Lançamento do Bloco Coisas da Rita 2025 agita o Querida Jacinta, dia 16 de novembro
Bloco que homenageia Rita Lee já anuncia que celebra outro ícone feminino em 2025: Leila Diniz
Para quem já está com sede de Carnaval, no dia 16 de outubro, no Querida Jacinta, ocorre o lançamento do Bloco Coisas da Rita 2025. A homenagem a Rita Lee, comandada pela cantora e compositora Ana Rodrigues, já convoca o público para a folia e anuncia seu tema em 2025: “Toda mulher é meio Leila Diniz”. Assim, homenageia duas mulheres que, cada uma à sua maneira, foram marcos do feminismo no Brasil. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.
Na apresentação, o fervor carnavalesco se une à energia do pop-rock transgressor de Rita Lee. A bateria FavoRita abre a noite, que segue com a banda do bloco trazendo grandes sucessos da cantora. “Carnaval é liberdade, diversidade, irreverência, e por isso combina tanto com Rita Lee. Nossa proposta é manter ela viva, celebrando o feminino e desafiando os padrões que limitam nossa existência como mulher”, comenta Ana Rodrigues.
O desfile do Coisas da Rita já tem data marcada no ano que vem: 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, casando bem com as pautas que o bloco carrega desde o início da sua trajetória. O projeto teve início em 2022, quando Ana criou o show “Coisas da Rita”, que logo ganhou uma versão com super banda: Wilson Lopes na guitarra, Beto Lopes no baixo, Lucas de Moro nos teclados e Lucas Godoy na bateria, além dos metais de Pedro Mota, Pedro Aristides e Vinícius Augustos.
A homenagem virou bloco de carnaval em 2024, com uma bateria composta por pessoas de todas as idades e majoritariamente feminina – a FavoRita. O bloco coloriu a Avenida Bernardo Monteiro em quatro horas de cortejo, com sincronização admirável entre o som do trio e da bateria no chão.
A novidade em 2025 é que o bloco celebra mais uma mulher revolucionária. A atriz Leila Diniz foi destaque na década de 1960 e se tornou um símbolo da liberdade feminina e da contracultura no Brasil, abordando temas como a sexualidade e a emancipação das mulheres em uma época de repressão.
E a união das duas mulheres não é novidade. Leila foi quem emprestou o famoso vestido de noiva usado por Rita nas eliminatórias do Festival Internacional da Canção (FIC) de 1968, com os Mutantes, que ficou marcado na história. A atriz, de quem Rita era fã, ainda é destaque em “Toda Mulher do Mundo”, canção que inspirou o tema “Toda mulher é meio Leila Diniz”.
SERVIÇO
Lançamento Bloco Coisas da Rita 2025
Dia 16 de novembro, sábado
Horário: a partir de 20h
Local: Querida Jacinta
R. Grão Pará, 185 – Santa Efigênia, Belo Horizonte
Ingressos: Sympla
Mais informações: @blococoisasdarita