
Atividades promovem educação ambiental para o público infantil através de propostas lúdicas e criativas.
Brumadinho, 10 de outubro de 2025 – Buscando promover a preservação do meio ambiente entre o público infantil e reforçar a importância do cuidado com a natureza, o Memorial Brumadinho promove, de 15 a 19 de outubro (quarta-feira a domingo), uma série de oficinas gratuitas. As atividades, que integram a programação da Semana das Crianças no Memorial Brumadinho, incluem modelagem com argila e construção de personagens a partir de gravetos e criação de fantoches, convidando à reflexão sobre a fauna e a flora do local. As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário e pelo WhatsApp (31 99964-0285).
A oficina ‘Gravetos Encantados’, que acontece na quarta-feira (15) às 14h e no sábado (18) às 10h, convida as crianças a transformarem um material simples e abundante no bosque do Memorial, os gravetos, em pequenas figuras ou personagens com personalidade e histórias. Essa atividade estimula a criatividade, as habilidades motoras finas e a conexão com a natureza ao promover um momento de cuidado e invenção. A mediação parte de perguntas como “E se esses gravetos, que estão caídos no chão, pudessem se transformar em novos seres?”, “Qual seria a história da criatura que você vai criar?”, para promover a imaginação e transformar a forma de enxergar os objetos do cotidiano.
Na segunda oficina, ‘Terra Viva: Memórias em Argila’, que será realizada na quinta-feira (16) e no sábado (18), às 14h, o objetivo é pensar formas de ressignificar a relação com a terra após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. A atividade parte da criação de formas com argila, como um gesto de resistência, memória e regeneração, para refletir sobre temas urgentes para o presente e futuro: a defesa dos territórios e das comunidades, a luta por justiça ambiental e a reconstrução do pertencimento coletivo.
Esta segunda atividade promove um momento para sentir a terra de uma nova maneira – não como recurso a ser explorado, mas como materialidade de cura e de memória. O objetivo central da oficina é deixar os participantes à vontade para explorarem a criatividade e as sensações que a terra oferece. As crianças serão convidadas a experimentar e a combinar a modelagem em argila com elementos naturais, a fim de criarem peças como biojoias, utensílios ou amuletos.
A terceira oficina, ‘Fantoches de Dedo: Contando a História de Paraó e Peba’ será realizada na tarde de sexta-feira (17), às 14h, e no domingo (19), às 10h e às 14h. A atividade tem o objetivo de promover reflexões sobre a fauna e a flora locais, a importância da preservação, e o impacto gerado pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão sobre o Rio Paraopeba.
Para tanto, será feita a leitura do livro ilustrado “Paraó e Peba”, escrito por Mônica Bonilha, pedindo, em seguida, que as crianças escolham seus personagens favoritos da história. Os participantes serão convidados a se juntarem em grupos para apresentarem suas próprias versões da história usando os fantoches que eles mesmos farão. Dessa forma, eles serão estimulados a trabalharem a criatividade e a desenvolverem a coordenação motora para que cada fantoche tenha sua própria personalidade.
Esta terceira oficina combina a contação de histórias com a prática de criação manual de bonecos de dedo de feltro, transformando a leitura em uma experiência prática e memorável, e permitindo que as crianças não só se divirtam, mas também se conectem com a natureza e com a mensagem de preservação ambiental transmitida pelo livro. As oficinas têm duração de duas horas e classificação livre, com vagas para até 20 crianças em cada uma delas.
A série de oficinas da Semana das Crianças é parte das ações contínuas de mediação cultural promovidas pelo Educativo do Memorial Brumadinho. Dentro desse espaço de memória e reflexão sobre o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão — sempre com acesso gratuito — são realizadas ações contínuas de sensibilização, ensino e acesso à informação. A programação do Memorial Brumadinho inclui oficinas, visitas mediadas, apresentações artísticas e eventos relacionados a questões ambientais, trabalhistas e de direitos humanos.
O Memorial Brumadinho foi inaugurado em janeiro de 2025, seis anos após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. A construção do local é fruto de reivindicações dos familiares das pessoas atingidas, que se mobilizaram para honrar e preservar a memória das 272 vítimas fatais do rompimento. O espaço é gerido de forma independente pela Fundação Memorial de Brumadinho, instituição de direito privado sem fins lucrativos composta por um corpo técnico especializado e conselhos curador e fiscal.
Programação da Semana das Crianças no Memorial Brumadinho:
DIA/ HORÁRIO |
QUARTA 15/10 |
QUINTA 16/10 |
SEXTA 17/10 |
SÁBADO 18/10 |
DOMINGO 19/10 |
10h |
– |
– |
– |
Gravetos Encantados |
Fantoches de Dedo |
14h |
Gravetos Encantados |
Terra Viva |
Fantoches de Dedo |
Terra Viva |
Fantoches de Dedo |
Serviço
Semana das Crianças no Memorial Brumadinho
15 a 19 de outubro (quarta-feira a domingo)
Atividades gratuitas
Inscrições por meio deste formulário e pelo WhatsApp (31 99964-0285)
Local: Memorial Brumadinho (Rua Hum, nº100, Córrego do Feijão, Brumadinho/MG)