NoticiasOuro Branco

Ouro Branco inova e se torna a primeira cidade do Alto Paraopeba a implantar telemedicina nas UBSs

A iniciativa vai permitir que a população tenha acesso a atendimento médico remoto, com segurança, qualidade e agilidade

A cidade de Ouro Branco acaba de dar um passo importante rumo à modernização da saúde pública. A Prefeitura lançou oficialmente o Projeto Saúde Conectada, que torna o município o primeiro da região a implantar o serviço de telemedicina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A iniciativa vai permitir que a população tenha acesso a atendimento médico remoto, com segurança, qualidade e agilidade.

O serviço já está sendo implantado em quatro unidades: UBS São Francisco, Luzia Augusta, Olaria e João Gote. A proposta é garantir um atendimento mais rápido, evitar filas e ampliar o acesso à saúde, principalmente para quem tem dificuldade de locomoção ou vive em regiões mais afastadas do centro urbano.

“Estamos vivendo o presente com olhos no futuro. Inovar é cuidar, e essa conquista representa um passo decisivo para uma saúde mais humanizada, acessível e eficiente”, afirma o prefeito Sávio Fontes, que comemorou o início do projeto como um marco para o município.

Com a nova ferramenta, os pacientes poderão realizar teleconsultas com médicos generalistas e especialistas, em áreas como: Alergia e Imunologia, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Dermatologia, Endocrinologia, Neurologia, Psiquiatria, Pediatria, Reumatologia, entre muitas outras.

As consultas acontecem por meio de plataformas digitais e estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Durante os atendimentos, os profissionais poderão emitir receitas, atestados e encaminhamentos médicos de forma totalmente digital, oferecendo mais comodidade e rapidez no cuidado com os pacientes.

A iniciativa segue modelos já aplicados com sucesso em cidades como Vitória (ES), Recife (PE) e também pelo Exército Brasileiro. Agora, Ouro Branco se junta a esse seleto grupo, investindo em tecnologia para aprimorar o sistema público de saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a telemedicina vem para complementar os atendimentos presenciais e tornar o atendimento à população mais eficiente e resolutivo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo