a organização, acesse www.mercyforanimals.org.br.