Grupo Meninas de Sinhá abre inscrições para o concurso culinário Sabor da Memória – Receitas Afetivas
A iniciativa busca a valorização das memórias afetivas e culinárias dos idosos maiores de 60 residentes em Belo Horizonte. 20 receitas serão selecionadas e publicadas em um livro.

Descobrir e divulgar a riqueza das memórias afetivas e dos saberes culinários do público idoso é o objetivo do Sabor da Memória – Receitas Afetivas, projeto da Organização Social Grupo Cultural Meninas de Sinhá que promove um concurso culinário entre os residentes de Belo Horizonte maiores de 60 anos. A iniciativa ainda busca valorizar as culinárias de diversas localidades do país incorporadas à cultura belo-horizontina, com seus temperos, ingredientes, histórias e variações alimentares. As inscrições estão abertas de 23 de junho de 2025 a 8 de agosto de 2025, e podem ser feitas exclusivamente de forma on-line pelo site www.sabordamemoria.com.br.
O projeto irá selecionar 20 receitas, por meio de um processo curatorial, que serão publicadas no livro Sabor da Memória Receitas Afetivas de Belo Horizonte e, também, elaboradas, gravadas e disponibilizadas gratuitamente em vídeos nos canais do projeto na internet (YouTube e no site www.sabordamemoria.com.br). A curadoria do concurso está à cargo da culinarista e pesquisadora Patrícia Brito e do chefe de cozinha Afonso Bicalho.
“A herança que podemos encontrar neste projeto é que a partir das receitas vamos encontrar uma diversidade de pessoas que vivem em Belo Horizonte, migrantes de todo o país, e fora dele. Pessoas que resguardam as suas histórias pelas memórias alimentares. Isso pode nos mostrar o quanto Belo Horizonte é uma cidade receptora, por isso tão rica no que diz respeito à alimentação, visto que, muitos destes migrantes que chegaram para a construção da capital, e que não encontravam no mercado local os ingredientes típicos de sua cidade natal, tiveram que se adaptar a outros ingredientes da terra.”, destaca Brito.
Quem pode participar
Podem se inscrever no Concurso idosos e idosas maiores de 60 anos, residentes em Belo Horizonte (MG). Cada candidato pode inscrever até duas receitas que se relacionam à memória alimentar ancestral e familiar do participante. É importante ressaltar que receitas com ingredientes ultraprocessados (caldos em tablete, temperos prontos em pó, macarrão instantâneo, salsichas, presuntos, aditivos de sabor, conservante etc.) não serão consideradas, podendo o participante utilizar apenas alimentos processados de forma artesanal, ou seja, alimentos com pouca alteração ou nenhuma transformação original (queijos locais, farinhas de moinho, linguiças artesanais, sal, açúcar, açúcar cristal, vinagre, óleos, banha, etc.).
O Projeto Sabor da Memória
O Projeto Sabor da Memória executa diversas atividades que compõem um objetivo dinâmico de inserção, valorização, divulgação e aprimoramento dos valores culinários memoráveis, sejam eles ligados à ancestralidade, aos povos originários e outras formas de tradição e culturas dos idosos e idosas residentes em Belo Horizonte. A proposta é desenvolver um Concurso Culinário com a seleção de receitas afetivas, gravação em audiovisual e edição de um livro com essas receitas e o relato das memórias afetivas de cada um dos participantes com idades acima de 60 anos selecionados.
A primeira edição do Sabor da Memória teve como objetivo idosos institucionalizados, ou seja, somente um idoso ou idosa que mora em uma instituição assistencial conveniada à prefeitura poderiam participar. Atendemos as 28 ILPIs conveniadas à PBH por meio do Fundo Municipal do Idoso.
Coordenadora do Sabor da Memória e do Grupo Cultural Meninas de Sinhá, Patrícia Lacerda enfatiza que o projeto “A missão das Meninas de Sinhá é reconhecer, valorizar e fortalecer o potencial do público idoso e envelhescente da nossa capital. Por isso o projeto Sabor da Memória é uma iniciativa muito importante, que promoverá a realização de atividades de entretenimento e valorização do potencial dos idosos por meio do concurso e oficinas, em uma frente de reconhecimento de seus talentos e histórias, que muito auxiliaram na formação da cultura gastronômica de Belo Horizonte.”.
Além do concurso culinário, o projeto Sabor da Memória – Receitas Afetivas de Belo Horizonte ainda contará com diversas ações formativas e culturais voltadas para o público 60+ a serem realizadas no segundo semestre de 2025, a partir do mês de julho. As ações serão divulgadas em momento oportuno por meio do perfil do Instagram das Meninas de Sinha (@meninasdesinha)
Grupo Cultural Meninas de Sinhá
O Grupo Cultural Meninas de Sinhá nasceu em 1996, criado por dona Valdete Cordeiro, com o propósito de entender os problemas do dia a dia de mulheres na maturidade, suas dificuldades, necessidades e angústias. Desde então, ele se tornou uma referência em Organização da Sociedade Civil (OSC) tendo como público-alvo as mulheres acima dos 50 anos de idade, em Belo Horizonte/MG, com forte atuação na comunidade do bairro Alto Vera Cruz.
O Sabor da Memória – Receitas Afetivas é uma realização do Grupo Cultural Meninas de Sinhá com produção da Queromais Arte e Cultura, fomento do Fundo Municipal de Incentivo ao Idoso de Belo Horizonte e patrocínio do Banco do Brasil, Mercado Livre, Instituto Localiza, Mapfre, Rede Globo, Mart Minas e Societe Generale.
Serviço – Concurso Culinário Sabor da Memória – Receitas Afetivas
Período de inscrição: 23 de junho de 2025 a 8 de agosto de 2025
Link para inscrição: https://sabordamemoria.com.br/inscricoes/