“Mata Teu Pai, Ópera Balada” faz temporada no CCBB BH, com direção de Inez Viana e dramaturgia de Grace Passô
Marina Mathey vive Medeia em obra sobre o feminino e o sentimento de pertencimento, em cartaz de 11 de abril a 5 de maio

A tragédia grega Medeia, de Eurípedes, ganha novos contornos sob a dramaturgia de Grace Passô e direção de Inez Viana em “Mata Teu Pai, Ópera Balada”. O espetáculo estreia no dia 11 de abril, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH), e segue em temporada até 5 de maio, com apresentações de sexta a segunda, às 20h30. No dia 26/04 (sábado), a sessão contará com tradução em Libras, e no dia 03/05 (sábado) haverá audiodescrição. Nos dias 12/04 e 03/05 (sábados) haverá bate-papo após o espetáculo.
A atriz Marina Mathey interpreta a icônica Medeia, dividindo o palco com Eme Barbassa, Jade Maria Zimbra, Lux Nègre e Warley Noua. A obra amplia as reflexões sobre o feminino e o sentimento de pertencimento, em um período marcado pelas reivindicações das minorias sociais. “Causas como preconceito, discriminação racial e de gênero, xenofobia e sexismo passaram a pautar o cotidiano. E, na peça, Medeia vivencia tudo isso, além da transfobia. Precisamos olhar para o passado para analisar e/ou criticar comportamentos sob uma nova ótica e provocar mudanças efetivas na sociedade”, defende Inez.
Um olhar expandido sobre o feminino
Na trama, Medeia peregrina entre os escombros de uma cidade e sente na pele a condição de imigrante e excluída. Seu caminho é atravessado por outras mulheres expatriadas de diferentes culturas – uma síria, uma cubana, uma judia e uma haitiana – gerando uma forte cumplicidade entre elas. Esse grupo questiona a sociedade e sua violência e intolerância institucionalizadas. A montagem inclui também uma personagem paulista, representando o conservadorismo e o capitalismo, interpretada por um coro.
Ao contrário da tragédia original, Medeia compreende que Glauce, filha de Creonte, é tão oprimida quanto ela e não merece a morte. Ambas foram fundamentais para os homens crescerem como seres humanos, mas, apesar disso, foram usadas e traídas. Assim, a narrativa sugere que quem deve morrer é Ele, uma alusão direta ao patriarcado. Outro elemento inovador é a ausência de representação física das filhas de Medeia: o público assume esse papel, intensificando a catarse.
Uma ópera balada
A montagem é um desdobramento de “Mata Teu Pai”, espetáculo de 2017 estrelado por Debora Lamm. Agora, a música assume papel central, transformando a obra em uma ópera balada – gênero do século XVIII que combina melodias populares com diálogos falados. Parte do texto de Grace Passô tornou-se um libreto musicado por Vidal Assis, com 11 movimentos executados ao vivo pelo musicista Felipe Gali e pelas atrizes e cantoras.
Oficina “Do Encontro à Cena”
Como parte da temporada do espetáculo no CCBB BH, a oficina “Do Encontro à Cena” propõe uma imersão na memória como símbolo de acolhimento, explorando sua relação com a criação cênica. A partir de experiências pessoais e coletivas, os participantes serão estimulados a construir cenas por meio de jogos teatrais, dinâmicas de criação, improvisação e composições cênicas. A orientação da oficina é de Inez Viana.
A atividade também abordará o teatro como um espaço simbólico e ilimitado de expressão artística, explorando a metalinguagem e sua capacidade de revelar novos significados. Além disso, serão indicadas leituras de textos teóricos e dramáticos para aprofundamento.
A oficina acontece no dia 02/05 (sexta-feira), das 13h às 16h, e oferece 20 vagas gratuitas para atrizes e atores, dançarinas e dançarinos, performers e estudantes de teatro maiores de 18 anos, com prioridade para pessoas trans e/ou não binárias. As inscrições podem ser feitas até o dia 01/05 (quinta-feira), às 10h, via formulário.
Circuito Liberdade
O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
Ficha Técnica
Dramaturgia: Grace Passô
Direção: Inez Viana
Composições originais: Vidal Assis
Músico convidado: Felipe Gali
Performance Medeia: Marina Mathey
As Vizinhas: Eme Barbassa, Jade Maria Zimbra, Lux Nègre e Warley Noua.
Interlocução Artística: Dadado de Freitas
Iluminação: Sarah Salgado e Guilherme Soares
Cenário: Ailton Barros
Figurino: Kleber Montanheiro
Programação Visual: Andre Senna
Assessoria de Imprensa: Sandra Nascimento e Maria Elisa Pompeu
Registro em vídeo, fotos e redes sociais: Rodrigo Menezes
Direção de Produção: Bem Medeiros
Produção Executiva: Matheus Ribeiro
Produção Local: Fredda Amorim
Técnico de Som: Karim Ângelo
Técnico de Luz: Régelles Queiroz
Realização: Eu + Ela Produções Artísticas Me
SERVIÇO
Espetáculo “Mata Teu Pai, Ópera Balada”
Data: 11 de abril a 05 de maio (de sexta a segunda)
Horário: 20h30
Local: Teatro I – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte – MG
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)
Vendas: site ccbb.com.br/bh e bilheteria do CCBB BH
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 70 minutos
Programação completa: ccbb.com.br/bh
Oficina “Do Encontro à Cena”
Orientadoras: Inez Viana e Lux Nègre
Data: 02/05/2025 (sexta-feira)
Horário: 13h às 16h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Duração: 3 horas
Vagas: 20 (preferencialmente para pessoas trans e/ou não binárias)
Público-alvo: Estudantes de teatro, dança e interessados
Classificação indicativa: 18 anos
Inscrições: Até 01/05 às 10h, via formulário
Mais informações: mxthexs@gmail.com / @asmedeias
CCBB BH
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte (MG)
Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h
Telefone: (31) 3431-9400
E-mail: ccbbbh@bb.com.br | Site: ccbb.com.br/bh
Redes sociais: facebook.com/ccbbbh | instagram.com/ccbbbh