Lançamento de livro lança luz sobre dissidência sexual e de gênero como fonte de criação de filmes experimentais e do pensamento criativo
Neste sábado (13), CUIR — FILME E EXPERIMENTO — AMÉRICA LATINA — Correspondências, livro de ensaios inéditos, ganha primeiro evento de lançamento em sessão de cinema em Belo Horizonte, em parceria com o festival FENDA, no Cine Santa Tereza, com distribuição de exemplares. Interessados podem acessar o livro em todo o Brasil.
O livro CUIR — FILME E EXPERIMENTO — AMÉRICA LATINA — Correspondências ganha primeiro lançamento neste sábado, 13 de julho, às 19h, no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, durante programa especial do FENDA – Festival Experimental de Artes Fílmicas, que se estende até o domingo, 14. Na ocasião, será exibido o longa-metragem O Auge do Humano 3 (2023), de Eduardo “Teddy” Williams, apresentado em competição no último Festival de Locarno, em sessão com legendagem descritiva. A entrada é gratuita e serão distribuídos exemplares da publicação para o público, também gratuitamente. A organização do livro é do curador de cinema Luís Fernando Moura, e a produção do projeto, de Ana Carolina Antunes. O selo independente fuga é responsável pela edição. O exemplar digital do livro poderá ser acessado na página www.centrofuga.org/cuir.
A publicação põe em diálogo a realidade das dissidências sexual e de gênero, a criação de filmes experimentais por artistas latino-americanos dissidentes e uma discussão ampliada sobre o pensamento criativo dissidente. Apresenta colaborações inéditas, brasileiras e estrangeiras, de autores que atuam com pesquisa, curadoria e crítica de cinema e artes visuais. Também introduz um catálogo completo da mostra CUIR — FILME E EXPERIMENTO — AMÉRICA LATINA, realizada remotamente em 2021 e dedicada a revelar a relação entre as dissidências, suas correspondências com questões de raça, classe e território, e o cinema experimental desenvolvido na América Latina. Inclui textos curatoriais e informações sobre mais de 30 artistas e coletivos de 8 países que transitam entre os campos do cinema, das artes visuais e de linguagens audiovisuais emergentes.
Os ensaios reunidos têm formas variadas, que vão do texto crítico e de abordagens historiográficas e sociológicas ao relato íntimo e à poesia, e são assinados por Fabio Rodrigues Filho, Gabriela Albuquerque, Maria Nela Lebeque Hay, Mariana Souza, Matheus Araujo dos Santos e Rita Vênus. O organizador contribui com um ensaio inicial, que apresenta as premissas do processo de pesquisa e da elaboração do livro, e com trechos de uma pesquisa de doutorado própria dedicada a uma discussão sobre dissidência e estudo. O poeta belorizontino jomaka, assistente da pesquisa que deu origem à publicação, assina o posfácio. A publicação inclui gravuras da série Banquete infinito, do artista gráfico Augusto Hendricus, feitas também a convite do projeto.
De acordo com o ensaio de introdução, os autores colaboradores foram incentivados “não necessariamente a produzir análises ou sínteses ao modo ortodoxo de um catálogo convencional, mas transcriações textuais à particularidade de seus encontros com o universo ampliado da pesquisa”, e assim “o livro foi então descobrindo seu curso editorial diante da heterogeneidade das contribuições (…): cada uma, um experimento de escrita ou uma experiência de texto”.
“Tanto o projeto gráfico geral quanto a organização gráfica e editorial de cada seção do livro foram cuidados com muito detalhe, entendendo a expressão de dissidência num sentido maior, como modo propositivo de conhecer diferentemente, de ver e de se relacionar através da busca pela criação de formas”, explica Luís Fernando Moura. “Os filmes introduzidos no catálogo estão no centro da pesquisa, mas para a publicação eles são também disparadores de uma sensibilidade, simbólica e gráfica, que afeta o livro em muitos sentidos, de seção a seção, entre uma página e outra, e pode se notar de um modo particular em cada uma das colaborações.”
Filmes centrais à pesquisa que originou a publicação estão apresentados no registro da mostra CUIR — FILME E EXPERIMENTO — AMÉRICA LATINA (2021), introduzidos pelos textos da curadoria original. São obras dos artistas e coletivos Amber Bemak, Anarca Filmes, Ani Ganzala Lorde, As Talavistas, Damián Sainz Edwards, Dayony Moura, Domenica Pioli, Duca Caldeira, Edgardo Castro, Felipe Rivas San Martín, Gabriela Luíza, Guillermo Gómez-Peña & La Pocha Nostra, Hija de Perra, JEAN, Jeisiekê de Lundu, Joacélio Batista, JorgeTheObscene, Katia Sepúlveda, Keila Serruya Sankofa, MariaBasura, Marissa Lobo, Nadia Granados, Perdida, Raydel Araoz, Ricardo Nicolayevsky, Roger Gutiérrez, Sofía Martínez, Surto & Deslumbramento, Tiago Mata Machado, Uýra Sodoma, Vidrynha, Wincy Oyarce, Ximena Cuevas e Yunni Anumaréh.
O livro CUIR — FILME E EXPERIMENTO — AMÉRICA LATINA — Correspondências foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital BH nas Telas/Edital Setorial Audiovisual 2019, nº 1989/2018.
AS ATIVIDADES DO FIM DE SEMANA NO PROGRAMA ESPECIAL FENDA 2024
Após edições em 2022 e 2023, o FENDA – Festival Experimental de Artes Fílmicas realiza neste fim de semana o Programa Especial FENDA 2024, com sessões especiais no sábado, 13, e no domingo, 14, sempre às 19h, no Cine Santa Tereza. No sábado, haverá o lançamento do livro CUIR — FILME E EXPERIMENTO — AMÉRICA LATINA — Correspondências, com distribuição gratuita de exemplares, seguido de exibição especial de O Auge do Humano, longa-metragem mais recente do diretor argentino Eduardo “Teddy” Williams, exibido em competição no último Festival de Locarno, e que ganha sessão única na capital mineira, com recurso de legendagem descritiva. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso no local.
No domingo, o Programa Especial FENDA 2024 apresenta a curadoria original Cartas de Amor Experimentais, reunindo sete curtas-metragens de realizadores de diferentes linguagens, origens e períodos na criação contemporânea de cinema experimental na América Latina – alguns deles materiais raros em oportunidade única de descoberta pelo público, como os dois títulos realizados pela artista argentina Narcisa Hirsch, exibidos pela primeira vez no Brasil. O programa é composto pelos filmes Para Virginia (Narcisa Hirsch, Argentina, 1984, 14′), A Mentira (Klaus Diehl, Rafael Spínola, Brasil/RJ, 2019, 10′), Sem Título #1: Dance of Leitfossil (Carlos Adriano, Brasil/SP, 2014, 6′), Borderhole (Amber Bemak, Nadia Granados, México/Colômbia/EUA, 2016, 14′), Cuerpos de Papel (Ximena Cuevas, México, 1997, 4′), Looping (Maick Hannder, Brasil/MG, 2019, 12′) e Rafael, 1975 (Narcisa Hirsch, Argentina, 1975, 11′). A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso no local.
A curadoria e a realização do evento resultam de uma parceria do FENDA com a plataforma fuga, dedicada à pesquisa e ao intercâmbio de filmes.
SOBRE O LIVRO CUIR — FILME E EXPERIMENTO — AMÉRICA LATINA — Correspondências
A publicação, desenvolvida por Luís Fernando Moura e fruto de projeto produzido por Ana Carolina Antunes, é resultado crítico e gráfico de pesquisa que toma como lastro de discussão e objeto de afetação a fortuna simbólica da noção de cuir, corruptela latino-americana do conceito de queer, para movimentar perspectivas sobre a criação de filmes na América Latina e sobre o estudo mesmo, num trânsito entre os campos do cinema, das artes visuais e de linguagens limítrofes, e num percurso textual de convergências, paralelismos e desvios. A primeira parte do livro apresenta um texto de introdução e tópicos de uma tese de doutorado interrompida, escritos por Luís Fernando Moura, ao lado de colaborações em ensaio de Fabio Rodrigues Filho, Gabriela Albuquerque, Maria Nela Lebeque Hay, Mariana Souza, Matheus Araujo dos Santos e Rita Vênus, além de série de gravuras do artista gráfico Augusto Hendricus. A segunda parte da publicação reintroduz o registro completo da mostra de filmes derivada da pesquisa, CUIR — FILME E EXPERIMENTO — AMÉRICA LATINA, realizada em ambiente web em 2021. Apresenta, assim, textos curatoriais originais e sinopses e fichas técnicas de filmes dos artistas e coletivos Amber Bemak, Anarca Filmes, Ani Ganzala Lorde, As Talavistas, Damián Sainz Edwards, Dayony Moura, Domenica Pioli, Duca Caldeira, Edgardo Castro, Felipe Rivas San Martín, Gabriela Luíza, Guillermo Gómez-Peña & La Pocha Nostra, Hija de Perra, JEAN, Jeisiekê de Lundu, Joacélio Batista, JorgeTheObscene, Katia Sepúlveda, Keila Serruya Sankofa, MariaBasura, Marissa Lobo, Nadia Granados, Perdida, Raydel Araoz, Ricardo Nicolayevsky, Roger Gutiérrez, Sofía Martínez, Surto & Deslumbramento, Tiago Mata Machado, Uýra Sodoma, Vidrynha, Wincy Oyarce, Ximena Cuevas e Yunni Anumaréh. O posfácio é assinado pelo assistente de pesquisa do projeto, o poeta jomaka. O projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital BH nas Telas/Edital Setorial Audiovisual 2019.
PROGRAMAÇÃO DETALHADA DO PROGRAMA ESPECIAL FENDA 2024 E SINOPSES DOS FILMES EXIBIDOS
Sábado, 13 de julho
19h
Programa Especial FENDA 2024 — Festival Experimental de Artes Fílmicas
Circuito fuga FENDA
Lançamento do livro CUIR — FILME E EXPERIMENTO — AMÉRICA LATINA — Correspondências, uma edição fuga, com distribuição gratuita de exemplares
+
O Auge do Humano 3 (El Auge del Humano, Eduardo “Teddy” Williams, Taiwan/Argentina/Portugal/Países Baixos/Brasil/Peru/Hong Kong/Sri Lanca, 2023, 121′)
*exibição com legendagem descritiva
Informações sobre o filme:
O Auge do Humano 3 (El Auge del Humano 3 | Eduardo “Teddy” Williams | Taiwan, Argentina, Portugal, Países Baixos, Brasil, Peru, Hong Kong, Sri Lanca | 2023 | Experimental | 121 min)
Diferentes grupos de amigos perambulam por um mundo chuvoso, escuro e onde venta muito. Eles passam um tempo juntos, tentando fugir de empregos deprimentes, vagando constantemente em direção ao mistério de novas possibilidades. Exibido no Festival de Locarno 2023.
Classificação indicativa: 14 anos
*exibição com legendagem descritiva
Domingo, 14 de julho
19h
Programa Especial FENDA 2024 – Festival Experimental de Artes Fílmicas
Circuito fuga FENDA
Programa de curtas-metragens: Cartas de Amor Experimentais
Para Virginia (Narcisa Hirsch, Argentina, 1984, 14′)
A Mentira (Klaus Diehl, Rafael Spínola, Brasil/RJ, 2019, 10′)
Sem Título #1: Dance of Leitfossil (Carlos Adriano, Brasil/SP, 2014, 6′)
Borderhole (Amber Bemak, Nadia Granados, México/Colômbia/EUA, 2016, 14′)
Cuerpos de Papel (Ximena Cuevas, México, 1997, 4′)
Looping (Maick Hannder, Brasil/MG, 2019, 12′)
Rafael, 1975 (Narcisa Hirsch, Argentina, 1975, 11′)
Duração total da sessão: 71′
Informações sobre os filmes:
Para Virginia
(Narcisa Hirsch | Argentina | 1984 | Experimental | 14 min)
Uma homenagem a Virginia, uma garota de 23 anos, oriunda de Bariloche, que se suicidou em Ibiza. Excertos de suas cartas, escritos nos muros da cidade, assombram o filme como leitmotiv.
Classificação indicativa: 16 anos
A Mentira
(Klaus Diehl, Rafael Spínola | Brasil | 2019 | Experimental | 10 min)
Em um relatório da polícia secreta da Alemanha Oriental, o amor.
Classificação indicativa: 16 anos
Sem título #1: Dance of Leitfossil
(Carlos Adriano | Brasil | 2014 | Experimental | 6 min)
Musas da memória. Ruínas, ruminações e reminiscências. Espectros e restos da imagem sobrevivente. O improvável duo de um fado para um saudoso convidado.
Classificação indicativa: 16 anos
Borderhole
(Amber Bemak, Nadia Granados | México, Colômbia, EUA | 2016 | Experimental | 14 min)
Nadia Granados e Amber Bemak, em Colômbia e nos EUA, arquitetam uma fronteira intra e extracontinental para viver um romance. Entre elas surge o filme, o correio e o encontro, ou um outro mapa de fragmentos de amor, derrocadas diplomáticas e viagens sexuais por uma vasta geologia sem limites à vista.
Classificação indicativa: 16 anos
Cuerpos de Papel
(Ximena Cueva | México | 1997 | Experimental | 4 min)
História de amor passado tramada entre Ximena Cuevas e a atriz Ursula Pruneda ou tela viva de suvenires eróticos e dramáticos, em que cada figura é manipulada numa gravura-filme, numa mesa de ateliê à disposição da mão.
Looping
(Maick Hannder | Brasil | 2019 | Experimental | 12 min)
Vi um garoto atravessando a rua hoje.
Classificação indicativa: 16 anos
Rafael, 1975
(Narcisa Hirsch | Argentina | 1975 | Experimental | 11 min)
Uma declaração de amor entrecortada de Narcisa Hirsch a Rafael Maino. O olhar terno de Rafael encontra a voz cálida de Narcisa, que se desequilibra entre a coragem e a vulnerabilidade. Sobre o corpo do amado, uma canção de amor brasileira incendeia tudo.
Classificação indicativa: 16 anos
SERVIÇO
Lançamento do livro CUIR — FILME E EXPERIMENTO — AMÉRICA LATINA — Correspondências
+ Programa Especial FENDA 2024 – Festival Experimental de Artes Fílmicas
Sábado, 13, com lançamento do livro + sessão de O Auge do Humano 3
Domingo, 14, com sessão “Cartas de Amor Experimentais”
19h
Cine Santa Tereza
Rua Estrela do Sul, nº 89, Santa Tereza, Belo Horizonte