
A Plena Alimentos, uma das maiores empresas do segmento de proteína bovina do país e integrante do Grupo CDM, foi destaque nos principais rankings empresariais de 2025. A companhia também se consolidou entre as maiores do agronegócio brasileiro.
No ranking 500 Maiores do Agronegócio da Revista Globo Rural, elaborado em parceria com a Serasa Experian, a Plena aparece na 128ª posição por receita líquida, com avanço de 12 posições em relação ao levantamento anterior. No recorte setorial, a empresa ocupa o 8º lugar entre as maiores companhias de proteína bovina do Brasil, além de se destacar com a primeira colocação em liquidez corrente entre as empresas do setor.
No anuário Época Negócios 360, que avalia as melhores empresas do Brasil a partir de seis dimensões estratégicas, a Plena está entre as 450 companhias mais bem avaliadas do país, com 272 pontos, e ocupa a 154ª posição no pilar de desenvolvimento financeiro. No ranking geral das 500 maiores empresas, a companhia alcançou a 411ª colocação, avançando em relação a 2023, quando ocupava a 440ª posição. No período analisado, a empresa registrou receita líquida de R$ 3,02 bilhões, crescimento de 19,6%, e lucro líquido de R$ 96,7 milhões, alta de 61,5%.
No cenário estadual, a Plena integra o ranking da Mercado Comum, que reúne as 100 maiores empresas de Minas Gerais. A companhia ocupa a 58ª posição por patrimônio líquido, a 76ª colocação por lucro líquido e figura como a segunda maior empresa do estado no setor de produção alimentícia.
Segundo o CEO da Plena Alimentos, Paulo Emílio Franco Prado, os resultados refletem uma estratégia consistente de crescimento. “Os rankings mostram que estamos evoluindo de forma sustentável, com foco em eficiência operacional, governança e investimentos estruturantes. Mais do que números, esses reconhecimentos reforçam a confiança do mercado em nossa gestão e nosso modelo de negócio”, afirma.
Sobre a Plena Alimentos
A Plena Alimentos é uma das maiores empresas do segmento de proteína bovina do país e tem atuação expressiva no mercado internacional. Atualmente, exporta para 50 países com alta exigência de padrão de qualidade e possui certificações que permitem operar nesses mercados no mundo inteiro.
Com cerca de 2.800 colaboradores, mantém unidades em São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Goiás: três plantas industriais de abate de bovinos, uma para beneficiamento de carnes e uma central de armazenagem e distribuição de produtos alimentícios. Há 35 anos, a empresa é reconhecida pela qualidade e procedência dos produtos, utilizando as melhores práticas produtivas e seguindo protocolos pautados pelo Mapa (Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
A Plena Alimentos integra o Grupo CDM, que é composto também pela Agropecuária Grande Lago (a maior e uma das mais modernas operações de confinamento da América Latina), Transquali (empresa de logística do grupo) e Petsko (unidade de negócios para a produção e comercialização de snacks naturais no segmento Pet).



