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Mapeamento destaca os recursos disponibilizados para as leis de incentivo fiscal

Levantamento conduzido pela Simbi aponta o volume de recursos que os governos Federal, Estadual e Municipal vão disponibilizar via leis de incentivo fiscal. O Governo Federal prevê que os incentivos fiscais para cultura, esporte e fundos sociais alcancem o valor de R$ 6,1 bilhões para 2024, segundo a social tech especializada em gestão do investimento social das empresas. O mapeamento traz, ainda, dados de entes subnacionais como o dos Estados de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Distrito Federal, Ceará, Paraná, Maranhão e da Bahia. Juntos, os Estados disponibilizam um total de R$ 1 bilhão em renúncia fiscal do ICMS. Para a cultura e o esporte, São Paulo destinará, respectivamente, R$ 100 milhões e R$ 60 milhões.

SÃO PAULO | O Governo Federal prevê despesas tributárias no valor de R$ 6,1 bilhões em 2024. Desse montante, R$ 2,99 bilhões são referentes à Lei Rouanet; R$ 102,6 milhões à Lei do Audiovisual; R$ 806,8 milhões à Lei de Incentivo ao Esporte; R$ 975,6 milhões aos Fundos da Criança e do Adolescente; R$ 619,1 milhões aos Fundos do Idoso; R$ 316,8 milhões à Lei de Reciclagem; R$ 185,5 milhões ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON); e R$ 135,1 milhões ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). Os dados compõem o mapeamento conduzido pela Simbi, social tech especializada em gestão do investimento social das empresas.

O mapeamento revela que os governos estaduais disponibilizaram um total de R$ 953 milhões em renúncia fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em 2024. Para a cultura e o esporte, São Paulo destinará, respectivamente, R$ 100 milhões e R$ 60 milhões. Os governos municipais, por sua vez, devem destinar um total de   R$ 125,8 milhões de renúncia fiscal do Imposto sobre Serviços (ISS) e/ou Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), sendo que São Paulo destinará R$ 30,6 milhões para a cultura.

Segundo Cleber Lopes, especialista em Inteligência de Dados na Simbi, com o início do ano surge a necessidade de as empresas planejarem as atividades conduzidas com os recursos provenientes das leis de renúncia fiscal. Para apoiar os clientes – grandes empresas nacionais e internacionais –, a social tech conduziu um mapeamento com dados para o uso dessa ferramenta. “As empresas têm reconhecido, cada vez mais, que uma estratégia eficaz para aumentar o orçamento de doações e patrocínios, além de maximizar o impacto das iniciativas, passa pelo uso de leis de incentivo, que é uma ferramenta essencial para gerar impacto positivo na sociedade”, afirma Lopes.

Os valores previstos pela Receita Federal para as despesas com essas leis de incentivo tiveram um crescimento de 29% em comparação com o último ano, aumentando de R$ 4,3 bilhões para R$ 6,1 bilhões. Esse aumento pode ser atribuído à correção monetária do período, bem como ao retorno das estatais e empresas controladas pelo governo à utilização desses mecanismos, além do aumento na arrecadação devido a um crescimento mais robusto da economia.

 

MUNICÍPIOS

A análise aponta que os governos municipais disponibilizam, em 2024, R$ 125,8 milhões em renúncia fiscal do Imposto sobre Serviço (ISS) e/ou Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

 

RIO DE JANEIRO (RJ)

Cultura: R$ 70,3 milhões (ISS)

 

SÃO PAULO (SP)

Cultura: R$ 28,1 milhões (ISS e IPTU)

 

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

Cultura: R$ 2,6 milhões (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza/IPTU)

 

BELO HORIZONTE (MG)

Cultura: R$ 16 milhões (ISS)

 

UBERLÂNDIA (MG)

Cultura: R$ 3,5 milhões (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza/IPTU)

 

SALVADOR (BA)

Cultura: R$ 4,4 milhões (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza/IPTU)

 

 

ESTADOS

A análise aponta que os governos estaduais disponibilizam, em 2024,

R$ 953 milhões em renúncia fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

 

ESPÍRITO SANTO

Cultura: R$ 15 milhões

Esporte: R$ 10 milhões

 

MINAS GERAIS

Cultura: R$ 92 milhões

Esporte: R$ 26 milhões

 

PERNAMBUCO

Cultura: R$ 9 milhões

 

PARÁ

Cultura: R$ 20 milhões

 

GOIÁS

Cultura: R$ 40 milhões

 

SÃO PAULO

Cultura: R$ 100 milhões

Esporte: R$ 60 milhões

 

DISTRITO FEDERAL

Cultura: R$ 4,9 milhões

 

RIO DE JANEIRO

Cultura: R$ 137,5 milhões

Esporte: R$ 137,5 milhões

 

CEARÁ

Cultura: R$ 24 milhões

Esporte: R$ 12 milhões

 

BAHIA

Cultura: R$ 15 milhões

 

PARANÁ

Cultura: R$ 18,9 milhões

Esporte: R$ 50 milhões

 

MARANHÃO

Cultura: R$ 53 milhões

Esporte: R$ 53 milhões

 

 

SOBRE A SIMBI |

Fundada por Raphael Mayer, Mathieu Anduze e Tadeu Silva em 2017, a social tech é pioneira no Brasil na gestão do investimento social por meio de verba direta ou incentivada (leis de incentivo fiscal). Com um sistema inteligente de gerenciamento de dados relativos a mais de 215 mil iniciativas sociais, a Simbi oferece uma visão completa do ecossistema de projetos culturais, esportivos e de saúde aprovados em leis de incentivo desde 1992. Ao longo da trajetória, a empresa movimentou mais de R$ 500 milhões em incentivos fiscais; mais de R$ 1 bilhão em iniciativas sociais foi auditado; mais de 900 projetos foram beneficiados em todas as regiões do país; e mais de 40 multinacionais utilizaram a solução. De forma concreta, a plataforma, juntamente com os especialistas em investimento social da Simbi, promove maior movimentação financeira para o terceiro setor ao gerir de maneira mais eficiente e inteligente a verba de leis de incentivo de empresas e a direta; ao mesmo tempo, otimiza a pesquisa, a avaliação e a gestão.

 

Com uma equipe de mais de 40 colaboradores, a empresa possui hoje mais de 50 clientes corporativos – para os quais cuida da gestão do investimento social. A social tech conta com uma plataforma desenvolvida para ser um ecossistema de soluções modulares, cujos produtos principais são:

 

– Gestão 360º | Permite acompanhar o impacto em tempo real com uma governança descomplicada.

– Pré-investimento | Oferece apoio de uma assessoria de investimento social que conduz uma busca estratégica por iniciativas sociais no nível municipal e com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – são mais de 215 mil iniciativas sociais mapeadas pela Simbi, curadoria de projetos por meio da tecnologia e centralização da tomada de decisão.

– Auditoria | O cliente encaminha os projetos selecionados na plataforma para que a equipe da Simbi conduza uma análise criteriosa, garantindo benefícios como transparência nas iniciativas, processos de due diligence mais eficientes, investimento com mais segurança.

– Pós-investimento | O cliente pode acompanhar, em tempo real, o impacto social do seu investimento, definindo critérios de avaliação, acompanhando o projeto e consolidando informações em um único lugar.

– Plataforma personalizada | O cliente pode modular diferentes dados de mercado sobre investimento de impacto em um único dashboard de impacto.

 

Além de trazer mais dados e transparência para o setor, a Simbi oferece inovação ao simplificar a implementação do “S” da agenda ESG nas corporações de forma metrificável.

 

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

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