Turismo

Minas Gerais registra o maior desempenho para atividade turística no país

Atividade no acumulado do ano registra 17,5%, já nos últimos 12 meses é de 20,3%

O desempenho elevado do volume da atividade turística nos três trimestres aumenta expectativa para o fechamento de 2023.

A melhora dos indicadores econômicos em relação ao último ano, aliada ao aumento da demanda de turismo no estado de Minas Gerais, tem refletido em um bom desempenho para o indicador.

A Análise realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com os dados do IBGE, mostra que o estado mineiro registrou, ao longo dos 9 meses do ano corrente, o maior desempenho no acumulado do ano, janeiro a setembro e nos últimos 12 meses, outubro de 2022 a setembro de 2023. Vale destacar que Minas tem o terceiro maior peso para a atividade e, aliado ao seu bom desempenho, tem contribuído para o crescimento do indicador no país.

O Sudeste tem o maior peso na atividade turística do Brasil, representando mais de 60% do indicador. Vale ressaltar que a região abriga quase metade da população brasileira, o que, por sua vez, contribui para que esses estados sejam o termômetro para o indicador no país.

Olhar Econômico – Gilson Machado – Economista da Fecomércio MG

Minas Gerais encerrou o terceiro trimestre do ano com o melhor desempenho no volume da atividade turística no acumulado do ano, chegando a 17,5%. O mesmo acontece no acumulado 12 meses, outubro de 2022 a setembro de 2023, período que houve variação positiva de 20,3%. No âmbito nacional, os números são menos intensos, com desempenho de 7,9% e 9,2%, respectivamente.

Com um ambiente mais favorável em relação ao último ano, o arrefecimento da inflação, início dos cortes na taxa básica de juros, queda da taxa de desemprego e melhora dos rendimentos reais têm colaborado para que o volume da atividade turística siga com um desempenho satisfatório.

Além da melhora dos indicadores econômicos previamente mencionados, o estado mineiro tem captado efeitos da demanda reprimida e intensificado o interesse de fazer turismo no estado, resultando a melhor performance entre todas as Unidades da Federação no acumulado do ano e acumulado 12 meses.

Para ilustrar essa melhora, destaca-se um aumento de 15% no número de voos no acumulado do ano em comparação com o mesmo período de 2022, o que representa uma média mensal de 655 voos domésticos e 56 voos internacionais no estado.

É também importante apontar que no mês de setembro do ano corrente as atividades que compõem o setor de turismo em Minas Gerais acumulam um incremento de mais de 15 mil profissionais em relação ao encerramento do ano de 2022.    

Vale ressaltar que o desempenho da atividade apresenta crescimento elevado, na ordem de dois dígitos, apontando que o indicador encerrará o ano no patamar atual. Esse comportamento é bem-visto, considerando o afastamento do período pandêmico e a evidenciação do potencial do estado para o turismo de negócios ou experiências.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.        

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo