Um dos mais importantes nomes da literatura portuguesa do século 20, a poeta Florbela Espanca (1894-1930) é a autora homenageada do Letra em Cena no próximo dia 6/8 (terça-feira), no Centro Cultural Unimed-BH Minas. Tendo publicado apenas duas antologias em sua breve vida de 36 anos (outros três livros saíram só após o seu falecimento), Florbela Espanca deixou uma obra única e de alta qualidade, marcada por temas como o amor, o erotismo e a feminilidade. Além da intensa produção poética, ela escreveu contos, traduziu obras literárias e colaborou em revistas femininas. A grande poetisa do Alentejo provocou, em sua época, um olhar de desconfiança e preconceito da crítica, mas conquistou a admiração de seus pares. Fernando Pessoa a descreveu como “alma sonhadora/irmã gêmea da minha!”
A obra de Florbela será analisada pela professora aposentada da Universidade Federal de Sergipe, a também poeta Maria Lúcia Dal Farra, considerada uma das maiores autoridades internacionais na obra da escritora portuguesa. “Espero poder honrar tanto o convite que o Centro Cultural me fez quanto a própria Florbela. Fico sempre muito entusiasmada quando se trata dela porque foi uma poetisa injustiçada durante décadas por causa da sua ousadia. Florbela foi a primeira mulher em língua portuguesa a declarar-se poeticamente em estado de cio. Acho que isso é, pelo menos, o mínimo para que possamos nos interessar por sua obra”, enfatiza Dal Farra. A leitura de poemas selecionados de Florbela Espanca será feita pela atriz Raquel Pedras.
Sobre o Letra em Cena
Já em sua oitava temporada, o Letra em Cena é uma celebração à língua portuguesa, homenageando poetas, ficcionistas, contistas e cronistas, brasileiros ou não. Nomes como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Eça de Queiroz e Cecília Meireles já foram homenageados em palestras com renomados escritores e professores.
O evento conta com sessões no Café Cultural e no Teatro. “O Letra em Cena é um projeto não acadêmico, gratuito, que oferece uma experiência muito gratificante de encontro dos leitores com autores e livros que fazem parte de sua memória afetiva”, afirma o curador José Eduardo Gonçalves.
Serviço:
Letra em Cena – Florbela Espanca
Palestrante: Maria Lúcia Dal Farra
Leitura de textos: Raquel Pedras
Data: 6/8 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Classificação: livre
Inscrições: Gratuitas no site da Sympla.