PROGRAMA DE TELEOFTALMOLOGIA CHEGA A JURUAIA PARA REALIZAR MAIS DE 400 ATENDIMENTOS PELO SUS

Os cuidados com a saúde ocular são um desafio no Brasil. A especialidade lidera as filas de espera para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e, segundo dados oficiais, o tempo médio para o atendimento chegou a 83 dias no ano passado. A falta de infraestrutura e a ausência de profissionais especializados disponíveis em regiões mais remotas colocam em risco a saúde primária da população e podem comprometer o futuro de vários pacientes. Por isso, alguns municípios têm investido em soluções alternativas, que ofereçam eficiência, precisão diagnóstica e resolutividade em tempo real.
Um exemplo é a cidade de Juruaia (MG) que recebe neste mês o programa de teleoftalmologia VirtùAL, desenvolvido com exclusividade pela Virtù Oftalmologia, para atendimento às demandas do SUS. A parceria firmada com a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Saúde, tem o objetivo de zerar a fila de espera por consultas oftalmológicas no município, garantindo mais saúde e qualidade de vida aos moradores.
Serão realizadas mais de 400 consultas ao longo de agosto, o que representa um avanço importante nos cuidados com a saúde ocular na cidade. Os atendimentos acontecerão de acordo com os horários agendados, na Unidade de Saúde da Família (ESF), a partir desta semana, garantindo mais agilidade, segurança e comodidade aos pacientes.
Tecnologia a serviço da saúde
A iniciativa pioneira e inovadora compõe o ecossistema integrador de soluções em Oftalmologia da Virtù. O programa leva para diferentes localidades o atendimento de teleoftalmologia, onde os pacientes realizam consultas completas à distância, com o suporte de tecnologia de ponta, inteligência artificial e médicos especialistas.
“Através da plataforma VirtùAL, nossa ferramenta exclusiva de Teleoftalmologia, integramos tecnologia, gestão e cuidado em um só fluxo, sempre com um olhar humanizado. Nosso objetivo é ajudar os municípios a zerar as filas de espera da especialidade, oferecendo tratamento eficiente com resultados imediatos”, afirma Dr. João Neves de Medeiros, presidente da Virtù.
As consultas virtuais são desenvolvidas por médicos especializados, que estão preparados para oferecer a melhor experiência às pessoas, superando qualquer barreira física, com acolhimento e um alto padrão de segurança e eficiência. “Os pacientes passam por uma triagem técnica realizada por uma equipe presencial, com o auxílio de equipamentos de ponta. Em seguida, entram em consulta oftalmológica remota com um dos médicos especialistas que está em nossa sede, em Belo Horizonte. Com o auxílio de tecnologia e inteligência artificial, o médico realiza os exames necessários para o diagnóstico, analisa e registra o caso em um prontuário digital e, em seguida, prescreve as indicações”, revela Dr. Neves.
O especialista reitera a importância da atenção primária à saúde ocular, já que cerca de 85% das doenças são diagnosticáveis e tratáveis. “Iniciativas como esta democratizam o acesso à saúde ocular e transformam a realidade dessas pessoas a partir de resultados concretos, restabelecendo a visão, devolvendo a autonomia e preservando a dignidade”, explica o médico.
Para mais informações, acesse o site: virtu.med.br.