Instrumental Sesc Brasil 2024 encerra com Marcos Ruffato e Banda de Pífanos de Caruaru
O ciclo de 2024 do ISB termina com apresentações (3 e 10/12) que celebram a história e a diversidade da música instrumental brasileira.
Banda de Pífanos de Caruaru – Foto: José de Holanda
O encerramento da programação de 2024 do Instrumental Sesc Brasil celebra a pluralidade da música instrumental brasileira com apresentações de dois nomes que traduzem diferentes vertentes do gênero: Marcos Ruffato, um dos vencedores do Prêmio BDMG Instrumental 2024, e a centenária Banda de Pífanos de Caruaru, ícone da tradição nordestina.
O encontro de Marcos Ruffato (vencedor do Prêmio BDMG Instrumental 2024) com Itiberê (baixo e tuba) e Mariana Zwarg (flautas) abre a programação de dezembro (dia 03). Na ocasião, Ruffato apresenta um repertório de músicas autorais, de Itiberê Zwarg e uma releitura especial para Surfboard, de Tom Jobim. Além dos convidados, o artista mineiro (violão) é acompanhado pela banda formada por Breno Mendonça (saxofones tenor, soprano, flauta e berimbau), Igara Silva (piano), Marcela Nunes (flauta em dó e flauta em sol), Thamiris Cunha (clarineta e clarone) e Yuri Velasco (bateria).
E a programação de 2024 será concluída no dia 10 de dezembro com a Banda de Pífanos de Caruaru, que celebra seu centenário através de um show que revisita sua trajetória e apresenta composições inéditas. Fundado em 1924 no sertão de Alagoas, o grupo manteve viva uma tradição instrumental única, consolidando-se como um dos pilares da música regional brasileira. A banda também construiu pontes com a MPB ao longo de sua história, sendo referência para artistas como Gilberto Gil, que imortalizou sua estética na canção “Pipoca Moderna”. A apresentação em São Paulo reitera a vitalidade do grupo, que continua a inspirar novas gerações.
O Instrumental Sesc Brasil consolida-se como um espaço de referência para a música instrumental no país, promovendo a diversidade artística e incentivando a produção musical em múltiplas vertentes. Reunindo artistas que exploram diferentes estéticas e linguagens, o projeto proporciona ao público um panorama amplo da música instrumental contemporânea.
3/12. Terça, 19h.
Marcos Ruffato
Para o espetáculo, Ruffato convida Itiberê Zwarg, referência em música instrumental brasileira, e Mariana Zwarg, com quem lançou o single Manhã Bravia em 2021. No repertório, obras autorais, composições de Itiberê e uma releitura de “Surfboard”, de Tom Jobim.
O compositor e violonista, que iniciou sua formação musical em casa, junto da família musicista, será acompanhado também por Breno Mendonça (saxofones tenor, soprano, flauta e berimbau), Igara Silva (piano), Marcela Nunes (flauta em dó e flauta em sol), Thamiris Cunha (clarineta e clarone) e Yuri Velasco (bateria).
3/12. Terça, 19h.
Banda de Pífanos de Caruaru
A Banda de Pífanos de Caruaru, ícone da música instrumental brasileira, comemora seu centenário em 2024 com um show especial que mescla composições inéditas e grandes sucessos de sua trajetória. O legado do Mestre Sebastião Biano, um dos pilares do grupo, segue presente na atual formação.
Fundada em 1924 no sertão de Alagoas por Manuel e Benedito Clarindo Biano, a banda se estabeleceu em Pernambuco e consolidou-se como uma das mais antigas em atividade no Brasil. Hoje, seus integrantes incluem filhos e sobrinhos dos fundadores, mantendo viva a essência familiar e a tradição musical que atravessa gerações.
Os primeiros discos foram gravados em 1971, quando a banda foi para o Rio de Janeiro e fez shows, abrindo caminho para novos públicos. A sonoridade singular dos pífanos e da percussão chamou a atenção de grandes nomes da MPB, como Gilberto Gil, que imortalizou “Pipoca Moderna” em seu álbum Expresso 2222 (1972).
Em 1999, a gravadora Trama lançou o álbum Tudo Isso É São João, celebrando as festas juninas, embora o repertório tradicional do grupo vá muito além desse universo. Cinco anos depois, em 2004, o talento da banda foi reconhecido internacionalmente com o prêmio de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras na 5ª edição do Grammy Latino.
Serviço:
Instrumental Sesc Brasil
Local: Teatro Anchieta – Sesc Consolação (280 lugares).
Gratuito – Ingressos disponíveis no dia de cada apresentação – no portal, a partir das 12h, ou nas bilheterias das unidades do Sesc SP, a partir das 14h.
Transmissão online ao vivo no canal do YouTube do ISB
Duração: 90 minutos. Classificação: Livre.
Transmissão ao vivo e interação com o público
Para aqueles que preferirem, as apresentações são transmitidas ao vivo no canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil. Além disso, os internautas têm a possiblidade de fazer perguntas aos artistas, que são respondidas com a mediação da jornalista Patrícia Palumbo durante o show.
Inscreva-se também no canal do Sesc SP e fique por dentro de toda a programação que acontece nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Basta ter uma conta gratuita no Google.
Instrumental no SescTV
Aos domingos, às 21h30, no canal do SescTV, são transmitidos os shows do ISB que aconteceram nos últimos anos. Nessas transmissões, o público tem a oportunidade de acompanhar diversos artistas que fizeram parte do projeto.
Assista aos shows gravados do Instrumental Sesc Brasil e ao programa Passagem de Som, todo domingo, às 21h30 no SescTV. A programação também está disponível em operadoras de TV por assinatura e via satélite, em todo o Brasil.
Para sintonizar o SescTV:
Assista em sesctv.org.br, via satélite ou consulte sua operadora de TV paga. Nas redes sociais: @sesctv
Teatro Anchieta
Localizado no Sesc Consolação, primeira unidade construída do Sesc São Paulo, foi projetado pelo arquiteto Aldo Calvo e pelo paisagista Roberto Burle Marx, que também assina a cortina. É conhecido por memoráveis apresentações teatrais, de dança e da música, como o concerto de Guiomar Novaes (1894-1979) – uma das maiores pianistas brasileiras da história – em 1967, em sua inauguração. O Teatro possui 280 lugares, inclusive assentos para pessoas com necessidades especiais, e abriga uma programação diversificada de música, teatro, dança e conferências. Em seu foyer há uma cafeteria e banheiros acessíveis.
Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
Informações: (11) 3234-3000. Acessibilidade: Sim.
Na rede: /sescconsolacao – Site do Sesc Consolação
Transmissão ao vivo em: YouTube/instrumentalsescbrasil
Horário de Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.