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Intervenção artística em muro de 2300 m², em Contagem, marca maior edição do Fábrica de Graffiti de 2024

Intervenção artística será de 9 a 21 de dezembro, na Avenida Cardel Eugênio Pacelli, com participação de 22 artistas visuais

Painel pintado na última edição do Fábrica de Graffiti, realizada em Contagem em 2019. Crédito: Divulgação.

Os moradores de Contagem (MG) terão um Natal com mais arte e cor. De 9 a 21 de dezembro, a Avenida Cardeal Eugênio Pacelli, uma das mais movimentadas da cidade, será transformada em uma galeria a céu aberto com a pintura de um mural de 2300 m². A intervenção artística será a maior edição do ano do Fábrica de Graffiti, projeto que humaniza distritos industriais por meio da arte de rua em todo país. Ao todo, 22 artistas visuais vão transformar a paisagem industrial, celebrando a arte urbana como ferramenta de inclusão e expressão cultural. Patrocinado pela RHI Magnesita, esta edição do projeto reafirma seu propósito de democratizar o acesso à arte e gerar impacto social.

 

No muro que será pintado, destacam-se duas empenas de grande porte. Uma de 128 m² e outra de 513 m², ampliando ainda mais o impacto visual e cultural da ação. “A arte de rua é uma expressão autêntica e poderosa, que representa histórias e identidades coletivas que, muitas vezes, ficam à margem. Cada grafite cria uma galeria ao ar livre, onde todos têm acesso, sem barreiras, à cultura que emerge das ruas e reflete a pluralidade das comunidades”, destaca Paula Mesquita, produtora executiva do projeto. A transformação de áreas industriais fortalece a imagem das empresas que apoiam práticas de ESG.

 

“Ao apoiar o Fábrica de Graffiti, fortalecemos nossos laços com a comunidade e investimos em um futuro mais criativo e sustentável.” afirma Lucilla Soledade, especialista em Comunicação e Relacionamento Comunitário. Através desse projeto, a RHI Magnesita demonstra que inovação e sustentabilidade podem andar juntas, revitalizando cidades e inspirando pessoas. Ao reformar esse espaço industrial em uma obra de arte, estamos contribuindo para a construção de um legado positivo para as futuras gerações.”

Arte-educação

 

A ação também envolveu oficinas de arte-educação, que foram oferecidas, no final de novembro, a 50 crianças e adolescentes da Educarte Estação do Saber, escola pública de Contagem. Elas aprenderam técnicas de desenho para grafite e pintura no muro, com o artista Leandro Hisne, e tiveram aulas de hip-hop, ministrada por Chellz. O objetivo foi incentivar a expressão artística e democratizar o acesso à arte. “Além de ser uma arte acessível, o grafite incentiva a experimentação e a construção coletiva, estimulando o pensamento crítico e o olhar atento para o espaço público. Essas oficinas vão além do ensino técnico: ajudam os participantes a se conectarem com suas identidades culturais. A arte urbana, nesse contexto, se torna uma poderosa ferramenta pedagógica, inspirando novas formas de enxergar o mundo e promovendo a inclusão pela criatividade”, avalia Paula.

 

A arte de rua é uma expressão autêntica e poderosa, que representa histórias e identidades coletivas que, muitas vezes, ficam à margem. Cada grafite cria uma galeria ao ar livre, onde todos têm acesso, sem barreiras, à cultura que emerge das ruas e reflete a pluralidade das comunidades”, destaca Paula Mesquita, produtora executiva do projeto.

 

Fábrica de Graffiti é conhecido por suas intervenções de destaque nacional, como o maior mural de grafite da América Latina, em Barra Mansa (RJ), e a maior empena de Minas Gerais, em João Monlevade. Todas as edições do projeto seguem princípios da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para a promoção da igualdade de gêneroeducação de qualidadesustentabilidade ambiental e geração de renda para artistas locais. O projeto é realizado por meio de Leis de Incentivo à Cultura, buscando democratizar o acesso à arte e transformar paisagens urbanas de forma sustentável. Mais informações em fabricadegraffiti.com.br.

 

Sobre a Fábrica de Graffiti – Humanizar distritos industriais por meio da arte urbana e democratizar o acesso à arte são os propósitos que movem a Fábrica de Graffiti. Realizando projetos de graffiti através de Leis de Incentivo à Cultura, é responsável pela pintura dos maiores murais de graffiti de Minas Gerais e Bahia e do maior da América Latina, no estado do Rio de Janeiro. Todos os projetos desenvolvidos levam em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), praticando igualdade de gênero, sustentabilidade, promovendo geração de renda para artistas locais e educação de qualidade por meio da arte-educação para jovens das comunidades locais. Saiba mais em fabricadegraffiti.com.br.

 

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

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