Neste sábado (3/8), Instituto Cervantes de BH oferece oficinas gratuitas e sorteia bolsa de estudo
Atrações fazem parte da programação Jornada de Portas Abertas, que convida a comunidade a unir aprendizado e lazer
Após a intensa programação de encontros culturais e aulas demonstrativas em julho, o Instituto Cervantes abre mais uma vez suas portas à comunidade, no sábado, dia 3 de agosto. Na data, o local celebra o início do segundo semestre, convidando o público a viver experiências que combinam aprendizado e lazer. Além de oficinas gratuitas, o instituto realiza sorteio de brindes, como uma bolsa de estudo de 50% de desconto.
A intenção é criar um momento especial para quem deseja conhecer melhor o Cervantes. As oficinas exploram tradições espanholas, da arte à gastronomia, e oferecem um momento de descontração e relaxamento. “Nós no Cervantes sempre tentamos fortalecer essa ligação com a comunidade. Uma instituição de ensino precisa partilhar os conhecimentos que cria e, por aqui, o aprendizado do espanhol sempre é acompanhado por programações diferenciadas, para além da sala de aula. Aprender não precisa ser tedioso e maçante”, comenta Eduardo Maura, diretor do Instituto Cervantes em Belo Horizonte.
A instituição segue com a base de ensinar espanhol de forma aliada à cultura espanhola, sempre tentando promover espaços de troca entre os alunos, os professores e a comunidade.
PROGRAMAÇÃO
A programação começa convidando os visitantes a relaxarem, enquanto aprendem espanhol, com a prática do Jin Shin Jyutsu, conduzida pela professora Sabrina Fonseca. O recurso terapêutico busca harmonizar a energia vital, utilizando as mãos para ativar diferentes pontos do corpo.
Em seguida, os professores Thaís Maya e Micael Pancrácio convidam o público a conhecer uma parte importante da cultura espanhola. Na oficina, exploram diferentes vertentes do flamenco, ditas como “palos”. Cada “palo” do flamenco tem uma origem e história própria, definindo o ritmo, a estrutura e a métrica do que vai ser executado, seja cantando, tocando ou dançando.
A gastronomia também tem espaço garantido na programação. Os visitantes poderão aprender uma receita simples e tradicional espanhola, a “tortilla de patatas”. Para finalizar, uma degustação de tapas típicas espanholas, acompanhadas de sangria, e sorteio de brindes especiais, como uma bolsa de estudo com 50% de desconto em um curso do próximo semestre.
SOBRE O INSTITUTO CERVANTES
O Instituto Cervantes é uma instituição criada pela Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e difundir a cultura hispânica. A sede central se encontra em Madrid e em Alcalá de Henares (Madrid), cidade de nascimento do escritor Miguel de Cervantes. Ao longo de todo o ano, a sede em Belo Horizonte promove atividades gratuitas para os alunos viverem o espanhol, enquanto aprendem, de forma prática e conectada com a cultura espanhola.
O trabalho da instituição está dirigido por representantes do mundo acadêmico, cultural e literário do âmbito espanhol e hispano-americano. Em BH, colabora com museus, galerias, teatros, livrarias, editoriais e outras instituições culturais brasileiras, assim como espanholas e latino-americanas. Também colabora em todos os projetos culturais e do ensino do espanhol dirigidos conjuntamente com o Governo do Estado de Minas Gerais e com numerosas prefeituras do Estado.
SERVIÇO
Jornada de Portas Abertas – Instituto Cervantes BH
Dia 3 de agosto
Horário: 11h às 15h30
Local: Instituto Cervantes
Rua dos Inconfidentes, 600 – Savassi
Belo Horizonte (MG)
Gratuito
Mais informações: belohorizonte.cervantes.es/es/default.shtm
instagram.com/institutocervantesbh/
Programação
11h – Boas-vindas (entrega na portaria das senhas do sorteio para as 30 primeiras pessoas)
11h30 às 12:30 – Oficina de relaxamento e equilíbrio energético (Sabrina Fonseca)
12h30 às 13h30 – Oficina sobre os “palos” do flamenco (Thaís Maya/ Micael Pancrácio)
13h30 às 14h – Demonstração receita de tortilla española (Thaís Maya)
14h às 15h30 – Degustação de comidas e bebidas típicas da Espanha e sorteio de uma bolsa de estudo (50%) e de brindes.