Nesta terça (11/6), mostra “Ciclo Víctor Erice” tem última sessão com “Fechar os Olhos”, último longa do renomado diretor espanhol
Mostra é mais uma parceria do Instituto Cervantes de Belo Horizonte com a Fundação Clóvis Salgado
Promovida pelo Instituto Cervantes de Belo Horizonte com a coorganização da Fundação Clóvis Salgado, a mostra de cinema “Ciclo Víctor Erice” se encerra no dia 11 de junho, com o último longa-metragem realizado por Victor Erice, “Fechar os Olhos” (2023). A sessão é gratuita e acontece no Cine Humberto Mauro. A obra, lançada 30 anos depois do longa anterior, foi um marco no mundo do cinema, com estreia mundial na seção Cannes Premiere do 76º Festival de Cinema de Cannes.
“Fechar os Olhos” percorre a história de Júlio Arenas, um famoso ator espanhol que desaparece durante as gravações de um filme. A narrativa é constantemente comparada com a própria vida de seu criador.
Mesmo com uma pequena filmografia, Erice é reconhecido mundialmente. Ao longo da vida, o diretor recebeu homenagens em Locarno, foi membro do Júri de Cannes, além de ganhar os prêmios do Júri e da Crítica no Festival. A programação apresentou uma seleção de obras do diretor abrangendo diferentes momentos da sua carreira: das primeiras obras dirigidas, como “Os Dias Perdidos” (1963), até seus longas mais conhecidos, como “O Espírito da Colmeia”(1973) e “O Sul” (1983).
“O trabalho do Víctor Erice segue uma tradição cinematográfica muito interessante do cinema espanhol do uso elaborado de simbolismo, de mestres como Luis Buñuel, Carlos Saura. Ele é um diretor que é muito conhecido pela composição visual enriquecida, atenção muito forte para a direção de arte, para fotografia, e para o aspecto artístico”, comenta Vitor Miranda, gerente do Cine Humberto Mauro.
SOBRE VÍCTOR ERICE
Víctor Erice é um dos principais diretores do cinema espanhol moderno. Nascido em 1940, em Carranza, Espanha, Víctor Erice estudou cinema em Madrid, onde começou trabalhando como roteirista e crítico. Em 1960, ingressou na Escola Oficial de Cinematografia e se formou em Direção Cinematográfica. Ao todo, possui quatro longa-metragens, sendo o primeiro “O Espírito da Colmeia” (1973), premiado com a Concha de Ouro no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, além de diversos curta e média-metragens.
SERVIÇO
Integral Víctor Erice
Filme “Fechar os Olhos” (2023)
Dia: 11 de junho, terça-feira
Horário: 20h
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537
Entrada gratuita
Mais informações: https://belohorizonte.cervantes.es/es/default.shtm