EntretenimentoEventos

Paulista, Academia Gaviões mira mercado mineiro em plano de expansão

Academia Gaviões é um dos destaques da Feira da Franquia BH, que será realizada de 15 a 17 de agosto no BH Shopping. Investimento pode variar de R$ 2,8 milhões a R$ 4 milhões

A academia Gaviões, reconhecida pela ABF como a melhor franquia fitness do país em 2024, chega a Belo Horizonte com planos ambiciosos de expansão. A rede, que possui mais de 60 unidades no país em modelo 24 horas e fatura anualmente mais de R$ 300 milhões, será um dos destaques da Feira da Franquia BH, que acontece de 15 a 17 de agosto no BH Shopping. O investimento para se tornar um franqueado da Gaviões varia de R$ 2,8 milhões a R$ 4 milhões.

Conforme o Panorama Setorial da Fitness Brasil, os números do mercado fitness no país são animadores, com uma movimentação de cerca de R$ 12 bilhões por ano. Apesar do crescimento acelerado, o setor ainda possui grande potencial a ser explorado. Enquanto nos Estados Unidos 1 a cada 5 pessoas frequentam academias, no Brasil esse número é de apenas 1 a cada 22. É nesse cenário que a Academia Gaviões, consolidada como a primeira rede 24 horas do país, busca expandir sua atuação no mercado mineiro e também nacional.

Trajetória de sucesso

Fundada em 1974 em uma pequena garagem na zona norte de São Paulo pelo professor de Karatê Leo Aguiar e sua esposa Roseli Aguiar, a então “Gaviões do Karatê”, transformou-se em um case de sucesso. Nos anos 2000, a empresa inovou, expandiu suas modalidades e implantou o pioneiro modelo de funcionamento 24 horas, consolidando sua força no setor.

Em 2019, a empresa iniciou o processo de expansão por meio de franquias e os números dispararam. Atualmente, a rede conta com mais de 60 unidades em estados como São Paulo, Ceará, Tocantins, Bahia, Ceará e Santa Catarina, além de três unidades no Paraguai. A rede contabiliza mais de 200 mil alunos ativos e um faturamento anual de mais de R$ 300 milhões.

 

Mercado estratégico

A aposta no mercado mineiro faz parte do plano de expansão da Gaviões, que busca mercados estratégicos. “Minas Gerais se destaca por sua dimensão territorial, economia diversificada e forte cultura empreendedora. Além disso, identificamos uma demanda crescente por academias acessíveis, modernas e com operação eficiente no estado”, afirma Diogo Sienna, coordenador de expansão da Academia Gaviões. E acrescenta. “Fizemos estudos de viabilidade que apontaram alta aderência ao modelo de negócio da Gaviões e um potencial relevante para novas unidades”.

Para Arvid Auras, administrador e idealizador da Feira da Franquia BH, a presença da Academia Gaviões reforça o potencial do estado. “Assim como a Gaviões, temos diversos exemplos de empresas que buscam ampliar sua atuação em Minas Gerais. O estado é forte economicamente, tem boa localização geográfica no sudeste, tem um público interessado em novidades e conta com boas cidades. Temos certeza de que as novidades serão bem aceitas pelos empreendedores mineiros que buscam bons negócios para investir”, comenta.

Suporte

Entre os diferenciais da rede está o pioneirismo, a alta rentabilidade, estrutura e suporte ao franqueado, conta Diogo Sienna. “A Academia Gaviões se orgulha de ser a primeira no país a funcionar 24 horas por dia, todos os dias, incluindo feriados. Além disso, possui a menor taxa de royalties do mercado fitness (apenas 5%) e um histórico de zero unidades fechadas em toda a sua trajetória”.

Com mais de 2500 alunos por unidade e mais de 25 modalidades em uma única estrutura, a Academia Gaviões oferece ao franqueado suporte desde a pré-inauguração com estudo de geomarketing, escolha de pontos, projeto arquitetônico, gestão de obra, treinamento de equipe até o pós-inauguração com consultoria permanente, acompanhamento de resultados, marketing e assistência operacional 24 horas, sete dias por semana.

Aporte e futuro

Segundo a empresa, o investimento para uma unidade Gaviões varia conforme o tamanho, partindo de R$ 2,8 milhões para um espaço de 900 m²; R$ 3,5 milhões para 1.100 m² e R$ 4 milhões para 1.500 m². O potencial de faturamento pode chegar a R$ 6 milhões e lucratividade média de R$ 300 mil. O retorno do investimento pode levar até 30 meses.

Com 150 unidades em desenvolvimento em 2025, a Academia Gaviões tem também metas expressivas de expansão para os próximos anos. A expectativa é de ampliar sua atuação em todo o território nacional, crescer no mercado latino-americano, chegar nos Estados Unidos e na Europa.

Paulo Gomes

Jornalista | Repórter Momento Celebridade TV Band Minas | Cronista Esportivo @agotv @momentocelebridadetvbandminas @conexãoinforma |

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo