Mantiqueira produz queijo de 130 kg
Maior queijo da Mantiqueira tem 130 kg e ficará por um ano em maturação. Batizado de 'Soberano da Mantiqueira', o queijo tem 90cm de raio e 35cm de altura
A Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, agora é lar do maior queijo já produzido na região, um verdadeiro gigante de 130 kg. O produto passará por um ano em processo de maturação.
O projeto do “Soberano da Mantiqueira” foi liderado pelo produtor cultural Jordane Macedo, conhecido pela Rota do Queijo de Minas, e contou com a colaboração de Renata De Paoli, fundadora da Curadoria do Queijo, e Henrique Maranata, queijeiro e presidente da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal de Mantiqueira de Minas (APROMAM).
O queijo impressiona com suas dimensões de 90 cm de raio e 35 cm de altura. A produção exigiu 1350 litros de leite cru e uma forma de aço inox especialmente construída pela Inoxul.
“Após o sucesso com o ‘Canastra Imperial II’, que com 36 kg foi o maior Canastra da história, decidimos aceitar um desafio ainda mais grandioso”, declarou Jordane Macedo. Ele descreveu o processo como uma verdadeira operação de guerra, que contou com o uso de uma “girafa”, um mini guindaste necessário para lidar com a enorme massa de leite.
PUBLICIDADE
A produção ocorreu na segunda semana de maio, na queijaria Dom Carmelo, em parceria com os produtores Alexandre e Renato Fonseca. Também participaram da empreitada Márcia Castilho, presidente do Sindicato Rural de Itamonte, e os queijeiros Ivair e Lucia da Serra da Canastra, do Queijo do Ivair. A responsabilidade técnica ficou a cargo de Renata De Paoli, juntamente com Thais do Senar e Henrique Maranata.
Rota do Queijo de Minas Gerais
A Rota do Queijo de Minas, projeto cultural de Jordane Macedo, promove os renomados queijos de Minas Gerais. O roteiro inclui visitas às principais queijarias de São Roque de Minas, no coração da Serra da Canastra, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva na produção da iguaria.
PUBLICIDADE
Jordane já presenteou o Papa Francisco com um queijo premiado, recebendo uma carta de agradecimento do Pontífice. Entre seus feitos, destaca-se a produção do “Imperial II”, o maior queijo Canastra até então, com 36 kg, e agora o “Soberano da Mantiqueira”, com impressionantes 130 kg.
Jordane também organiza o evento “Made in Minas Gerais”, que em sua quarta edição, em 2024, atraiu mais de 9 mil pessoas à Praça da Savassi, em Belo Horizonte, para celebrar os patrimônios mineiros como o queijo e a viola caipira.Compartilhar no FacebookTweetar