
A cada frete realizado, uma nova árvore pode nascer. Com essa proposta simples e potente, a RHI Magnesita lançou o projeto “O Frete Muda”, que une logística e sustentabilidade para promover a recuperação de áreas degradadas. Transportadoras parceiras da empresa passam a receber mudas de árvores proporcionais ao volume de fretes realizados, assumindo o compromisso voluntário de plantá-las.
Todas as transportadoras que atendem à RHI Magnesita podem participar da iniciativa. A adesão é livre e o número de mudas varia conforme um fator de conversão escolhido por cada empresa. As mudas são disponibilizadas em três viveiros mantidos pela RHI Magnesita, localizados em Brumado (BA), Coronel Fabriciano (MG) e Onça do Pitangui (MG).
“O Frete Muda é mais uma oportunidade de transformar a atuação da RHI Magnesita em um benefício coletivo. Não só apoiamos o plantio, como incentivamos nossos parceiros a se tornarem multiplicadores de impacto positivo para o meio ambiente”, afirma Carlos Eduardo Rodrigues, gerente de Meio Ambiente da RHI Magnesita para América Latina.
Orientações para um plantio eficaz
Para orientar as transportadoras, a empresa criou uma cartilha com dicas sobre o preparo do solo, o plantio e os cuidados com as mudas. O projeto prevê ainda uma premiação anual, que reconhecerá simbolicamente as três empresas mais engajadas.
As duas primeiras transportadoras que confirmaram participação assumiram o protagonismo na largada do projeto e serviram como inspiração para os demais parceiros. A Transita Logística Itaúna, que receberá cerca de 100 mudas, celebrou a iniciativa. “Ao atrelar a operação logística à recuperação ambiental, criamos uma cadeia de valor que vai além do transporte. Estamos orgulhosos em fazer parte deste movimento”, afirma Helder Andrade, responsável pelo setor comercial da empresa.
Outra parceira é a Comtrasil, que receberá aproximadamente 740 mudas. “Cada uma dessas plantas representa não apenas o cuidado com o meio ambiente, mas também o compromisso com um futuro mais sustentável e consciente. Acreditamos que, ao plantar essas mudas, estamos plantando as sementes de um amanhã melhor”, explica Taiane Ferreira, responsável pelo controle de qualidade da transportadora.
Além dessas, outras transportadoras já estão engajadas, fortalecendo a rede de parceiros comprometidos com a causa ambiental.
Além de colaborar com a recuperação de áreas degradadas, o plantio de árvores contribui para o equilíbrio do clima, a preservação da biodiversidade, a proteção do solo e o aumento da qualidade de vida em diversas regiões.
Sobre a RHI Magnesita
A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com mais de 20.000 funcionários em 68 unidades de produção, 10 unidades de reciclagem e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende alavancar sua liderança em termos de receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada para atingir estrategicamente os países e regiões que se beneficiam de perspectivas de crescimento econômico mais dinâmico.
O Grupo está listado na categoria Equity Shares (Commercial Companies) (“ESCC”) da Lista Oficial da Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária na Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para obter mais informações, acesse o site da RHI Magnesita .