CulturaNoticias

Paulo Roberto Haddad toma posse na Academia Mineira de Letras

O economista, professor, escritor e ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, ocupará a cadeira de Nº 20 da AML. A cerimônia acontece no dia 13 de dezembro, sexta, a partir das 20h, no auditório da AML, para convidados.

No dia 13 de dezembro, sexta, a partir das 20h, será realizada a cerimônia de posse de Paulo Roberto Haddad, cuja trajetória – como professor, gestor público e integrante de governos democraticamente eleitos – marcou a cena política mineira. Paulo Roberto Haddad será recepcionado em discurso do acadêmico Amílcar Martins. O evento acontece para convidados no auditório da AML, em Belo Horizonte.

Sobre a chegada do novo acadêmico, o presidente da Academia Mineira de Letras, Jacyntho Lins Brandão, comenta: “O professor Paulo Haddad tem uma vida repleta de realizações, seja como docente da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, seja como fundador e primeiro diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR), além de Secretário de Planejamento e da Fazenda de Minas Gerais e, enfim, Ministro da Fazenda durante o governo de Itamar Franco. A par disso, possui extensa obra publicada na forma de artigos e muitos livros”.

Sobre a atuação de Haddad, o acadêmico Ângelo Oswaldo de Araújo Santos relembra:  “Quando secretário de Planejamento de Minas Gerais e futuro ministro, Paulo Haddad conferiu aos temas da cultura uma atenção exemplar e evidenciou o seu impacto no campo econômico e na dinâmica social. É um estudioso da história mineira pelo viés econômico, na lição de Francisco Iglésias, e dará continuidade a esse foco que guiou a mirada de Hindemburgo Pereira Diniz”, diz.

O presidente emérito da Academia Mineira de Letras, o jornalista e escritor Rogério Faria Tavares, destaca“Paulo Haddad dedicou a vida a lecionar. Formou gerações e gerações de economistas. É professor emérito da UFMG. Um dos prêmios mais importantes concedidos aos estudantes de Economia no país leva o seu nome. Além disso, foi gestor público competente, atento ao tema do Desenvolvimento Regional. Sua chegada à Academia é o reconhecimento de sua trajetória, sempre dedicada ao bem comum e a Minas Gerais.”

 

Sobre Paulo Roberto Haddad

Paulo Roberto Haddad nasceu em Oliveira, Minas Gerais, em 18 de julho de 1939. Economista Graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, em 1962, cursou Especialização em Planejamento Econômico no Instituto de Estudos Sociais em Haia  (Holanda), 1965/66. Em sua trajetória como economista, foi Professor Titular da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, fundador e primeiro diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (CEDEPLAR/UFMG), 1968/1973, tendo publicado diversos livros e artigos em revistas especializadas no Brasil e no Exterior. Foi professor das Nações Unidas em cursos no Chile, Uruguai, Colômbia e Brasil,  desde 1980 e Primeiro Secretário-Executivo da Associação Nacional de Centros de Pós-graduação  em Economia – ANPEC, 1971/1973, além de Professor convidado da Universidade de Vanderbilt (USA), 1970. Em 30 de agosto de 1994 recebeu o  título de Professor Emérito, conferido pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo participado de vários congressos científicos com apresentação de trabalhos.

No setor público ocupou cargos de destaque em Minas Gerais e no Governo Federal: foi Ministro de Estado da Fazenda, 01/93 a 03/93 e Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação da Presidência da República, 10/92 a  01/93. Foi Secretário da Fazenda do Governo do Estado de Minas Gerais, de 03/82 a 03/83 e Secretário de Planejamento do Governo do Estado de Minas Gerais, de 03/79 a 03/82 tendo sido responsável pela elaboração e execução de diversos programas governamentais: Programa de Desenvolvimento da Agricultura de Baixa Renda, Programas de Desenvolvimento de Comunidades (PRODECOM), e outros. Participou da negociação e aprovação de recursos financeiros para a execução de programas de desenvolvimento no  Banco  Mundial, no Banco Interamericano de Desenvolvimento, no KFW (Alemanha), na ONU, na GTZ (Alemanha).

Paulo Haddad foi também Consultor da OEA nos programas: PRODIAT (Programa de Desenvolvimento Integrado da Bacia Araguaia – Tocantins), do PLANVASF (Programa de Desenvolvimento do Vale São Francisco), 1986/90,  Consultor do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em estudos na Amazônia, 1989/94 e em outros estudos de desenvolvimento sustentável de 1999 a 2002, Consultor do Banco Mundial em estudos para o desenvolvimento urbano no Nordeste, 1986, entre outros trabalhos em diversas empresas públicas e privadas.

Sua obra publicada abrange diversos temas como a Contabilidade Social e Economia Regional, (1976), Participação, Justiça Social e Planejamento (1980), Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (2015), Economia Peregrina (2015),  Economia de uma Sociedade Desigual (2016),  Desempregados e Desalentados: Até Quando? Editora (2016), Economia Ecológica e Ecologia Integral (2017),  Uma Introdução a Economia do Século XXI. (2018), O Colapso dos Ecossistemas no Brasil: Uma Perspectiva Histórica (2019), A Amazônia e as Ideologias Ambientalistas (2021), Como as Regiões se Desenvolvem – Narrativas (2021) Planejamento e Políticas Públicas no Brasil (2021), Dez Crônicas sobre o Presente e o Futuro da Economia Brasileira (2024).

SERVIÇO

Solenidade de Posse do economista e professor Paulo Roberto Haddad

 na Academia Mineira de Letras

13 de dezembro, sexta-feira

Presencial – para convidados

Local: Palacete Borges da Costa

19h30

– Reunião dos acadêmicos com novo acadêmico no Palacete, para fotografia oficial.

Local: Auditório da AML

20h

– Abertura da sessão solene pelo Presidente da AML

– Composição da mesa de honra

– Nomeação da comissão para a condução do novo acadêmico

Observação: O novo acadêmico ficará aguardando no Palacete. De lá será conduzido por um acompanhante à entrada do edifício Vivaldi Moreira, quando será recepcionada pela comissão de condução, que o levará ao palco do auditório.

– Registro das presenças  pelo Presidente da AML

– Execução do Hino Nacional

– Leitura do Termo de Posse pelo Acadêmico  Secretário Geral da AML.

– Assinatura do Termo de Posse pelo Presidente e o novo Acadêmico.

– Declara empossado o Novo Acadêmico (Presidente da AML)

– Leitura do Diploma pelo Secretário Geral (ou substituto)

– Convite a um acadêmico da casa para entrega do Diploma de Posse ao novo acadêmico

– Entrega do Diploma ao empossado.

– Palavras introdutórias pelo Presidente da AML.

– Leitura do discurso de recepção pela Acadêmica responsável
– Leitura do discurso de posse do Novo Acadêmico

– Encerramento da Sessão Solene pelo Presidente da Academia.

– O Presidente informa que o acadêmico receberá os cumprimentos no salão do segundo andar.

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo