Mostra de Teatro Popular em Santa Luzia tem programação de espetáculos gratuitos para a população neste final de semana
Os ingressos para as apresentações serão distribuídos na porta do Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, duas horas antes do início das apresentações
Comédia, clássicos do teatro nacional e histórias divertidas para as crianças. Esse é o repertório da Mostra de Teatro Popular em Santa Luzia, que acontece entre 23 e 25 de agosto, no próximo final de semana, na cidade da RMBH. Na sua segunda edição, o evento vai oferecer diversas atrações e experiências artísticas gratuitas para a população, com uso de ferramentas inclusivas como material em braille e intérprete em libras nas apresentações, que acontecem no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, no Centro Histórico. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos na portaria do Teatro, duas horas antes do início do espetáculo de interesse.
O coordenador geral do evento e diretor da Cia Lamparina, Bruno Regenthal, destaca que a Mostra é uma oportunidade de fortalecer a cultura teatral na cidade. “A Mostra é um evento totalmente gratuito e inclusivo que leva a Santa Luzia entretenimento e lazer de qualidade para a população. Além das pessoas que já conhecem e apreciam a arte do teatro, nosso objetivo é atrair aqueles que nunca assistiram a um espetáculo do gênero e popularizar o acesso ao teatro da cidade”, ressalta.
Idealizada pela Cia Lamparina, a Mostra de Teatro Popular em Santa Luzia é uma celebração cultural que tem o patrocínio da Irani Papel e Embalagem, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal, e apoio da Prefeitura de Santa Luzia.
Destaques da programação
Sucesso de público por onde passam, os artistas mineiros Carlos Nunes e Kayete levarão para Santa Luzia a comédia Aperte o Play e Só… Ria, uma miscelânea de cenas engraçadas contadas com humor e inteligência, a partir da pré-história, até os dias atuais. O espetáculo tem direção de Fernando Veríssimo.
“Irmã Selma” é outra a atração confirmada na Mostra. Estrelado, escrito e dirigido pelo ator Octávio Mendes (Seu Memê da Praça é Nossa), o espetáculo que ficou em cartaz no Teatro Gazeta, em São Paulo, por dois anos, está em turnê e vai passar por Santa Luzia. Além da freira humorista Irmã Selma, a peça traz a apresentadora Mônica Goldstein, o Ex-Gay, Maria Botânica para um encontro bem-humorado com o público.
O clássico “Perigo! Mineiros em Férias”, presença constante nas Campanhas de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte por quase 20 anos, é outra promessa de boas gargalhadas. De Rogério Falabella, a peça é uma produção da Companhia Divertidamente Produções Artísticas, com os atores Carolina Cândido, Clarice Carvalho, Isadora Reis, Diorcélio Antônio, Leandro Bolina e Olavino Marçal. Na direção, dois mestres do humor mineiro: Ilvio Amaral e Maurício Canguçu.
Outro clássico da programação é Os Saltimbancos, do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda. A história do encontro de um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata que fugiram de seus patrões e formaram um grupo musical para tentar a carreira artística tem cenário lúdico e figurinos que vão encantar o público. A produção é da Divertidamente Produções Artísticas.
O Palhaço Lumbriga e Seu Afonso convidam o público para uma viagem no tempo, onde aconteceu um episódio histórico de Minas Gerais, ainda no Brasil Colônia: a revolta de Vila Rica. De forma lúdica, essa história é contada em diversas linguagens como a do teatro de máscaras, fantoches e palhaço.
Quem gosta de música não pode perder a apresentação do “Memórias Brasileiras”. Baseado nos programas de rádio e dividido em quatro blocos, leva para o palco o melhor da música brasileira com a seleção do Radialista, uma playlist de sucessos antigos que relatam vivências, amores, desentendimentos, arrependimentos e desejos. A participação dos ouvintes está no terceiro bloco e, para fechar a noite, o DJ faz remix, mash ups e versões inéditas de canções que sobrevivem ao tempo. Nessa lista estão compositores e intérpretes como Cartola, Cássia, Cazuza, Gal Costa, Elza Soares, Nara Leão, Gonzaguinha, Mamonas Assassinas, Rita Lee e muitos outros ícones nacionais que serão trilha sonora de 20 coreografias exclusivas.
Programação completa
Sexta-Feira – 23 de agosto – Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida
19h30 – Mostra de Teatro em Miniatura – Classificação livre
20h30 – Perigo! Mineiros em Férias (Divertidamente Produções Artísticas) – Classificação: 14 anos
Sábado – 24 de agosto – Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida
17h – Os Saltimbancos (Divertidamente Produções Artísticas) – Classificação livre
18h às 19h – Mostra de Teatro em Miniatura – Classificação livre
20h às 21h – Mostra de Teatro em Miniatura – Classificação livre
21h – Aperte o Play e Só Ria (Carlos Nunes e Kayete) – Classificação: 14 anos
Domingo – 25 de agosto – Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida
16h – Espetáculo Memórias Brasileiras (Bella Academia Mineira) – Classificação livre
17h às 18h – Mostra de Teatro em Miniatura – Classificação livre
18h – Lumbriga e Seu Afonso contam A Revolta de Vila Rica (Cia Lamparina) – Classificação livre
19h às 20h – Mostra de Teatro em Miniatura – Classificação livre
20h – Irmã Selma (Octávio Mendes) – Classificação: 14 anos