Projeto Tambor Na Praça recebe Elisa de Sena
Apresentação gratuita acontece no dia 17 de novembro, na Praça da Saúde, em BH
O projeto Tambor na Praça, liderado por Maurício Tizumba, leva o som e a energia do Tambor Mineiro em shows instrumentais de percussão para praças públicas com a participação de convidados de diferentes linguagens musicais. A ideia é compartilhar ritmos, sons e promover a cultura e a música popular. A próxima edição do projeto acontece no dia 17 de novembro, domingo, às 11h, na Praça da Saúde, no bairro Grajaú, em Belo Horizonte, com entrada gratuita. A apresentação contará com a presença de Tizumba, Bloco Tambor Mineiro, Bloco Saúde e participação especial do cantora Elisa de Sena, artista mineira com importante atuação na música e nas artes cênicas, uma das fundadora do Coletivo Negras Autoras e da Coletiva Lugar de Mulher.
“O Tambor na Praça é um projeto que une a comunidade através da força do tambor, trazendo a energia e a alegria da nossa música para um espaço aberto e acessível a todos. E é com grande alegria que recebemos Elisa de Sena, uma artista que usa a sua arte e a sua voz para evocar a ancestralidade, liberdade, direito de ser e ocupar”, destaca Maurício Tizumba.
A presença do Bloco Saúde também é destaque no projeto. Formado por profissionais da saúde, o bloco demonstra que a música e a cultura são ferramentas essenciais para o bem-estar integral, reforçando a mensagem de que a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social. “O Bloco Saúde, está sempre com a gente, porque ele nasce exatamente do Tambor na Praça. A gente traz médicos cooperados, funcionários, colaboradores, pessoas ligadas à Unimed que, há quase 15 anos, vêm com a gente para as ruas, para as praças, levando muita alegria e festa”, comenta Tizumba.
Elisa de Sena representa o atual momento da música em Belo Horizonte, uma cena que, nos últimos anos, tem sido protagonizada principalmente por mulheres. É uma artista com formação na música e nas artes cênicas, com mais de 20 anos de experiência nas artes e, atualmente, tem trabalhado prioritariamente como cantora, compositora e percussionista. Integra o Grupo Tambor Mineiro, é uma das fundadoras do Coletivo Negras Autoras e da Coletiva Lugar de Mulher. Lançou, em 2017, seu primeiro single Magia e, em 2019, o primeiro álbum solo, Cura, com a chancela da Natura Musical. Nos últimos anos, lançou diversos singles em parceria com outros artistas. Ao longo de sua trajetória, Elisa já se apresentou na Grécia, na República Dominicana, Portugal, em Nova Orleans e em algumas cidades do Brasil. A artista vem se firmando seu nome na cena musical de Minas Gerais, trazendo também no seu trabalho a temática anti-racista e feminista. Elisa traz em seus shows uma potência criativa e transformadora, em que mescla elementos digitais com os timbres do tambor. A proposta está em consonância com o seu propósito enquanto artista, que trabalha a Transmutação através da música e carrega em si a responsabilidade social, como agente cultural por meio da sua luta, levando alegria energia ao seu público.
Tambor na Praça
O projeto é liderado por Maurício Tizumba, que se apresenta originalmente ao lado do Bloco Tambor Mineiro e do Bloco Saúde, grupo de percussão formado por médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH, cujo objetivo é levar música para espaços públicos de forma voluntária. Juntos, ocupam as praças de BH e região metropolitana com os tambores de Minas Gerais, sempre trazendo um grupo ou artista convidado para compartilhar ritmos e sons.
Próximas edições do Tambor na Praça
A programação do Tambor na Praça em 2024 teve início em agosto com a violoncelista Carolina Rodrigues. Até dezembro, o projeto seguirá realizando mais quatro intervenções em espaços públicos. Dia 24 de novembro, às 11h, recebe o cantor e ator Luiz Rocha, na Praça Milton Campos, em Betim. Dia 1º de dezembro, às 11h, na Praça Amadeo Lorenzato, no bairro Pilar, quem participa é Matéria Prima; e, no dia 8 de dezembro, às 16h, a convidada é a Adrianna, na Praça Floriano Peixoto, BH.
Instituto Unimed – BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
SERVIÇO
Tambor na Praça recebe Elisa de Sena
17 de novembro, domingo, 11h, na Praça da Saúde, bairro Grajaú, em Belo Horizonte
Entrada gratuita
Informações @ciburlantins