Você sabia que a roupa que você escolhe e aquele seu perfume caríssimo não são o que fazem de você uma pessoa interessante e atraente? Pode parecer surpreendente, mas um estudo publicado na revista científica British Journal of Social Psychology comprovou isso e revelou que a característica mais atrativa em outra pessoa é a gentileza, também chamada de pró-socialidade. Os pesquisadores investigaram a área “ainda pouco explorada” de como esse comportamento impacta a ideia de beleza. E você aí se preocupando só com o básico!
“E não é à toa que mulheres cada vez mais procuram por homens maduros e gentis. Atualmente, percebemos muitos adeptos aos relacionamentos Sugar, ou seja, relações hipergâmicas, e é fácil notar esse comportamento gentil e generoso. Os Sugar Daddies são homens experientes e bem-sucedidos que, por serem mais maduros, lidam de forma mais altruísta com as situações do dia a dia e são muito generosos. Eles entendem a importância de apoiar e ajudar no crescimento pessoal e profissional da Sugar Baby e estão prontos para investir sua riqueza para que isso aconteça. Não é surpresa que eles valorizem tanto estar com alguém que também seja gentil, já que sabem que isso faz toda a diferença”, comentou Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos no MeuPatrocínio.
Estudo revela: Ser gentil aumenta sua atratividade
Para chegar aos resultados, a equipe fez uma série de experimentos com 4.192 participantes. Eles receberam fotos de passaporte de homens e mulheres sorrindo, junto com descrições sobre suas personalidades. Essas descrições incluíam traços como gentileza, tipo de humor e inteligência. Os participantes, então, avaliaram o quão atraente achavam cada pessoa. Os pesquisadores notaram que aqueles com características pró sociais foram vistos como os mais bonitos fisicamente.
A equipe explica que, embora outros traços de personalidade também sejam valorizados, o estudo mostra que a pró-socialidade tem um impacto maior nas percepções de beleza do que outros aspectos positivos, como o humor ou a inteligência. Eles destacam que, no nível individual, praticar atos de gentileza e ajudar os outros pode levar a avaliações mais favoráveis da aparência de alguém.
“A atração envolve muito mais do que só o visual, tem a ver com como a pessoa se comporta e se relaciona. Alguém que é gentil, sabe ouvir e se comunica bem acaba sendo mais interessante, porque faz os outros se sentirem à vontade e valorizados. No final das contas, a beleza física pode até chamar a atenção de imediato, mas são essas qualidades emocionais e de personalidade que criam uma conexão mais forte e duradoura, tornando tudo mais leve, que é o que mais conta em uma relação”, concluiu Caio.