EmpresasNoticias

Microsoft se alia à iniciativa Agtech Innovation da PwC Brasil com foco no agronegócio brasileiro

A Microsoft agora faz parte da iniciativa Agtech Innovation da PwC Brasil, hub que conecta e impulsiona empresas, startups, produtores, investidores, academia entre outros atores do ecossistema de inovação do agro. A colaboração tem como objetivo fomentar a inovação desse segmento, gerando oportunidades de inovação, desenvolvimento de novas soluções e resolução de desafios por meio de tecnologias que estão transformando os negócios e sociedade, como a Inteligência Artificial (IA) generativa. Com a iniciativa, a companhia fornecerá mentorias e acesso a especialistas.

O fomento à tecnologia é um tema essencial para o setor do agronegócio e está na pauta dos CEOs brasileiros do segmento. Segundo a 27ª CEO Survey, pesquisa da PwC Brasil, 71% deles acreditam que  a utilização da IA Generativa vai aumentar a eficiência de trabalho nos próximos 12 meses e 69% afirmam que a eficiência de trabalho dos funcionários também deve crescer.

“O agronegócio tem um impacto relevante no desenvolvimento e na economia do país e, ao unirmos forças ao ecossistema do setor, temos a oportunidade de desenvolvermos estratégias de crescimento e a criação de novas soluções utilizando o potencial da IA. Com a análise de dados e o poder computacional da nuvem, também temos diversas possibilidades de aprimorar a eficiência e inovação no campo”, explica Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups na Microsoft Brasil.

A IA pode ser aplicada em diferentes casos de uso, dentro e fora da porteira. Em casos que englobam desde a agricultura de precisão à irrigação inteligente, passando pela gestão agrícola e bioengenharia até chegar na concessão de crédito e análise de risco de seguros, a tecnologia pode tornar serviços e processos mais ágeis e eficientes no agronegócio.

As startups participantes do ecossistema também terão acesso ao Microsoft for Startups Founders Hub, que tem como objetivo remover as barreiras para o sucesso das startups e fornecer aos fundadores recursos para apoiar o desenvolvimento da empresa e a construção de uma startup de sucesso. A iniciativa disponibiliza desde créditos do Microsoft Azure até orientação especializada, e beneficia empresas em todo o mundo. Outro benefício para a rede Agtech são as possibilidades de disponibilizar seus produtos no Marketplace do Azure, conexão com o fundo de investimento da companhia, chamado WE Ventures, focado em estimular o empreendedorismo feminino no país, e com o Microsoft Reactor, um centro de aprendizado e compartilhamento técnico, no qual desenvolvedores e profissionais de tecnologia podem se conectar com a comunidade local e desenvolver novas habilidades para impulsionar a inovação em suas organizações.  

Para Maurício Moraes, CEO do PwC Agtech Innovation e líder de agronegócio da PwC Brasil, a inteligência artificial já está no centro do debate em aplicações e dilemas do uso massivo no campo. A chegada da Microsoft como Innovation Corporate, associada ao diferencial do hub, que é a sua vocação para o agro, proporciona ainda mais oportunidades às startups, aos produtores rurais e para as corporações que estão conectadas ao PwC Agtech Innovation. “Seguimos cumprindo nossa missão de orquestrar esse importante ecossistema e ajudar o setor a ser mais eficiente, inovador, tecnológico, inclusivo e sustentável”, diz.

A iniciativa é uma ação brasileira que faz parte de uma aliança global da Microsoft e PwC, firmada em 2015, que visa a contribuir para aceleração digital de negócios por meio da tecnologia. Como parte do Agtech Innovation, a Microsoft contribui para elevar a experiência digital dos players do agronegócio aplicando tecnologia para potencializar o trabalho realizado pelo ecossistema da rede, que conta com mais de 900 startups, aliada à expertise da PwC Brasil no setor.

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo