“obracabada”: últimos dias para conferir a exposição de Ricardo Aleixo na Mitre Galeria
Poeta, performer, ativista cultural e imortal da Academia Mineira de Letras, Ricardo Aleixo apresenta seu processo criativo multifacetado em um conjunto inédito de obras, com curadoria de Natália Alves
A terceira mostra individual do multiartista Ricardo Aleixo permanece em exibição na Mitre Galeria até a sexta-feira, 11 de outubro. Com curadoria de Natália Alves, a exposição é a primeira solo de Aleixo realizada em uma galeria particular, com uma seleção de obras que exploram a interseção entre diferentes linguagens artísticas, refletindo a vocação interdisciplinar do artista. Ao longo de sua carreira, Aleixo vem desafiando as fronteiras entre poesia, artes visuais e música, e essa mostra não é exceção, reunindo desenhos, poemas caligráficos, os inovadores “poemantos” — forma de “arte vestual” criada pelo artista, em diálogo com Arthur Bispo do Rosário e Hélio Oiticica — além de instalações de arte sonora.
Ricardo Aleixo é um artista que transita por diversas mídias, unindo poesia, prosa, filosofia, etnopoética, antropologia, história, música, radioarte, artes visuais, vídeo, dança, teatro, performance e estudos urbanos. Eleito imortal pela Academia Mineira de Letras em 2024, Aleixo tem sua obra reconhecida dentro e fora do Brasil, com crescente impacto em países como Estados Unidos, Portugal, França e México. Sua prática artística é marcada pelo hibridismo, e sua obra reflete uma crítica às fronteiras entre diferentes formas de expressão, resultando em uma “arte/poesia do ‘entre'”, como define a curadora.
Rodrigo Mitre, fundador da Mitre Galeria, destaca que “a mostra é uma oportunidade de conhecer o vigor criativo de Ricardo Aleixo, um artista que, com sua genialidade, conquistou um lugar de destaque na arte nacional. Um criador nato, que se expressa independentemente de plataformas ou formatos e traz reflexões pertinentes ao nosso tempo.” Essa proposta está em consonância com a missão da galeria de fomentar um imaginário social diversificado e efervescente, sempre buscando contribuir para a transformação positiva por meio da arte.
A exposição “obracabada” pode ser visitada até o dia 11 de outubro na Mitre Galeria, localizada na Rua Tenente Brito Melo, 1217, Barro Preto, em Belo Horizonte.
SERVIÇO
Exposição “obracabada”, de Ricardo Aleixo
Até dia 11 de outubro
Mitre Galeria: Rua Tenente Brito Melo, 1217 – Barro Preto, Belo Horizonte – MG
mitregaleria.com
Instagram: @mitregaleria
(31) 3567-0881