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Matéria da RECORD MINAS está entre as finalistas do 6º Prêmio C6 de Jornalismo

O conteúdo concorre na categoria "Educação financeira e finanças pessoais"

Uma matéria produzida para o podcast Repórter RECORD MINAS”, está entre as finalistas do 6º Prêmio C6 de Jornalismo, que reconhece reportagens que estimulam a compreensão e promovem a reflexão em torno de três temas: Educação Financeira e Finanças Pessoais; Macroeconomia; e Tecnologia e Inovação. Os vencedores serão conhecidos no dia 19 de março. A escolha vai considerar critérios como relevância, ineditismo, interesse, impacto e originalidade da história que está sendo contada.

O episódio “Como empréstimos de R$100 a R$1.500 oxigenam negócios e até tiram pessoas da situação de rua”, classificado para a final do prêmio, tem como autores Pablo Nascimento e Ana Paula Pedrosa. Eles contam a história da Elis Regina, uma ex-bancária que criou um banco social em Belo Horizonte e faz microempréstimos a valores sociais para alavancar iniciativas empreendedoras de pessoas em situações de vulnerabilidade.

Para fazer o episódio acompanhamos um curso de educação financeira voltado para moradores e ex-moradores de rua. Depois das aulas, eles puderam receber empréstimos entre R$ 100 e R$ 1.500 conforme a necessidade, além de acompanhamento especializado para fazer o negócio progredir”, comenta Ana Paula.

A iniciativa da Elis Regina é inspirada no sistema de microcrédito criado pelo professor Muhammad Yunus, um economista do Bangladesh que criou o método e recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelos resultados alcançados e pelo poder de combate à pobreza que o sistema possui. “Inclusive, entrevistamos Yunus, que esteve no Brasil para acompanhar as ações do seu banco no país”, completa a repórter.

O podcast foi publicado em janeiro de 2024 em dois episódios. O segundo capítulo conta como moedas sociais se tornaram um meio para fortalecer negócios em comunidades e recebeu o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo – etapa Minas Gerais.

Nesta edição do Prêmio C6 de Jornalismo foram inscritas matérias jornalísticas veiculadas entre 1º de novembro de 2023 e 20 de dezembro de 2024 em jornais, revistas, rádios, emissoras de TV, plataformas de streaming de conteúdo e sites de notícias de todo o Brasil.

Os conteúdos inscritos no prêmio foram analisados, na primeira etapa, por uma comissão interna. Um júri composto por especialistas convidados definirá os vencedores.

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

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