EntretenimentoTeatro

Marcos Alexandre (UFMG) reúne em novo livro uma década de reflexão crítica sobre teatro e performance

Fruto de pesquisas realizadas em diferentes países, o livro Da performance à crítica (Ed. Javali) reúne, em 420 páginas, a produção teórica de um dos principais estudiosos do teatro brasileiro. O lançamento acontecerá na Quixote, no dia 13/11 (quarta-feira), a partir das 18h30

No dia 13 de novembroquarta-feira, a Livraria Quixote recebe o lançamento de Da performance à crítica (Ed. Javali), novo livro de Marcos Alexandreprofessor Titular da UFMG e um dos principais estudiosos de teatro no Brasil. O evento, gratuito, contará com a presença do autor, do editor Assis Benevenuto (Javali) e da pesquisadora Sara Rojo (UFMG), responsável pelo prefácio da obra.

Da performance à crítica reúne dezenas de textos críticos escritos ao longo de mais de uma década por Marcos Alexandre e publicados no site de crítica Horizonte da Cena. Pesquisador, professor universitário, curador do FIT-BH 2022 e ávido espectador, o autor acumula anos de experiência prática no teatro, com atuação junto ao Mayombe Grupo de Teatro. Essas características constroem um olhar profundamente atento e inquieto sobre as muitas obras teatrais que Alexandre aborda, fruto de suas passagens por diversos países e continentes.

O livro compõe uma intensa cartografia crítica de obras teatrais belo-horizontinas, mineiras, brasileiras e internacionais. Segundo o próprio autor, esta obra, além de oferecer aos leitores um panorama crítico sobre o teatro e a sociedade em que vivemos — ambos diversos, complexos e repletos de contradições — apresenta sua escrita como um ato de movência, onde percebemos que o exercício da crítica teatral está intimamente relacionado ao exercício ético, político e poético da vida, da história e da memória.

“Hoje, me interessa a crítica que exija que eu me movimente para além do ato da crítica, que eu mantenha em mim como sujeito pensante o frescor da busca de uma conversa dialética com o meu tempo, sem necessidade de pontos finais”, assinala Marcos Alexandre. Essa abordagem se reflete também em sua visão sobre a escrita, pois, como ele mesmo afirma:

“Considero que o ato da escrita é um desafio, pois os trabalhos assistidos e sobre os quais emitimos nossa leitura muitas vezes nos colocam diante de assuntos que, se fosse por opção, não gostaríamos que continuassem sendo encenados. Esses temas incluem pautas relacionadas aos preconceitos de gênero e etnia, lgbtqipna+fobia, violências discriminatórias contra crianças, mulheres, povos indígenas, população negra, pessoas privadas de liberdade etc. Não obstante, nesses casos, a crítica é (e será) usada pelos artistas e grupos para chamar a atenção sobre questões sensíveis e que merecem ser discutidas por meio da arte, a partir de trabalhos que acabam, indiretamente, provocando espelhamentos de nossa contemporaneidade.”

Dessa forma, como nos mostra sua reflexão, esta publicação vai além de uma mera compilação de textos críticos teatrais e do registro mnemônico de discursos e estéticas, ela pode nos auxiliar na tarefa de continuar fazendo e refletindo o teatro.

Segundo a pesquisadora chilena Sara Rojo (UFMG), no prefácio: “Várias das críticas presentes neste livro falam dos Encontros do Instituto Hemisférico de Performance nos diversos países de nosso território, assim como de peças e performances apresentadas nesses encontros ou em outros eventos de diferentes países hispano-americanos. Seu olhar afetivo se fundamenta no reconhecimento histórico e nas memórias dos criadores e de seus espectadores eventuais. A América Latina, território saqueado desde a invasão dos portugueses e espanhóis, é o espaço em que, até hoje, o capital de uns poucos rege nosso destino. É também fonte inesgotável de histórias e de utopias que perpassam corpos em cena. Marcos Alexandre, com sensibilidade e a presteza de um espectador atento, vai costurando essas histórias, retirando-as do baú da fugacidade do palco para a página em branco, que vai sendo preenchida por seus comentários e reflexões”.

Segundo o editor Assis Benevenuto, responsável pela publicação: “Marcos Alexandre é uma grande referência para a cena teatral e literária de Belo Horizonte e do Brasil, devido à sua atuação tanto na formação e pesquisa acadêmica, quanto crítico teatral, curador e assíduo frequentador dos mais variados gêneros teatrais. Sua trajetória como pensador dos teatros negros e latino-americanos, bem como de suas políticas, estéticas e éticas, é outra característica que o torna uma importante fonte de saber teatral.”

 

Sobre o autor

Marcos Antônio Alexandre é professor Titular da UFMG, onde atua na graduação e na pós-graduação do curso de Letras e ministra disciplinas no curso de Teatro. Realizou três pós-doutorados sobre Teatro Negro, em Havana (Cuba), Salvador, Nova York (EUA), Rio de Janeiro e Madri (Espanha). É bolsista do CNPq, integrante cofundador do Mayombe Grupo de Teatro (1995), Coordenador do NEIA — Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade da FALE/UFMG e Líder do grupo de pesquisa literafro: Portal da Literatura Afro-brasileira: pesquisas em rede. Integra a equipe de pesquisadores do Projeto Minas Mundo, é Crítico do site Horizonte da Cena e Membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro (IACT-AICT). Realiza trabalhos de curadoria e organização de Eventos e Festivais nos campos das Artes. Publica e desenvolve pesquisas sobre literaturas hispânicas, performance, teatro latino-americano e teatro negro. Entre os livros publicados e organizados, destacam-se: O teatro negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba (Malê, 2017) e Os lugares e desdobramentos das escritas performáticas contemporâneas (com Graciela Ravetti) (Editora UFMG, 2024).

 

Serviço

Data: 13 de novembro (quarta-feira)

Horário: 18h30 – 20h30.

Local: Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, BH-MG)

Valor: 79,00

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo