MACAPÊ reúne diversas raças na Gameleira a partir da próxima semana
Universo do cavalo movimenta R$ 30 bilhões e Minas Gerais tem o maior plantel do Brasil com 805 mil animais

Com o sucesso da retomada no ano passado, a MACAPÊ, retorna ao Parque de Exposição da Gameleira em BH a partir do próximo dia 29 de abril. “A expectativa é muito boa. Estamos felizes com a retomada após 40 anos no ano passado e vamos fazer um grande evento”, fala Guto Figueiredo, um dos organizadores da Macape.
Este evento será uma reunião das mais belas raças brasileiras e com o julgamento simultâneo de sete raças diferentes: Mangalarga, Mangalarga Marchador, Campolina, Pêga, Muares, Pônei e Piquira.
Além dos julgamentos o evento vai contar com espaço kids, mini fazendinha, gastronomia variada, leilão de animais, palco Liberdade FM com música sertaneja todos os dias.
E pela primeira vez na história da Gameleira, o evento traz o primeiro Poeirão no dia 04 de maio. É um concurso de marcha onde todas as raças concorrem entre elas.
A exposição tem como objetivo atrair não apenas empresários e produtores rurais do setor, mas também o público em geral, oferecendo uma programação diversificada com várias opções de entretenimento. O universo do cavalo movimenta 30 bilhões de reais anualmente, sendo um dos setores mais expressivos da economia nacional. O Brasil possui atualmente o terceiro maior rebanho do mundo, com 5,8 milhões de animais, e Minas Gerais se destaca com um plantel de 805 mil.
A Cervejaria Läut confirmou a parceria e será patrocinadora da Exposição Nacional MACAPÊ. “Para nós, da Cervejaria Läut, é muito gratificante estar presente em um evento dessa magnitude, repleto de história e diversão, reunindo criadores e entusiastas de todo o Brasil”, afirma Henrique Miranda.
Programação
MACAPÊ – 27 e 28 de Abril – 08h às 18h – RECEPÇÃO DOS ANIMAIS NA GAMELEIRA
MACAPÊ – 29 de Abril (Terça feira) – 08h às 23h
MACAPÊ – 30 de Abril (Quarta feira) – 08h às 23h
MACAPÊ – 01 de Maio (Quinta feira) – 08h às 23h
MACAPÊ – 02 de Maio (Sexta feira) – 08h às 23h
MACAPÊ – 03 de Maio (Sábado) – 08h às 23h
MACAPÊ – 04 de Maio (Domingo) – POEIRÃO DA MACAPÊ – 08h às 23h
Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/evento/exposicao-nacional-macape-2025/2899431
Sobre a MACAPÉ
Nos idos da década de 70, quando a poeira do campo se misturava à nostalgia e a paixão pelos cavalos pulsava forte, Belo Horizonte viu nascer a MACAPÊ, uma exposição que transcendeu o tempo e marcou uma era dourada para os amantes da equideocultura.
A MACAPÊ da década de 70 foi a pioneira, lançando as bases para as grandiosas mostras de cavalos que agora adornam nosso país, sendo cada uma com sua mostra específica. Este retorno valida o encontro de raças em uma jornada que homenageia a história e resgata o espírito genuíno que sempre uniu os criadores e admiradores de cavalos.
A MACAPÊ preencheu por cinco anos uma lacuna deixada pela Comissão Coordenadora da Criação do Cavalo Nacional, quando a instituição parou de realizar as Exposições Nacionais do Cavalo Nacional, em formato itinerante. Em 1972, as Associações de Mangalarga Marchador, Campolina, Jumentos PÊGA, Pônei e Piquira funcionavam em uma mesma sede, na Rua São Paulo, em Belo Horizonte (MG) prestando os serviços cartoriais para cada raça de forma independente.
O nome MACAPÊ surgiu por volta de 1973, quando essas associações se uniram para a elaboração de um jornal periódico cujo nome foi formado pela junção das sílabas iniciais das associações “Ma” (Mangalarga Marchador), Ca (Campolina) e Pe (Pêga, Pônei e Piquira). Realizada desde a sua criação no Parque de Exposições Bolivar de Andrade, mais conhecido como Parque da Gameleira, a competição aconteceu até 1982.