Alunos da Escola Municipal de Ribeirão do Eixo que leram pelo menos seis livros entre julho e dezembro receberam medalhas pelo Projeto “Ler é viver”. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a siderúrgica Gerdau, e visa combater o analfabetismo funcional, considerado um dos maiores geradores de desigualdade social no Brasil.
O projeto oferece livros de literatura infantojuvenil para todas as turmas participantes da instituição. As obras podem ser lidas na escola ou levadas para leitura em casa. Depois, as crianças participam de oficinas de contação de histórias, que as incentiva a interpretar o que leram.
No final do semestre, os alunos são premiados de acordo com seu desempenho. Para ganhar a medalha de bronze, é preciso ler e interpretar entre seis e 12 livros, enquanto para garantir a medalha de prata, é preciso ter lido e interpretado de 13 a 15 obras. Já a medalha de ouro exige que os alunos leiam e interpretem mais de 15 livros, além de responderem a uma pergunta interpretativa.
“Esse projeto é desenvolvido na Escola Municipal de Ribeirão do Eixo desde 2022 e é um sucesso. Ele torna a leitura mais atrativa para os alunos e nos ajuda no processo de alfabetização. Esse é um dos fatores que contribuem para termos resultados tão positivos nessa área”, destacou a secretária de Educação, Iracema Mapa.