EmpresasNoticias

Projeto de arte-educação ministra imersão gratuita de grafite em escola pública

Durante um mês, Fábrica de Graffiti cerca de 100 alunos terão a oportunidade de aprender os fundamentos da arte de rua com conteúdos práticos

Foto: Divulgação Fábrica de Graffiti

A cidade de João Monlevade (MG) se prepara para receber mais uma edição do Fábrica de Graffiti, iniciativa que humaniza distritos industriais por meio da arte de rua. Desta vez, o evento, que acontece de 12 de agosto a 4 de setembro, terá um formato especial. A proposta é unir a arte e a educação. Durante um mês, cerca de 100 alunos da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro, na cidade, terão a oportunidade de passar por uma imersão para aprender técnicas do grafite.
A iniciativa conta com a parceria de arte-educadores experientes, que vão contribuir com a montagem do material didático. Além disso, a fachada da escola será revitalizada com um painel de grafite produzido por artistas visuais do Fábrica de Graffiti. “Essa ação não apenas leva cor e vida ao ambiente escolar, mas funciona como uma demonstração prática do impacto positivo da arte de rua na comunidade”, avalia a produtora-executiva do Fábrica de Graffiti, Paula Mesquita.
Serão ministradas duas aulas por semana durante um mês. Ao final do Curso de Grafite, os alunos também terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam grafitando três salas da escola, como um legado artístico e inspirador para os futuros estudantes. “Essa atividade final reforça a missão do Fábrica de Graffiti de utilizar a arte como ferramenta de transformação social”, complementa Paula.
Também será feita a pintura da fachada da escola, de 183 m², por artistas visuais parceiros do Fábrica de Graffiti. A 16ª edição do Fábrica de Graffiti conta com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que já apoiou a humanização de distritos industriais em João Monlevade, com destaque para a pintura da maior empena do interior de Minas, em 2021, com 18 metros de altura e 50 comprimento, feita por 14 artistas visuais.
Sobre a Fábrica de Graffiti – Humanizar distritos industriais por meio da arte urbana e democratizar o acesso à arte são os propósitos que movem a Fábrica de Graffiti. Realizando projetos de arte urbana por meio de Leis de Incentivo à Cultura, é responsável pela pintura dos maiores murais de graffiti de Minas Gerais e Bahia e do maior da América Latina, no Rio de Janeiro. Todos os projetos desenvolvidos levam em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU), com igualdade de gênero, práticas ambientais sustentáveis, promoção de educação de qualidade e geração de renda para artistas locais. Saiba mais em www.fabricadegraffiti.com.br.

 

Sobre a ArcelorMittal – Líder no Brasil na produção de aço e um dos maiores em mineração no mundo, o Grupo ArcelorMittal possui clientes em 155 países e conta com cerca de 127 mil empregados. Em seus 14 centros de pesquisa, 1.700 pesquisadores desenvolvem produtos e processos mais eficientes voltados a gerar valor para os clientes e assegurar o crescimento futuro. A ArcelorMittal Brasil opera na produção de aços no país, com capacidade instalada superior a 15,5 milhões de toneladas/ano . Com unidades industriais em oito estados, emprega 20 mil pessoas. Produz aços longos e planos de alta qualidade para indústrias automobilísticas, de eletrodomésticos, embalagens, construção civil e naval. Também atua em mineração, geração de energia, produção de biorredutor renovável e tecnologia da informação. Sua ampla rede de distribuição e serviços atende às demandas dos mercados doméstico e internacional.

 

Sobre a Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo